Publicidade

Evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre 08 e 13 de junho, e traz grandes nomes do gênero, como Chick Corea, Maceo Parker, Charles Lloyd e Trombone Shorty

 Um ano após a sua bem-sucedida edição de estreia, o BMW Jazz Festival retorna a São Paulo (08 a 10 de junho) e ao Rio de Janeiro (11 a 13 de junho), investindo no mesmo conceito que o inseriu no calendário mundial dos grandes eventos do gênero – o de promover um repertório coeso de diferentes linhas do jazz e suas vertentes. Nesta terça-feira (20/3), Henning Dornbusch, diretor presidente do BMW Group Brasil, e a produtora e cineasta Monique Gardenberg, da Dueto Produções – acompanhados dos curadores Zuza Homem de Mello, Zé Nogueira e Pedro Albuquerque –, reuniram a imprensa para anunciar o elenco do festival em 2012.

Henning Dornbusch, diretor presidente do BMW Group Brasil, e a produtora e cineasta Monique Gardenberg, da Dueto Produções

Henning Dornbusch, diretor presidente do BMW Group Brasil, e a produtora e cineasta Monique Gardenberg, da Dueto Produções

Com nomes consagrados e revelações mais recentes, o festival contará com shows de nove atrações: Corea, Clarke & White; Maceo Parker com Fred Wesley & Pee Wee Ellis; Charles Lloyd; The Clayton Brothers; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Ambrose Akinmusire; Nintey Miles; Darcy James Argue’s Secret Society; e Toninho Ferragutti e Bebê Kramer.

Publicidade

“Para nós, do BMW Group Brasil, é um grande prazer dar continuidade ao festival, resgatando a cultura do jazz e contribuindo para o seu fortalecimento no país. Temos certeza de que esta segunda edição do evento será novamente um sucesso”, celebrou Dornbusch, amante e profundo conhecedor do estilo musical. 

A principal diferença na capital paulista, em relação ao ano passado, fica por conta da mudança do local dos shows. Antes realizado no Auditório Ibirapuera, o festival se transfere para o Via Funchal, que comporta mais de dois mil espectadores. O festival em São Paulo ocorre no fim de semana de 08 a 10 de junho e inclui, assim como em sua edição anterior, shows ao ar livre (Maceo Parker e The Clayton Brothers) no último dia do evento, no Parque Ibirapuera.

“A mudança de local em São Paulo visa atender à grande demanda de público do ano passado, quando os ingressos se esgotaram em poucas horas, gerando muita frustração. Agora teremos à venda aproximadamente 2.200 ingressos por dia, contra 500 da última edição”, esclareceu Monique.   

Já no Rio de Janeiro, apesar de o ponto permanecer o mesmo, o Teatro Oi Casa Grande sediará três dias de evento, de 11 a 13 de junho (um a mais do que em 2011), e com seis atrações (Corea, Clarke & White; Maceo Parker com Fred Wesley & Pee Wee Ellis; Charles Lloyd; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Nintey Miles; Darcy James Argue’s Secret Society), no lugar de quatro.  

Publicidade

 WORKSHOPS
O BMW Jazz Festival segue com a proposta de estimular a difusão e um conhecimento mais profundo do jazz com a realização de workshops gratuitos. Desta vez, o evento promove o dobro de oficinas (serão seis no total), na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) Tom Jobim, sob a batuta de ninguém menos do que Chick Corea, Lenny White, Stanley Clarke, Charles Lloyd, Christian Scott (Ninety Miles) e Trombone Shorty (acompanhado do baterista de sua banda Joey Peebles).  

Site: www.bmwjazzfestival.com.br
Blog: www.bmwjazzfestival.com
Facebook: www.facebook.com/bmwjazzfestival
Twitter: www.twitter.com/jazzfestival
YouTube: www.youtube.com/bmwjazzfestival