A BMW do Brasil convoca os propriet rios das motocicletas BMW Modelos R e K, equipadas com sistema de freios I-ABS, modelos 2001 a 2005, a comparecer na Concession ria Autorizada mais pr¢xima para verifica‡Æo do sistema de freios.
A BMW do Brasil teve not¡cia de sua matriz na Alemanha sobre uma campanha de f brica envolvendo alguns modelos de motocicletas, de anos de fabrica‡Æo distintos e que possuem o dispositivo de aux¡lio de frenagem I-ABS (Integral Anti-Block System).
Durante a realiza‡Æo de severos testes de seguran‡a de motocicletas BMW, notou-se o mau funcionamento do referido sistema I-ABS, em situa‡äes extremas a saber:
A combina‡Æo de uma bateria enfraquecida e repetidas frenagens com a‡Æo efetiva do I-ABS sob circunstƒncias extremas como as experimentadas nos testes realizados, pode levar o sistema I-ABS ao seu limite t‚cnico e, conseqentemente, nÆo executar sua fun‡Æo de controle. Portanto, existe a possibilidade de as rodas travarem nesta situa‡Æo espec¡fica, como ocorreria em um sistema convencional de freios, o que levaria a distƒncias maiores de frenagem e eventual acidente.
Essa medida ‚ apenas preventiva, visando garantir a confiabilidade, conforto e a seguran‡a dos consumidores BMW, uma vez que nenhuma ocorrˆncia de mau funcionamento do I-ABS das motocicletas inseridas nesse chamamento foi registrada no Brasil at‚ o momento, durante suas condi‡äes normais de uso, seja no tr fego urbano, estradas, pistas de corridas, fora-de-estrada e/ou congestionamentos.
O prazo para a realiza‡Æo do trabalho de verifica‡Æo do sistema de freios ‚ de, aproximadamente, 1 (uma) hora em cada motocicleta, sem nenhum custo. Ser fornecido, ainda, um encarte adicional ao manual do propriet rio e que a este dever ser incorporado, explicativo sobre o funcionamento do referido sistema I-ABS.
Para tanto, V.Sa. dever entrar em contato com a Concession ria Autorizada de sua preferˆncia a fim de agendar uma visita para que os mencionados aspectos possam ser verificados em seu ve¡culo.
fonte : http://www.bmw-motorrad.com.br