Publicidade

Com a presença de todo o grupo dirigente da empresa em Manaus (AM), a diretoria cumpriu a promessa no prazo anunciado e inaugurou sua fábrica hoje, 20 de outubro, que já parte produzindo o novo modelo da BMW, a F 700 GS, que substitui a G 650 GS. Essa unidade fabril é a 1ª fora da Alemanha dedicada 100% à produção de motocicletas e seus executivos fizeram questão de frisar que trata-se de uma unidade “com CNPJ BMW”, ou seja, não é uma parceria com outro fabricante, como a empresa tem na China, na Tailândia e na Índia.

Presença de toda a diretoria da BMW Motorrad reforça o discurso de total confiança na recuperação da economia e na retomada do crescimento do mercado brasileiro de motocicletas

Presença de toda a diretoria da BMW Motorrad reforça o discurso de total confiança na recuperação da economia e na retomada do crescimento do mercado brasileiro de motocicletas

“Isto é muito significativo e confirma a importância que a BMW Motorrad dá ao mercado brasileiro”, falou Stephan Schaller, presidente da BMW Motorrad. Apesar de não querer falar muito de números, foi informado o valor total de investimento nesta unidade, que foi de aproximadamente 10,5 milhões de euros, o equivalente a R$40 milhões. O primeiro modelo a ser produzido na nova fábrica em Manaus é a nova BMW F 700 GS. Além dela, ainda neste ano serão produzidas também os modelos F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR e S 1000 XR.

bmw-motorrad-manaus-17

Schaller: já há 45 fornecedores locais para a nova G 310 R, que chega até março de 2017

Publicidade

A nova BMW G 310 R será o décimo modelo que entrará em produção no início do ano que vem. A informação foi confirmada por Schaller que aproveitou para dizer que a unidade de Manaus já tem 45 fornecedores locais para esta moto e que a base da motocicleta virá da Índia para ser montada aqui. A fábrica da BMW em Manaus tem capacidade inicial para produzir 10 mil motocicletas em um turno de trabalho com 175 funcionários. “Como montamos esta fábrica de modo que ela seja muito flexível, podemos ajustar rapidamente a produção de acordo com a demanda do mercado brasileiro”, explicou Schaller.

“Estamos expandindo nossa produção de motocicletas globalmente e, apesar de o mercado brasileiro estar caindo, consideramos que era a hora certa para estabelecermos uma boa base de produção aqui porque olhamos nossos mercados como um só negócio, onde há altos e baixos, mas conseguimos manter nossos nível de crescimento mundial e de lucratividade”, comentou o presidente da BMW Motorrad. Com um largo sorriso no rosto, o executivo se disse muito orgulhoso de ver que a BMW Motorrad atingiu a liderança do mercado acima de 500 cc neste ano no Brasil, com 18% do bolo total. “Os investimentos no País, tanto na fábrica de automóveis quanto este agora nesta fábrica em Manaus mostram o nosso compromisso com o Brasil”, destacou Helder Boavida, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Essa enaltecida importância do mercado brasileiro é demonstrada no ranking de vendas da BMW Motorrad. “Hoje o Brasil está na sétima posição no nosso ranking de vendas de motocicletas, mas já esteve na 4ª posição em 2014,” falou Boavida. O ranking de 2016 mostra a Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Inglaterra e Brasil. As projeções de vendas da BMW Motorrad no Brasil para este ano mostram que a marca deve vender algo próximo de 6.500 motos, mas já houve anos anteriores que a marca chegou a vender mais de 8.000 motos. “Se vamos acrescentar um modelo mais acessível em termos de preço a partir do ano que vem, que a G 310 R, acreditamos que poderemos superar as 8.000 motocicletas vendidas em 2017”, prevê Schaller.

Erguida em uma área de aproximadamente 10.000 metros quadrados, a fábrica levou cerca de 9 meses para ser concluída e conta com equipamentos de última geração. Todos os funcionários foram treinados por equipes alemãs. “Temos a preocupação de garantir os mesmos níveis de qualidade premium encontrados em outras unidades produtivas do BMW Group”, ressaltou Peter Vogel, diretor de produção da fábrica BMW Motorrad em Manaus.Separador_motos

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.