Publicidade

A magrela ‚ sensa‡Æo na Fran‡a e Espanha – est  ocupando o lugar dos carros e o planeta agradasse por est  atitude.

Faz muito sucesso por aqui.  sonho de consumo de muitas crian‡as, adolescentes e adultos. Com o passar dos anos ganhou leveza, novos modelos e diversos acess¢rios. O professor e atleta Beto L¡ber tem paixÆo por bicicleta. Ela serve para a pr tica de esporte, diversÆo e meio de transporte. “Em dias chuvosos ‚ uma trag‚dia ter que tirar o carro da garagem e enfrentar o trƒnsito sem fim da cidade”, diz o professor.

Os treinos “indoor” sÆo importantes. O ambiente fechado ajuda a controlar a temperatura, hidrata‡Æo, alimenta‡Æo, ritmo de pedalada e for‡a exercida. Ao ar livre temos que trabalhar aspectos que dentro da academia sÆo imposs¡veis de simular – vento contra, lateral e a favor, frio, calor, chuva, obst culos, equil¡brio, coordena‡Æo motora, habilidades na troca de marcha e percep‡Æo de espa‡os (carros, caminhäes, “nibus, motos, pedras,  rvores). O ideal ‚ mesclar as modalidades. Treinos durante a semana na academia e fim de semana sair com os amigos e encarar parques ou trilhas.

Existem alguns mitos e verdades que envolvem a pr tica da bike, por exemplo, pedalar nÆo engrossa as pernas. Se ganha massa magra e t“nus muscular nas pernas, gl£teos e coxas. Spining ‚ uma aula cardiovascular, portanto coloque carga na bike, assim ter  seguran‡a na evolu‡Æo do treino.

Publicidade

Quem pedala na academia sabe pedalar nas ruas. Existe um per¡odo de adapta‡Æo e orienta‡Æo – saber regular o banco (selim), distƒncia entre o corpo e o guidÆo e todos os acess¢rios de seguran‡a. O despreparo pode causar s‚rios problemas nas articula‡äes.

Bicicleta ergom‚trica em casa, na maioria das vezes, se transforma em um ¢timo cabide ou em um treino sem evolu‡Æo, por nÆo ter acompanhamento especifico. “Procure uma academia, fa‡a sua matr¡cula, invista seu dinheiro em vocˆ com seguran‡a e conhe‡a pessoas novas”, comenta Beto Liber.

Dicas
– A bicicleta e o capacete tˆm tamanho certo para cada tipo de pessoa. Use todo o material de seguran‡a que o esporte requer. Pe‡a ajuda a um especialista;
– Nunca inicie uma atividade f¡sica sem consultar um m‚dico. Para acelerar o treino, o ideal ‚ a parceria entre o professor de educa‡Æo f¡sica e uma nutricionista;
– Pedalar ‚ um ¢timo rem‚dio contra a depressÆo.  uma atividade praticada em grupo e em ambientes agrad veis junto … natureza;
– NÆo pratique nenhuma atividade em jejum e hidrate-se antes, durante e depois;
– Use bermuda com forra‡Æo especial ou banco de gel. Evite desconfortos gerados por assaduras ou simplesmente pelo contato com o selim;
– Use filtro solar na pele e l bios;
– àculos de sol;
– Tenha no‡äes de mecƒnica preventiva e aprenda trocar pneu. A bike precisa de manuten‡Æo. Fa‡a revisäes peri¢dicas. Esta atitude conservar  seu equipamento por mais tempo. Diminuindo o risco de acidentes.
– Leve sempre uma bomba port til para calibrar pneus, cƒmara reserva e ferramentas b sicas;
– NÆo pedale em rodovias ou trilhas sem companhia, em caso de acidente, essa imprudˆncia pode ser fatal;
– Deixe seu “ipod” em casa. Nas ruas ou trilhas toda a aten‡Æo deve permanecer no percurso escolhido.
– NÆo exagere – escute seu corpo.
– Regras b sicas: nÆo pedalar em cal‡adas e entre carros. – Utilize sempre a mÆo de dire‡Æo correta. Sinalize suas mudan‡as de pista. Respeite os pedestres e a faixa reservada para eles.

* Beto Liber ‚ professor de educa‡Æo f¡sica, personal trainer e atleta da F¢rmula Academia.

Publicidade