Publicidade

Baterias de água com açúcar. Açúcar?!

Pode parecer absurdo, mas est  longe disso.

O uso de a‡£car como combust¡vel ‚ tÆo antigo como o pr¢prio homem: a glicose ‚ fonte de energia para todos os seres vivos. Uma pequenina bateria de a‡£car, do tamanho de um selo de correios, foi demonstrada na 233¦. reuniÆo da Sociedade Americana de Qu¡mica, alimentando uma calculadora port til, e a Dra. Minteer garante que ‚ a versÆo mais potente e duradoura entre todas as outras experimentais deste tipo.

Ao contr rio dos ¡ons de l¡tio das mais modernas baterias hoje em mercado, do chumbo  cido das baterias automotivas mais comuns e de qualquer outra fonte de energia at‚ hoje utilizada em baterias, o a‡£car ‚ biodegrad vel. Uma bateria de a‡£car pode ser alimentada com qualquer fonte deste produto, de seiva de plantas a sucos e refrigerantes, mas at‚ este momento o melhor ‘combust¡vel’ ‚ o a‡£car dissolvido em  gua – a tÆo esnobada aguinha com a‡£car.

Publicidade

Vocˆ ainda duvida? A Dra. Minteer ‚ chefe de um programa de pesquisas da Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, programa este que est  sendo financiado pelo Departamento de Defesa daquele pa¡s.

Se a bateria demonstrar bons resultados nos dif¡ceis testes a que ser  submetida nos pr¢ximos meses e anos, ele poder  estar em mercado dentro de trˆs a cinco anos. Antes disso, ela estar  em aplica‡äes militares, fornecendo energia em equipamentos utilizados em conflitos armados e em situa‡äes de emergˆncia. As baterias gastas serÆo recarregadas simplesmente trocando cartuchos pr‚-abastecidos com  gua com a‡£car.

J  imaginaram quanto a‡£car teria de ser produzido para alimentar baterias nÆo apenas de celulares, GPS, ipods e tantas outras coisas que ainda serÆo inventadas, mas tamb‚m de motos, autom¢veis, caminhäes, “nibus, barcos, aviäes etc? Muito provavelmente uma boa parte do mundo teria de ser coberto com planta‡äes de cana de a‡£car …