Barulho da Falcon, marchas, Hunter, etc

Barulho da Falcon, marchas, Hunter, etc

Barulho da Falcon, marchas, Hunter, etc

A respeito do barulho da Falcon do Rodrigo, deve ser o descompressor autom tico pois ‚ em rota‡Æo muito baixa que ele atua. E parab‚ns pelo site, o visual ficou muito legal!
Diogo – Belo Horizonte-MG
Tite, sobre o barulho da Falcon, d£vida do F bio de Sampa e Rodrigo de Campinas: o barulho de m quina de costura na Falcon (tic-tic-tic) ‚ normal com motor frio, trata-se do ru¡do do descompressor autom tico que ela tem. Ao acelerar de leve, nota-se que depois de 2 mil RPM o barulho p ra. Se a rota‡Æo cair de novo para a lenta, ele volta. Isso tudo com motor frio. Mas com motor aquecido esse barulho nÆo pode ocorrer, senÆo ‚ regulagem de v lvulas que est  faltando. O motor da Falcon ‚ barulhento mesmo, mas ‚ muito confi vel, resistente e tem muito bom torque.
Pedro – Porto Alegre, RS
Viu, F bio, agora agrade‡a aos seus amigos Motonliners.

Marchas
E ae Tite.Gostaria que me tirasse uma d£vida: qual ‚ o jeito certo de se trocar de marcha? Eu ando de moto desde pequeno, sei ouvir o motor, respeitar o giro. Mas nÆo entendo o porquˆ que algumas pessoas trocam de marcha da seguinte forma: aceleram, apertam a embreagem e dÆo um toquinho no acelerador ates de soltar o manete, para a entrada da marcha seguinte. Ilustrando, para melhor impreen‡Æo: “b‚‚‚‚, b‚, b‚‚‚‚.” Desculpe as onomatop‚ias. Eu acho que isso ‚ feito para manter o giro em cima, mas nÆo sei se ‚ o certo, pois os pilotos da Moto GP nÆo o faz. Como vocˆ troca de marcha, caro Tite? Qual ‚ a forma mais adequada?
Vitor – Itanha‚m, sp
àtema pergunta, Vitor! Vc est  absolutamente certo na sua an lise e muito esclarecedora a sua onomatop‚ia! Esses caras que aceleram nas trocas de marcha estÆo totalmente errados. Isso ‚ um v¡cio de caminhoneiros ou de motorista dos tempos de cƒmbio seco. NÆo se faz isso nem em carro, muito menos em motos. Essa acelerada dificulta os engates e prejudica o cƒmbio. O certo ‚ acelerar, soltar o acelerador, apertar a embreagem, engatar, soltar a embreagem e voltar a acelerar. Ali s, nem nas redu‡äes. Em algumas motos de corrida antigas era preciso acelerar antes de reduzir para evitar o travamento da roda traseira, mas hoje em dia a embreagem das motos esportivas j  prevˆ essa redu‡Æo e contam com sistemas de al¡vio. Mostre esse texto para esses anenc‚falos que continuam acelerando nas trocas de marcha.

Hunter
Tite, ‚ possivel colocar um escamento esportivo da bis100cc ou da crypton100cc na minha hunter90? E a prop¢sito, vocˆ acha que compensa colocar um guidon de ML125 nela (‚ mais alto e de menor largura)?
Danilo – SÆo Paulo, SP
Escape nÆo sei, s¢ mesmo testando. O guidÆo precisa conferir se os cabos nÆo ficarÆo esticados demais.

Virabrequim
Tio Tite, tenho uma Intruder 250 2001 com 61.000 Km, moto muito conservada, e fiz a revisÆo no meu mecƒnico de confian‡a com 60.000Km. Quando levei na autorizada da Suzuki pra trocar um pisca, o gerente da loja me disse que o rolamento do virabrequim estava ruim e precisava ser trocado. Gostaria de saber qual a importƒncia dessa pe‡a e se realmente ‚ preciso troca-la com essa quilometragem.
Marcelo – Poa/RS
BÆo, ele tÆo importante quanto uma v lvula mitral ‚ para o cora‡Æo! Com essa quilometragem ‚ poss¡vel, mas como ele detectou esse problema sem abrir o motor?

