Publicidade

A BMW vai mostrar a sucessora da já “trintona” R 1200 GS no Salão de Colônia – Intermot 2012, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de outubro. O texto divulgado ontem (30 de agosto) em Munique diz: “A BMW começa agora um novo capítulo na história da GS, a mais popular motocicleta ‘enduro-turismo’ no mundo será levada à perfeição.” Até lá duas novas motos já foram apresentadas e farão sua estréia no evento.

Cara de uma, focinho da outra: F 700 GS e F 800 GS com poucas diferenças

Cara de uma, focinho da outra: F 700 GS e F 800 GS com poucas diferenças

Uma é a irmã “quase gêmea” da F 800 GS: BMW F 700 GS. A proposta da nova moto é, segundo a BMW, atender motociclistas menos experientes. Por isso ela tem menor altura do banco e privilegia o uso diário na cidade, enquanto que a F 800 GS já é mais “off” do que “on”. A nova F 700 GS tem menos 10 cv de potência em relação à sua irmã (75 contra 85) e pesa 5 kg a menos. Ambas têm motor de 2 cilindros paralelos com refrigeração líquida.

BMW HP4: o primeiro motor "high Performance" de 4 cilindros para motos BMW

BMW HP4: o primeiro motor "high Performance" de 4 cilindros para motos BMW

Publicidade

A outra estreante é, na realdade, um motor, o BMW HP4, o mais leve motor de quatro cilindros para a classe de motos superesportivas de 1000 cc. Colocado numa BMW S 1000 RR, esta BMW HP4 desenvolve 195 cv e pesa apenas 199 quilos. Esta nova moto (motor) é uma continuação da série HP, iniciada em 2005. A sigla “HP” vem de “High Performance” (alto desempenho) e este motor HP4 é a versão mais potente e leve da S 1000 RR.

BMW HP4: seu lugar é na pista

BMW HP4: seu lugar é na pista

Esta é o primeiro modelo de 4 cilindros da linha HP. Até hoje apenas o motor boxer havia recebido esta denominação, em três modelos diferentes, a HP2 Enduro, a Megamoto e a HP2 Sport. A nova HP4 apresenta várias inovações tecnológicas que a colocam diretamente nas pistas de competição. A mais significativa delas é o Dynamic Damping Control, que permite a regulagem ativa das suspensões. Para os mais exigentes, está ainda disponível um pacote de competição, que inclui aplicações em fibra de carbono, rodas azuis, pedaleiras, assento especial, entre outras.