Publicidade

Tite, Tomo como certo de que estou longe de ser o primeiro e que ainda nÆo serei o £ltimo, acontece que estou no mundo das duas rodas desde 1991 (com 4 anos) quando ganhei minha bicicleta e sempre fui evoluindo gradativamente, walk machine, jog, CG, Twister, Lander e agora QUERO MAIS! S¢ que o mercado se encontra numa sita‡Æo em que me vejo obrigado a pegar uma moto com um projeto de 8 anos atr s (Falcon) ou uma de 20 anos atr s (GS 500). Quando as montadoras intenderÆo que algu‚m que paga cerca de 11 mil em uma moto, o degrau para uma 600 de no m¡nimo 25 mil ‚ muito grande? Em forma de boicote procuro nÆo comprar nenhum desses modelos ultrapassados, na casa das 350/500cc pois as montadoras irÆo pensar “a ta vendendo entÆo nÆo precisa mudar” (como a honda adora fazer) entÆo prefiro ficar na minha 250 por um looongo tempo para posteriormente pegar uma 600cc.
Wellington – Belo Horizonte, MG

Manobras
Ol  Tite, gosto muito de manobras com moto, tenho uma Twister e gostaria de aprender, por‚m gostaria de saber se existe algum lugar que vc conhe‡a com algum profissional que ensine a fazer algumas manobras!
Thiago – Cajuruaru SP

R: Em nome da sa£de mecƒnica da sua moto e do seu f¡sico pare com essa papagaiada de manobra antes de ganhar v rias pr¢teses. Faz uns 15 anos que meu amigo Sam, da For‡a & A‡Æo est  prometendo criar um curso de manobras, mas acho que ele desistiu.

Inje‡Æo?
Ò, Tite, li sua resposta sobre a inje‡Æo. Realmente, quem tem uma tem de morrer em muitos dinheiros quando ela d  pau. E um giclˆ de carburador custa s¢ 2 dinheiros (paralelo). Com a inje‡Æo vocˆ economiza 10 dinheiros de gasosa em um ano, e gasta 2.000 com a manuten‡Æo. Fico com os velhos carburadores, que tˆm manuten‡Æo barata, gastam s¢ 1 pouco a + e nÆo me deixam na mÆo nem a pau!
Felipe – Sao/SÆo

Publicidade

R: Pelo jeito vc ainda deve freqentar os cinemat¢graphos da sua cidade e curtir um som estereof“nico!

Modifica
Que modifica‡äes em motos deve-se comunicar ao Detran e quais nÆo sÆo necess rias?
Mateus – Astorga PR

R: A rigor todas! Mas como essas resolu‡äes sÆo muito mal redigidas, nem arrisco responder!

MVK
solicito na medida do possivel se os shrs ja fizeram teste com as motos da M V K de 200cc e 150cc qual seria a avali‡ao de motor e quem fabrica esses motores desde grato pela devida aten‡ao e no aguardo de sua resposta pois estou pensando em comprar uma delas
jairo – nova igua‡u rj

Publicidade

R: J  solicitei as motos para a agil¡ssima assessoria de imprensa h  pelo menos 3 meses!

Injetada
estou curioso para saber quando a honda ira injeta sua linha de motocicletas no brasil, o que falta para a yamaha iguala o numero de vendas no brasil.
ederson – goiatuba go

R: S¢ Deus sabe quando a Honda ir  incorporar a inje‡Æo em suas motos, porque j  se provou que ‚ perfeitamente poss¡vel atingir os mesmos n¡veis de emissäes usando carburadores. Quanto … Yamaha, bem essa acho que nem Deus arriscaria responder!

Marciano
TITE! Reparei na foto, da se‡Æo de cartas do dia 26/10/2007, titulada como “Doctor Tite s¢ usa cordura na cidade”, que havia uma camera presa na tua moto! J  que vocˆ costuma filmar as viagens, bem que poderia postar algumas em um site de videos bem famoso da net, cujo nÆo quero fazer merchan.
Elias – Arcos(MG)

Publicidade

R: Rapaz, vc foi abduzido e estava fora do planeta nos £ltimos 9 meses? Caramba acabei de lan‡ar um filme Alma Selvagem com v rias cenas feitas por essa cƒmera! Bem vindo de volta … Terra!

