Foto: BMW R 1200 GS

BMW R 1200 GS Special Model

Foto: BMW R 1200 GS

Foto: BMW R 1200 GS

Com excelente potência, um alto nível de conforto e uma ampla gama de usos para longas viagens em todos os tipos de terrenos, a BMW R 1200 GS é praticamente a moto ideal para viagens de enduro.

Com seu motor de dois cilindros horizontais (flat twin) de 77 kW (105 bhp), ela garante uma potente aceleração e força de tração, assim como um máximo prazer de condução em sinuosas estradas vicinais e de montanha com seu chassi ágil e bem balanceado.

Para marcar os 15 anos de tradição da bem sucedida série GS com o motor de dois cilindros horizontais e 4 válvulas, a BMW Motorrad está lançando uma versão especial da R 1200 GS com ainda mais acessórios do que a atual enduro de viagens.

A R 1200 GS Special Model realça os genes de enduro da moto de viagens da BMW: a exclusiva pintura em Branco Alpino não metálico, rodas pretas com raios cruzados, uma extensão do pára-lama dianteiro, um spoiler preto para o refrigerador de óleo, um pára-brisa colorido (não para os EUA) e um assento ajustável bicolor em cinza/preto dão à moto um visual masculino e offroad. O protetor funcional da cabeça do cilindro em alumínio também destaca o caráter enduro aprimorado da moto.

A altura do assento é maior do que na R 1200 GS, podendo ser escolhida entre 870 e 890 mm respectivamente. Entretanto, tanto um assento mais baixo com altura de 820 mm (cor preta única) quanto uma suspensão mais baixa que resulta em uma altura de assento de apenas 790 mm estão disponíveis como acessórios especiais ou equipamentos especiais (a serem adquiridos nas concessionárias).

Com exceção das rodas com raios cruzados, a R 1200 GS Special Model também pode vir individualmente com acessórios especiais e equipamentos especiais da ampla gama de opções da BMW Motorrad.

A história de sucesso da BMW GS – a 500.000ª GS sai da linha de produção em Berlim.
Tanto em provas offroad quanto em viagens de enduro: com sua variedade conceitual, os modelos BMW GS estabeleceram-se solidamente no mercado ao longo de três décadas e a 500.000ª BMW GS saiu da linha de produção em Berlim no dia 12 de maio de 2009 – uma R 1200 GS.

As motocicletas BMW GS vêm se desenvolvendo continuamente desde 1980, construindo a imagem da BMW Motorrad mais intensamente do que qualquer outra série. Originalmente o tradicional motor -boxer- de dois cilindros horizontais era reservado apenas para os modelos BMW GS, mas em 2000 ele foi estendido para a F 650 GS – uma moto mono cilindro que continua a ser produzida como G 650 GS. No início de 2008, a bem sucedida família BMW GS foi complementada pela F 650 GS e a F 800 G com motor de 2 cilindros em linha.

A BMW Motorrad tem uma longa tradição de competições offroad. Em 1980, Rolf Witthöft venceu o Campeonato Europeu de Offroad pilotando uma moto BMW de 800 cc, enquanto a R 80 G/S estreava no mesmo ano com um motor de 50 bhp, modesto para os padrões atuais. Com sua inovadora tecnologia de chassi e baixo peso de apenas 186 kg, ela não apenas exibia incríveis qualidades offroad, mas também era confiável para uso diário e uma companheira de viagem ideal. Uma novidade que chamava a atenção era o braço oscilante único, chamado BMW Monolever, para controle da roda traseira. À época com o motor de maior capacidade para uma motocicleta de enduro, a moto criou um segmento de mercado totalmente novo: o das motos enduro de grande volume para viagens.

Em 1981 o especialista francês em desertos, Hubert Auriol, ganhou o Rali Paris-Dakar na categoria motocicletas, repetindo seu sucesso em 1983. Os modelos com dois cilindros horizontais continuaram sendo baseados em modelos de produção em série e foram novamente vitoriosos em 1984 e 1985, quando o ex-campeão de motocross Gaston Rahier da Bélgica ficou em segundo lugar na competição.

A R 80 G/S e a subseqüente R 100 GS tornaram-se um sucesso de destaque na família BMW, alcançando grande popularidade entre os motociclistas de longa distância. Elas se mostraram extremamente robustas, confiáveis e fáceis de conduzir. É por isso que modelos da série GS estão presentes em quase todo canto do mundo, por mais remoto que seja.

Durante a revisão de modelo em 1987, a R 80 GS e a R 100 GS foram apresentadas com o revolucionário braço oscilante com dupla articulação (BMW Paralever) e rodas patenteadas com raios cruzados. Na IFMA Cologne em 1988, a BMW Motorrad apresentou a R 100 Paris – Dakar com seção frontal para rali, proteção do motor e tanque de combustível de 35 litros. Este modelo foi baseado em uma moto de corrida com a qual Eddy Hau de Munique havia ganho a categoria maratona para pilotos particulares no rali Dakar.

Para marcar o décimo aniversário da popular moto de enduro da BMW, a R 80 GS e a R 100 GS ganharam um novo visual em 1990, voltado ao estilo da versão Paris-Dakar.

Enquanto isso, as motocicletas da BMW continuavam a se sair bem em competições offroad. Por exemplo, em 1992 Jutta Kleinschmidt entrou no rali da Cidade do Cabo como piloto particular com sua BMW R 100 GS, um modelo que estava prestes a entrar em produção em série, e cruzou a linha de chegada como campeã da categoria feminina.

Em 1993 a BMW apresentou uma nova série com motor de dois cilindros horizontais e 4 válvulas. Depois disto, a gama de modelos foi ampliada rapidamente. Em setembro a R 1100 GS com um tanque grande de 25 litros e confortável assento duplo causou uma sensação na IAA em Frankfurt. Além de novos motores de dois cilindros horizontais e 4 válvulas, a BMW também apresentou o novo sistema de controle Telelever para a roda dianteira.

Além da R 1100 GS de 80 bhp, a F 850 GS (70 bhp) saiu em 1998. Nos anos seguintes, os motores GS aumentaram continuamente sua capacidade e, conseqüentemente, sua potência e torque. O atual modelo topo de linha, a BMW R 1200 GS, tem uma potência de 105 bhp e um torque máximo de 115 Nm.

A -grande- GS com o clássico motor de dois cilindros horizontais é a moto mais popular da atual gama de modelos da BMW Motorrad. Apenas no ano passado, 35.305 novas motocicletas BMW R 1200 GS e R 1200 GS Adventure foram vendidas a clientes em todo o mundo.

Visão geral dos destaques da BMW R 1200 Special Model:
• Motor de 2 cilindros horizontais, refrigerado a ar e com capacidade de 1170 cc, eixo balanceador e alto nível de tração no intervalo superior de rotações.
• Alto torque em todo o intervalo de rotações proporciona excelente impulsão.
• Potência de 77 kW (105 bhp) a 7.500 rpm e torque máximo de 115 Nm a 5.750 rpm.
• Caixa de câmbio e relações secundárias ideais para uma ótima potência e aceleração.
• Design dinâmico e masculino com atributos especiais de enduro.
• Pintura em Branco Alpino não metálico.
• Rodas com aros cruzados e acabamento em preto.
• Pára-brisa colorido.
• Assento bicolor cinza/preto.
• Extensão do pára-lama dianteiro.
• Spoiler preto para o refrigerador de óleo.
• Proteção da cabeça do cilindro em alumínio.
• Equipamentos especiais e acessórios personalizados com o habitual alto nível da BMW.