Publicidade

A BMW Motorrad se movimentou rápido para neutralizar o ataque da Honda com a Africa Twin (CRF 1000L) ao segmento das bigtrail. E foi com sua arma mais poderosa, a líder absoluta do segmento no mundo, a R 1200 GS, que agora está disponível no Brasil em duas versões, Sport+ e Premium+, que incorpora um pacotão de equipamentos também em duas versões, Exclusive e Rallye.

A líder do segmento bigtrail no mundo tem duas versões no Brasil

Apresentada no Salão de Milão (EICMA) em 2016, a nova BMW R 1200 GS mantém sua aptidão off-road aventura e suas duas versões tem preços entre R$ 64.900,00 e R$ 75.900,00. “A nova BMW R 1200 GS mantém suas características de conforto para viagens de longa distância no asfalto e robustez para enfrentar trilhas e situações off-road, mas incorpora novas tecnologias que tornam a condução mais prazerosa e segura”, garante a gerente sênior de marketing da BMW Motorrad Brasil, Luciana Francisco.

Novo visual

A nova BMW R 1200 GS recebeu pequenos ajustes no visual, com novas opções de cores e acabamentos. Há mudanças no para-lama dianteiro e ela ganhou pequenos defletores (conhecidos por winglets) adicionam um toque de aerodinâmica, além dos painéis de compensação laterais do tanque de combustível que também são novos. O novo estilo também foi aplicado ao radiador, que possui uma superfície galvanizada ou são feitos de aço inoxidável, dependendo do pacote escolhido (Rallye e Exclusive).

Publicidade
A líder do segmento bigtrail no mundo tem duas versões no Brasil

A líder do segmento bigtrail no mundo tem duas versões no Brasil

Para quem prefere enfatizar o caráter off-road da nova BMW R 1200 GS, o pacote Rallye é o mais adequado e traz pintura metálica azul, transmissão preta, elementos de decoração destacados sobre os lados do tanque de combustível nas cores da BMW Motorsport e quadro também em azul. Já o pacote Exclusive traz tanque de combustível com elementos claros fazendo contraste com um tom chocolate metálico, a transmissão em preto e os freios com acabamento em dourado.

O painel de instrumentos da nova BMW R 1200 GS traz novo grafismo e layout, combinando elementos analógicos e um amplo visor digital. As cores disponíveis variam segundo a versão escolhida. Na configuração de entrada, estão disponíveis as cores branca e preta. O pacote Rallye traz a exclusiva tonalidade azul Rallye e, no pacote Exclusive, a carroceria pode ser pintada na cor Marrom.

Motorização

O motor não mudou. A R 1200 GS vem equipada com o vigoroso motor boxer bicilíndrico de oito válvulas, com 1.170 de capacidade cúbica, injeção eletrônica, transmissão em eixo cardã e arrefecimento misto (líquido e ar). O conjunto, que é associado a um câmbio de seis marchas e embreagem hidráulica lubrificada a óleo, desenvolve potência máxima de 125 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 125 12,8 kgf.m a 6.500 rpm. Como novidades tecnológicas, o novo modelo incorpora ainda um amortecedor de vibração no eixo de saída da transmissão e uma revisão do atuador do tambor de seleção e dos eixos de transmissão.

Publicidade

Com peso total (abastecido com combustível, óleo e fluidos) de 244 quilos e capacidade máxima de carga de 216 kg, a BMW R 1200 GS oferece uma extensa lista de itens de série, como acelerador eletrônico, ajuste dos manetes de freio e embreagem, ajuste de pré-carga do amortecedor traseiro, amortecimento variável auxiliar, freios ABS, cavalete central, computador de bordo, controle automático de estabilidade (ASC), embreagem anti-deslizante, guidão com ajuste de posição, imobilizador eletrônico, modos de pilotagem variados, lanterna traseira em LED, para-brisa com ajuste de altura, protetor de cárter, rodas de liga leve, tomada de 12V, suporte de top case e suspensões paralever e telelever.

Novas cores e mais equipamentos, para não perder a liderança

Novas cores e mais equipamentos, para não perder a liderança

Na versão Sport+ (R$ 64.900,00) estão incluídos todos os itens de série anteriores mais farol em LED, luz de posição diurna (DRL), protetor de escapamento cromado, manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus (RDC), piloto automático, protetores de mãos, luzes de direção em LED.

Na versão Premium+ (R$ 74.900,00) são adicionados todos os itens da versão Sport+ mais controle de tração dinâmico (DTC), ajuste eletrônico de suspensão (ESA), sistema de partida sem chave (keyless), assistente de partida em subida, computador de bordo PRO, assistente de troca de marchas PRO, modos de pilotagem PRO, preparação para GPS, ABS PRO, controle automático de estabilidade (ASC), motor com acabamento preto (disponível apenas para o pacote Rallye), suporte para malas laterais e rodas raiadas.

Publicidade

Na versão Premium+ a moto pode ser equipada também com os novos pacotes Exclusive ou Rallye, por mais R$ 1.000,00. O pacote Exclusive traz itens de requinte ao modelo, enquanto o pacote Rallye tem assento especial Rallye, para-brisa esportivo, protetor de chassi e largos apoios para os pés e rodas raiadas.

Dinâmica, segurança e conforto

A Motorrad se mexeu rápido para manter seu time ganhando

A Motorrad se mexeu rápido para manter seu time ganhando

A nova BMW R 1200 GS oferece diversos dispositivos que asseguram máximo conforto a bordo para piloto e passageiro. O modelo vem equipado de série com dois modos de condução, “Chuva” e “Estrada”, oferecidos em conjunto com o Controle de Tração (ASC). O Riding Modes Pro (opcional) inclui os modos de condução adicionais “Dynamic”, “Dynamic Pro”, “Enduro” e “Enduro Pro”, assim como o Controle de Tração Dinâmico (DTC), que permite uma aceleração ainda mais eficiente e segura.

Os modos de condução “Dynamic Pro” e “Enduro Pro”, ativados por meio de um plugue codificado, também oferecem opções de personalização que permitem adaptar o caráter da moto. Outros elementos do Riding Modes Pro são o novo Assistente de Partida em Ladeira, os freios ABS Pro para uma maior segurança na frenagem e a luz de freio dinâmica, que é ainda mais eficaz ao chamar a atenção para a frenagem da motocicleta.

Em relação à segurança, o equipamento opcional Ajuste de Suspensão Dinâmico (ESA) “Next Generation” tem um sistema especial de amortecimento que se adapta de maneira automática à situação enfrentada pelo piloto, de acordo com sua condição de condução e a manobra realizada. Há também uma função totalmente automática de nivelamento para compensar os mais variados tipos de terreno.

Já o pacote Rallye, disponível de fábrica, permite que a nova BMW R 1200 GS seja usada de forma mais ativa no off-road devido a suportes de mola mais longos, um curso de mola prolongado e a uma mola que deixa a suspensão mais rígida, garantindo o total controle e conexão entre o piloto e a motocicleta.

Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.