Revista
Sugiro na guia Links, informar os endere‡os das principais revistas do segmento Moto no Brasil. Seria muito interesante poder conhecer estas editoras, e quem sabe o Motoline pode vir a virar uma edi‡Æo impressa.
Douglas – Serra – ES
Bem, primeiro ‚ preciso convencer as revistas a anunciarem o Motonline tamb‚m nas p ginas delas. N¢s estamos justamente fugindo das publica‡äes impressas. Mas estamos estudando a produ‡Æo de um ve¡culo in‚dito.

Max
Caro GTS, o problema de carbura‡Æo da Yes nÆo ‚ exclusivo dela nÆo, resposta ao Marcelo – Hortolƒndia , SP, pois a Sundown Max ‚ igualzinho (o carburador nÆo) mas o filtro de ar e o coletor, por‚m tentei fazer na minha Max e nÆo tive sucesso hehehe, deixei do jeito que t . Pergunto: prender o coletor mais recuado poss¡vel d  muita diferen‡a?
Doug – Umuarama-PR
Ainda nÆo conhe‡o a Max, mas devo pegar a moto em breve. NÆo acredito que funcione em qualquer moto, no caso da Yes parece ser um problema de montagem.

Freio
Tite, recentemente num F¢rum que participo um colega citou que precisava substituir o disco de freio dianteiro e que aproveitaria a ocasiÆo pra colocar um disco do tipo flutuante. Pergunto: ‚ poss¡vel substituir o disco convencional por um do tipo flutuante sem substituir o conjunto todo (pin‡a, etc)? Vˆ se aparece aqui no RS pra tratar a Zefa com um carreteiro de charque, dos “buenacho”.
Robinson – Iju¡ – RS
Buenas, precisa explicar que moto ‚ esta? Para motos pequenas nÆo adianta nicas. S¢ em motos acima de 500 vc sentir  alguma diferen‡a.  poss¡vel sim.

Consumo
Ach du lieber, Tite, wie gets dich alles? Zeguinde: sou propriet rio de um a XT 225 que nos prim¢rdios fazia em torno de 28 km/l e sua vel. m xima beirava os 130 km/h. Paulatinamente este consumo foi aumentando e na revisÆo dos 15.000 km pedi para resolverem o problema o que foi feito, segundo os mecƒnicos da concession ria, mudando uma posi‡Æo na agulha do carburador. Da¡ aconteceu que o consumo quase voltou ao original s¢ que quando acelero, a moto vai bem at‚ 100 km/h. EntÆo acelero o resto e sabe o que acontece? Nada. T  dando 110 num pau brabo. O que fa‡o para que tudo fique como dantes no quartel de abrantes?
H‚lio – Tres Barras – SC
Ah, mein Gott! Simples, volte a gulha pro lugar que estava antes e mantenha o filtro de ar limpo, troque a vela a cada 10.000 km e use gasolina boa! Auf Wiedersehen!

CTB
TITE. s¢ pra ajudar o Edmar da Bahia a economizar um tustÆozinho, a¡ vai o endere‡o onde ele pode encontrar o CTB (c¢digo nacional de trƒnsito) na integra, e “de gr tis”, e tamb‚m todas as demais portarias do DENATRAN): http://www.denatran.gov.br/Legislacao.htm A reportagem da Bandit tava j¢ia, mota‡o, sempre visitando floripa n‚? NÆo sei se tu conheces, mas tem uma estradinha maneira pra ti testar as motos aqui em floripa, ‚ a estrada do Rio Vermelho, s¢ ir at‚ a Barra da Lagoa, e em vez de entrar pra barra seguir reto. Cara l  tem umas retas animais e umas curvinhas show de bola. Mas como tu sabe, s¢ cuida com os “HOMI”
Fussballspieler – Floripa
Conhe‡o a estradinha. Mas tem uma outra que ‚ show, cheia de altos e baixos: do RibeirÆo da Ilha at‚ acabar o asfalto!

Qual
Tite, gostaria de sua opiniÆo. NÆo achei teste da Kasinski Miragem Premiun, sempre tive moto sport agora Falcon. Estou pensando numa custon VT 600, Drag Star 535, Virago 650, s¢ que gostei da kasinski. Por favor der uma ideia compensa uma moto usada de marca ou kasinski nova.
Jose – SaoPaulo
O teste da Kasinski est  no ar. Idem das Yamaha Drag Star 650 e Virago 535. Virago 650 nÆo existe, s¢ 750. Dessas EU escolheria a Virago 535. Entre uma maior usada e uma menor nova eu SEMPRE escolhi a maior!