BMW R 1200 GS 2014

BMW R1200 GS Adventure 2014

Quando no final de 2012 a BMW anunciou a sua nova líder global de vendas – R1200 GS – totalmente modificada, os mercados onde esta tradicional bigtrail de aventura tem espaço entraram em compasso de espera pela nova versão Adventure. No Brasil, ela acaba de chegar e está nas 21 concessionárias da marca por R$87.900,00

BMW R1200 GS Adventure 2014 - muitas inovações

BMW R1200 GS Adventure 2014 – muitas inovações

Esta versão utiliza o mesmo motor boxer usado na R1200 GS, com arrefecimento a água e ar, com 1170cc e que desenvolve 125 cv de potência combinado com o câmbio de 6 velocidades, um conjunto irrepreensível que empurra a moto sem se importar com o caminho. Motonline pode verificar na prática que as alterações nesta autêntica “Adventure” de fato melhorou o que já era bom.

Um rápido test ride na nova moto foi o suficiente para percebemos como ela melhorou

Um rápido test ride na nova moto foi o suficiente para percebemos como ela melhorou

Das muitas alterações, algumas mais importantes são: o tanque aumentou de 20 para 30 litros, o curso da suspensão aumentou em 20mm, a altura do banco mudou de 850/870mm para 890/910mm. Na geometria do chassi a medida do trail passou de 100mm para 97,2mm e com o aumento do comprimento da balança traseira, a distância entre eixos aumentou 10mm. Com essa alteração a moto reflete uma sensação de maior leveza por causa do ângulo mais fechado do rake. O maior entre eixos por ser na balança traseira, desloca o centro de massa da moto para frente, melhorando a estabilidade em aceleração e na transposição de obstáculos.

Esse motor tem algumas alterações também. A começar pela maior massa no virabrequim para melhorar a suavidade em baixas rotações e proporcionar uma aceleração mais branda, com mais torque. O fluxo de gases segue um caminho vertical e a carcaça do motor incorpora a caixa de 6 velocidades, bem como uma embreagem em banho de óleo com função deslizante (anti-hopping).

A R1200 GS Adventure já vem equipada de série com ABS, Controle Automático de Estabilidade (ASC) e os dois modos de condução, Rain (Chuva) e Road (Estrada). Eles permitem a adaptação à maioria das condições da estrada, aumentando a versatilidade da nova R1200 GS Adventure, porque garante uma grande melhoria da segurança na condução, especialmente em superfícies escorregadias.

São cinco os modos de pilotagem – “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Enduro” e “Enduro Pro” e é possível ajustar as definições do ASC, ABS e da suspensão semiativa com ESA (Ajuste Eletrônico de Suspensão) para atender às necessidades específicas da pilotagem off-road.

Com a GS na terra, ela se mostrou muito ágil, para o tamanho e peso da moto

Com a GS na terra, ela se mostrou muito ágil, para o tamanho e peso da moto

O novo design é mais provocativo. A maneabilidade verificada na curta experiência off-road que o Motonline pode fazer no test ride, comprova o resultado das da novas configurações da suspensão, com 20 mm a mais de curso, maior altura em relação ao solo e braço oscilante com geometria modificada.

O pára-brisa está maior e conta com fácil ajuste manual, com defletores de ar adicionais. Junto a ele, as proteções para as mãos aumentam o conforto no vento e nas intempéries. Os apoios para os pés, mais largos são do tipo Enduro, contam com uma cobertura de borracha removível e as linhas do acabamento repaginadas conferem os últimos pormenores ao visual da nova R1200 GS Adventure.

Veja este Resumo das inovações da nova BMW R1200 GS Adventure:

– A moto é baseada no mesmo conceito versátil geral da R 1200 GS, com a nova versão do motor boxer de dois cilindros DOHC e um chassis ágil, de maior destreza para off-road e amortecedor de direção.

– Aumento da massa do volante no motor e amortecedor de vibração adicional para um funcionamento mais suave e uma dirigibilidade facilitada.

– Curso da suspensão 20 milímetros mais longo na dianteira e na traseira, em comparação com a R 1200 GS.

– Altura em relação ao solo 10 milímetros maior que a sua antecessora.

– Geometria modificada do braço de suspensão oferece mais estabilidade na pilotagem.

– Carroceria totalmente reestilizada com um design GS Adventure, ainda mais robusta e masculina.

– Tanque de combustível de 30 litros (10 a mais que o modelo R 1200 GS)

– ABS, ASC e dois modos de pilotagem como padrão.

– Suspensão semiativa com ESA (Ajuste Eletrônico de Suspensão) Dinâmico

– Banco mais confortável e com inclinação ajustável.

– Para-brisa grande e ajustável e defletores de ar.

– Apoios de pés largos de enduro.

– Pedais operados pelos pés reforçados e ajustáveis.

– Barra de proteção robusta para tanque e motor.

– Ampla linha de acessórios e opcionais extras de fábrica disponíveis.

 



Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista), que organizou a 1ª prova de enduro tipo FIM (Enduro da Mentira). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.