Curso
E a¡ o quˆ que h  velhinho? tira uma d£vida, a partir de qual faixa de cilindrada poder¡amos nos inscrever em um curso de pilotagem? Uma GC 150 sport j  d  pra come‡ar?
Alan – ARACAJU-SE

R: Depende do curso. No SpeedMaster por enquanto ainda nÆo, mas para 2008 estamos prevendo cursos de um dia para motos de 150 a 400cc.

µlcool
Acabei de ler a se‡Æo de not¡cias a respeito do sistema multi combustivel p/ motos e sinceramente a grande vantagem q vejo nisto ‚ nÆo precisar adaptar sua moto p/ a Gasolina brazuca ou p/ rodar c/ gasolina pura. Mesmo pq partida a frio numa moto alcoolica deve ser uma tortura.
Gustavo – SÆo Jos‚ dos Campos, SP

R: O sistema de partida a frio para motos ‚ mais simples do que vc pensa: basta adicionar sempre um litro de gasolina no tanque e pronto!

Selo
um amigo importou diretamente do EUA um capacete da marca “X”, com selo de certifica‡Æo DOT. Consultei Denatran e Inmetro e nÆo obtive respostas satisfat¢rias, mas o Inmetro iformou que nÆo certifica importa‡Æo de pessoa f¡sica. As respostas do Denatran foram rid¡culas. Como fica um estrangeiro de passagem pelo Brasil? Vai haver com‚rcio de selinhos piratas? Triste brasil.
Luiz – Fortaleza-Ce

R: Por isso eu tenho absoluta convic‡Æo de que esse selo de certifica‡Æo funciona muito mais como uma forma disfar‡ada de reserva de mercado do que uma preocupa‡Æo com a seguran‡a do motociclista. Tem capacete de R$ 35,00 certificado pelo Inmetro … venda nas lojas mas nÆo posso sair na rua com meu capacete japonˆs de 1.000 d¢lares, aprovado pelas normas DOT, SNELL e CE. Òita Lisarb protecionista! Diga pro seu amigo comprar um capacete de R$ 35,00, tirar o selo com um secador de cabelo e colar no capacete dele. Ali s, nÆo dou um mˆs de implanta‡Æo dessa obrigatoriedade para come‡arem a vender selos nos camel“s por dez reau! N¢s vivemos num pa¡s que cria dificuldades para gerar facilidades!

Poeta
Venho colocar o relato de que em 13 anos de motocicleta eu ca¡ pela primeira vez, ralei somente o cotovelo, mas a Nega Ju Ju machucou um pouco o conserto ficou um pouco caro. Mas somente um motociclista sabe o porque que o cachorro coloca a cabe‡a pra fora da janela quando anda de carro. Foi muito louco o meu tombo, bati em uma arvore que havia ca¡do na estrada de macacos na chuva de quinta feira, simplesmente nÆo deu pra parar a noite ainda nusssa. “Quatro rodas transportam um corpo, duas rodas libertam um espirito” “Acima dos nossos capacetes a imensidade do c‚u, abaixo das nossas m quinas o asfalto cruel”
Gilvane – Nova Lima, MG

R: Puxa, vc cai de moto e faz poemas? Aqui vai mais um “Acima de nossos capacetes a imensidÆo do c‚u, mas se nÆo olhar por onde anda: cr‚u!”

Amazonas
ola pessoal em abra‡o, gostaria de saber onde posso comprar a amazonas 250 cc 2008, desde ja obrigado, valeu.
jose – rio de janeiro – rj
Como fa‡o para ver uma moto amazonas 250cc. Onde fica uma aurorizada no RIO de Janeiro. Desde j  muito obtigado
Athadeu – Itabora¡ – RJ

R: Srs leitores, pela en‚sima vez: o site da Amazonas ‚ www.ameamazonas.com.br!

Indignado
Mais uma vez fiquei indignado com a constatacao da Policia Rodoviaria de que a causa de acidentes e a imprudencia. Como imprudencia e algo de foro intimo, e imprudente quem quer, poderiamos dispensar os policiais e todos os demais instrumentos de seguranca, ficaria mais barato. Vamos deixar os imprudentes serem o que sao. Como alguem descobre a “velocidade compativel” sem analise previa. Eu ja sofri acidente e para mim a velocidade era compativel, so que nao era, so descobri depois de bater.
KLINGER – MARINGA/PR

R: Klinger, vc ficou indignado e eu fiquei embasbacado: nÆo entendi nada da sua mensagem!