Publicidade

Texto de Rodrigo Alves de Paula, de São Paulo (SP)

O Inverno está se despedindo e o verão promete ser bem quente aqui no Brasil. Aí, você que tem moto, está pensando: “Poxa, vai ser uma delícia pilotar nesses dias quentes e ensolarados…”. E, realmente, andar de moto no verão é uma sensação muito agradável, desde que seja feito com segurança, não é mesmo?

Proteja suas pernas.... elas são as primeiras a tocarem o asfalto quente em qualquer tombinho besta

Proteja suas pernas.... elas são as primeiras a tocarem o asfalto quente em qualquer tombinho besta

Porém, muita gente acha que pilotar moto usando bermudas ou qualquer vestimenta que deixe as pernas aparecendo não dá em nada e não há problema algum, sendo até divertido e confortável andar assim num dia pegando fogo. Pode até ser verdade, mas um cara que pilota sua motoca usando aquele bermudão ou a garota que vai para a academia em sua scooter usando aquela calça de ginástica, correm o risco de ter a sua perna ardendo de fogo.

Publicidade

Numa queda, mesmo boba, um dos primeiros membros a ralar no asfalto é justamente a perna e o arranhão causado pelo atrito causa o mesmo efeito de uma queimadura grave, provocando aquela dor canalha que nem mesmo o mais fortão aguentaria. Sempre é bom lembrar que o asfalto é tão abrasivo quanto uma lixa e pode provocar um ferimento feio… Você não quer andar por aí com a sua bermuda mostrando aquela cicatriz terrível na perna, não?

Então, não é porque o dia tá quente que você vai subir no seu cavalo de aço com aquela bermudinha que você tanto curte. Se não tiver aquelas calças especiais para motociclista – infelizmente muito cara e inacessível para grande parte do povão – use sempre a boa e velha calça jeans, mesmo se o dia tiver temperatura de 40 graus. Mesmo a calça social, pelo tipo de pano mais fino, não é recomendável para quem usa moto.

Ah, e para a mulherada que vai para a academia, vai uma dica quente e muito simples: aproveite o espaço debaixo do banco de sua scooter para deixar a sua calça de ginástica guardada para ser usada só durante o exercício e pilote seu veículo usando a calça jeans. Para as meninas de moto tradicional, use uma mochila leve para transportar a vestimenta de ginástica.

Aproveitar a sua moto em seus passeios com segurança, prudência e bom senso, não tem preço. O acidente não escolhe vítima nem clima para agir. Livre-se de vícios e adote uma postura segura para que você possa curtir o seu cavalo de aço com disposição, alegria e prudência.

Publicidade

Mais dicas de segurança e textos que desmontam o preconceito contra a moto estão no meu blog MOTOCICLISMO SEGURO: http://motoseguro.blogspot.com