Publicidade

Ninguém discute a importância das luzes de freio para qualquer veículo. Muito menos nas motocicletas. Agora a BMW Motorrad desenvolveu uma luz de freio dinâmica como mais um componente de sua estratégia de “Segurança 360°”. A ideia é avisar quem vem atrás de forma mais eficiente que a moto está freando.

Limitada por enquanto às motos vendidas na Europa, este Brake Light Dinâmico possui, além da luz de freio normal como a conhecemos hoje, dois novos estágios que a BMW Motorrad desenvolveu: quando há uma frenagem mais forte para desvio de algum obstáculo ou para uma frenagem de emergência com a parda total da motocicleta.

O estágio um é ativado quando a motocicleta desacelera a partir de velocidades acima de 50 km/h. Neste caso, os flashes de luz de freio com uma frequência de 5 Hz. No estágio dois ocorre o mesmo, mas quando a moto se aproxima de paralisação (<14 km/h), o pisca-alerta é também ligado e só desliga quando a moto acelera novamente para uma velocidade mínima de 20 km/h.

Publicidade

O novo sistema estará disponível a partir do modelo 2016 para R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 XR e a linha K 1600 (GT e GTL).

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.