Publicidade

Muito mais do que um teste da GS 1200 no uso fora de estrada, esse evento realizado nos últimos dias 5 e 6 de dezembro numa fazenda em Votorantim foi na realidade um curso de reciclagem para pilotos de teste, mas utilizando nada mais que as enormes GS 1200 pesando 230 Kg cada uma.

A convite da BMW fomos recebidos, eu e vários outros colegas do ramo do motociclismo pelo Sr. Maurício Fernandes, (terceiro da esquerda para direita) instrutor da marca que trouxe as técnicas de treinamento da Alemanha para aplicar no Brasil. O que ficamos espantados é que ele já faz isso há seis anos. Todo esse tempo a empresa vem ministrando esses cursos para usuários de motocicletas, seja da marca ou não. Por um valor aproximado de mil reais o aluno tem disponível o produto (GS 1200) para o aprendizado das técnicas de pilotagem que vai lhe proporcionar uma confiança indispensável para circular em qualquer terreno e em qualquer circunstância. Por fazer o treinamento com uma máquina desse tamanho e com essa potência e torque, o piloto vai se sentir muito mais confortável com qualquer outra menor.

Sem fazer grandes malabarismos iniciamos com manobras para criar familiaridade com o veículo, conduzindo em pé, sem uma mão, sem um pé, sem os dois, com os pés sobre o banco… manobras fáceis mas que demandam muita confiança e destreza de movimentos. Bastante cansativo também. Depois de instruir os exercícios, ele fazia uma demonstração da manobra e assim cada um a executava com sua máquina.

Às vezes a manobra não era tão bem sucedida, mas serviu também para aprendermos a levantar a bichona, sem a técnica correta fica bem complicado.

Publicidade

Fizemos as manobras de slalon sentado e em pé, circulando o pino pela direita e pela esquerda, como subir e descer barrancos, travessia de áreas alagadas, técnica boa para se utilizar nesses dias de dilúvio em São Paulo. Atravessamos riachos, areão e brita. Andamos ao longo de trecho estreito, delimitado por troncos, aplicamos técnicas de frenagem. Tudo isso supervisionado de perto pelo instrutor oficial da BMW.

Por fim, todos cansados mas muito felizes e realizados pelo que conseguimos de performance com aquelas motos enormes, graças às técnicas muito bem explicadas e exemplificadas pelo Maurício recebemos o certificado de conclusão do curso.

Muito obrigado Maurício, e até a próxima. Os cursos oficiais da BMW Rider Training podem ser agendados através do email do Maurício: [email protected].

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.