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Foto: Tite

Foto: Tite

Na mat‚ria sobre a Biz, vocˆ cita que os engenheiros da Honda, pra conseguirem espa‡o para o porta objetos sob o banco, optaram por uma roda traseira de 14′. Mas a Sundown Web, de desenho praticamente idˆntico, usa roda traseira de 16′. Como eles conseguiram isso? Qual a id‚ia genial que eles tiveram e os engenheiros da Honda nÆo?
Rossini – Dourados – MS
F cil, Ross, ‚ s¢ fazer um porta-objetos menor! NÆo tem nada de genial! Tente colocar um capacete integral sob o banco da Web.

Fazer
Obrigado mais uma vez por atender as s£plicas dos internautas, twisteiros e fazerman¡acos e publicar a mat‚ria do teste da Fazer 250 antes de eu adquir¡-la, q foi um verdadeiro presente de Natal pois nas revistas “especializadas” os testes (de marketing! hahaha) nÆo me davam parƒmetros pra compara‡Æo com a Tw;
Renato – Vila Carmem
Falai primo (¤ pode ser tio pois temos quase a mesma idade), adorei o teste da Fazer, vc chegou na mesma conclusÆo que eu. Estava no aguardo para definir se troco ou ¤ a Yes por ela. Vou esperar mais e trocar ou por uma Comet ou pela 250 da Suzuki q deve sair em 2007. Sendo direto independente do pre‡o qual vc escolhe Fazer ou Comet? Abra‡os a todos do Motonline e que 2007 seja melhor em tudo pra vcs (inclusive no $ de marketing).
Sergio – Santo Andr‚ – SP
Caro Tite, gostei muito do teste da Fazer. S¢ tenho um coment rio que nem ‚ a respeito do teste. Vocˆ nÆo acha que a Yamaha faria mais vantagem, ao inv‚s de focar o marketing da Fazer na inje‡Æo, deveria colocar freio a disco na traseira e alardear essa vantagem, que ali s seria uma grande vantagem?
Rossini – Dourados-MS
Ross, acho que a inje‡Æo ‚ um apelo muito mais forte de marketing por ser o primeiro motor Yamaha 250 com inje‡Æo. S‚rgio: Comet ou Fazer? Cara, que dureza! Se eu pegasse os 14 paus da Comet compraria a fazer por 10 e investia 4 numa personaliza‡Æo para deix -la mais bonita, trocando as rodas, pintura mais moderna e at‚ um guidÆo reto.

V2
Tite, h  algum tempo pedi informa‡äes sobre o arrefecimento da Drag em virtude do motor ser em “V” e teoricamente o de tr s esquentaria muito. Vc disse que nÆo havia problema algum. No entanto, lendo o teste da Comet vi o seguinte coment rio: “o cilindro de tr s ficava no v cuo do outro e prejudicava o arrefecimento, mesmo se tratando de motores arrefecidos a l¡quido”, ora se a l¡quido esquenta, ainda mais a ar. A prop¢sito, qual a velocidade m xima da Drag 650.
Cl udio – Guanambi/BA
Cl udio, uma coisa ‚ uma coisa e outra coisa ‚ outra coisa e vice-versa. Vc perguntou da Comet ou da Dragstar? Na Yamaha os cilindros sÆo deslocados, mas na Comet o problema nÆo estava no alinhamento dos cilindros, mas sim na curva do escapamento do cilindro 2 (descoberto e corrigido na Phase 2). Sim, no motor arrefecido a ar este deslocamento ‚ mais vis¡vel porque precisa fazer o ar chegar no cilindro 2, al‚m disso, as aletas do cilindro 2 sÆo maiores. Nada a ver sua afirma‡Æo, porque o motor arrefecido a l¡quido nÆo tem a mesma libera‡Æo de energia do que um motor arrefecido a ar.  o contr rio: o motor a ar j  ‚ projetado para trabalhar em uma temperatura diferente do l¡quido. No recente teste que fiz a Dragstar atingiu 170 km/h no veloc¡metro e 153 k/h reais. Na segunda semana de janeiro vou postar o comparativo da Dragstar com a Shadow 750.

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Consumo
Uma pessoa andando manso, sem acelerar muito numa CB 500 ou uma Falcon, por exemplo, consegue ser mais econ“mico do que uma Twister tamb‚m andando manso? Vamos deixar de lado a Fazer porque ‚ injetada e estou comparando motos carburadas.
Carlos – Banabui£, CE
Carlito, nÆo tem rela‡Æo nenhuma. Resumindo ‚ assim: o “tamanho” do motor nÆo ‚ muito determinante neste caso, mas sim a forma como as motos sÆo pilotadas, al‚m disso a compara‡Æo torna-se invi vel porque sÆo motores de 2 cilindros e monocilindro. Numa hipot‚tica situa‡Æo que as trˆs rodassem na mesma velocidade, o mesmo circuito, o resultado poderia surpreender porque a moto mais potente precisa de menos abertura do acelerador para rodar na mesma velocidade de uma moto menos potente. Ou seja, provavelmente elas fariam praticamente o mesmo consumo. Agora se as trˆs rodarem muito devagar, certamente a Twister seria a mais econ“mica, a Falcon depois e a mais gastona poderia ser a CB 500.

Qual
Estou querendo comprar uma moto, barata, e nÆo penso em judiar dela. Ando pesquisando bastante mas precisava da opiniÆo de algu‚m que realmente entende. Reparei na fan com seu motor resistente, mas pelada, nem marcador de combust¡vel tem. A outra que ‚ a mais cogitada por mim a sundown Hunter 125, j  vem com partida el‚trica, conta-giros, cavalete central, e outras besteiras, por‚m nÆo sei se a Hunter ‚ confi vel. Uma simples opiniÆo tua vai fazer eu escolher corretamente.
Forrest – Alvorada, RS
Ih, Forrest, vou ficar devendo porque nÆo pilotei a Sundown Hunter.

Chapecoense
Fico feliz em saber que vc conhece minha cidade, est  muito bonita e mudou muito nos £ltimos anos. Quero desejar a vc um Feliz Natal e um excelente 2006. Sucesso e Parab‚ns pelo site, j  estamos viciados.
Giannfranco – Chapec¢, Sc
Valeu, legal!