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BMW C Evolution, um scooter elétrico evoluído

Em julho de 2011 a BMW Motorrad apresentou um protótipo do seu maxi scooter elétrico, naquela ocasião denominado E-Scooter. O scooterzão elétrico da BMW foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2013 e o preço de lançamento era de 15 mil Euros. Disponível em vários países da Europa e também na China, C Evolution manteve venda discreta e destacou-se no uso policial. Agora a Motorrad mostra novamente o seu scooter elétrico com algumas melhorias e amplia a disponibilidade do C Evolution também para Estados Unidos, Rússia, Japão e Coréia do Sul.

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Apesar deste tipo de veículo ainda não ter “decolado”, como o mercado gosta de definir um produto que conquistou seu espaço, os veículos por propulsão elétrica de uma maneira geral (automóveis e utilitários aí incluídos) são uma tendência mundial pelas óbvias razões da emissão de poluentes e de evitar o superaquecimento global, além, claro, das razões que passam pela busca de espaço e da mobilidade urbana. Todas as marcas fabricantes pesquisam e desenvolvem seus produtos e as motocicletas são as que tem maior possibilidade de “vingar”, pois são mais leves e necessitam de propulsores e baterias menores, além de serem de construção mais simples.

Nova bateria mais potente e com maior autonomia e um novo cabo menor e que permite recarga mais rápida são as duas mais significativas melhorias no C Evolution

Nova bateria mais potente e com maior autonomia e um novo cabo menor e que permite recarga mais rápida são as duas mais significativas melhorias no C Evolution

A BMW Motorrad é uma empresa que investe muitos recursos em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias alternativas de mobilidade e em curtos intervalos apresenta novidades nos seus produtos. É o caso deste maxiscooter elétrico, o C Evolution, que traz como principal novidade a opção por duas versões de alcance (autonomia) em função de novas e mais eficientes baterias desenvolvidas em conjunto com a Samsung: 160 ou 100 km. Esta nova geração de baterias com capacidade de 94 Ah, permitem uma autonomia significativamente maior e ocupam menos espaço assim como o novo cabo carregador, que ocupa espaço reduzido.

Como redução de peso e ocupação de espaço é a lição de casa de todos os engenheiros automotivos hoje, o novo C Evolution conta com 8 kW a mais de potência em relação ao modelo anterior. Agora são 19 kW com autonomia de 160 km e a velocidade máxima chega a 129 km/h (dados de fábrica). Como o veículo é produzido e vendido na Europa, há uma versão para motociclistas da categoria A1 na qual o C Evolution conta com potência de 11 kW e a autonomia chega a aproximadamente 100 km com a velocidade máxima de 120 km/h.

Não menos importante que as inovações tecnologicas, o BMW C Evolution recebeu atenção no seu design que procura destacá-lo como um veículo movido a energia alternativa. Nas duas versões potência as mesmas cores e grafismo estão aplicados, combinando o prata metálico, o verde “elétrico” e um tom de preto chamado de “Blackstorm” também metálico. Uma pequena diferença no modelo de maior alcance está na cobertura do túnel central, onde há um grafismo diferente.

Um dos destaques do BMW C Evolution é o sistema de desaceleração regenerativo, que recupera energia para a bateria quando o veículo está em processo de frenagem ou com o acelerador totalmente fechado (ponto “zero”). Este sistema aproveita o movimento das rodas para movimentar um gerador que gera e armazena energia na bateria. Segundo o fabricante, este sistema regenerativo de energia pode aumentar a autonomia da bateria em até 20%, dependendo do perfil de condução do piloto. Aliás, esta é outra funcionalidade do C Evolution, os diferentes modos de pilotagem.

Velocidade máxima está próxima dos 120 km/h

Velocidade máxima está próxima dos 120 km/h

O novo C evolution conta com quatro modos diferentes de condução, que podem ser escolhidos pelo piloto de acordo com sua necessidade e condições de uso, sempre objetivando poupar energia da bateria e o uso mais eficiente possível do veículo.

  • Modo Road: aceleração e potência plenas e o sistema regenerativo atua no ponto “zero” do acelerador e quando ocorre a frenagem;
  • Modo Eco Pro: aceleração e potência limitadas com sistema regenerativo atuando em seu grau máximo ao menor indício de redução de velocidade;
  • Modo Sail: aceleração e potência limitadas, mas com recuperação de energia apenas nas frenagens;
  • Modo Dynamic: aceleração e potência plenas com o sistema regenerativo apenas nas frenagens.
Painel se destaca: tudo numa única tela grande

Painel se destaca: tudo numa única tela grande

Mais um detalhe que é o ponto fraco dos veículos elétricos é o tempo de recarga da bateria. O C Evolution recebeu atenção neste item e melhorou sensivelmente este processo, com cabos mais eficientes além, evidentemente, da bateria mais moderna. A Recarga é feita em tomadas domésticas comuns e o tempo de recarga para a bateria completamente descarregada é de aproximadamente três horas para a versão de 11 kW e de quatro a cinco horas para a variante de maior alcance. A tomada de recarga está embutida no escudo frontal do lado esquerdo e do outro lado está o compartimento para guardar o cabo de recarga.

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Outra novidade são os modos de pilotagem voltados para a máxima eficiência no uso da bateria, e o sistema de recarga regenerativo, acionado para recarregar a bateria sempre que há desaceleração ou frenagem

A instrumentação do C Evolution conta com um grande painel digital que traz as informações de velocidade, nível de carga na bateria, indicador de consumo instantâneo, por meio de uma barra indicadora que mostra se a energia está sendo transformada em propulsão ou se está recuperando, além das várias luzes espia indicadoras de advertência (sobrecarga ou falta de energia), direção e farol alto. Este aliás, conta com iluminação por LED igualmente eficiente para condução durante o dia e também a luz traseira em LED.

Como todas motocicletas BMW, o C Evolution também conta com uma enorme gama de acessórios opcionais, como assento conforto, aquecimento para os punhos, sistema antifurto, topcase de 35 litros nas cores da moto, bolsa interna para top-case, suporte para mochilas, para-brisas, BMW Motorrad Navigator, entrada USB e cabo de recarga rápida.Separador_motos



Sidney Levy

Motociclista e jornalista, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa.