Publicidade

Dois novos modelos de bicicletas da empresa holandesa Giant, equipados com bolsas de couro vegetal da Amaz“nia, foram apresentados hoje no Jardim Botƒnico do Rio de Janeiro, durante o lan‡amento do cat logo da exposi‡Æo Neg¢cios para Amaz“nia Sustent vel.

As bolsas foram produzidas no Brasil por meio de uma parceria entre a empresa Amazon Life, o WWF-Brasil, o Instituto Nawa e comunidades seringueiras do Acre e do Amazonas, especialmente para os modelos Brasil Bike e EZB da Giant, que devem chegar …s lojas da Holanda ainda este mˆs.

O produto ‚ um exemplo dos neg¢cios criados pela exposi‡Æo, que acontece desde dezembro e exigiu um ano de pesquisas para apresentar 69 experiˆncias de desenvolvimento sustent vel na Amaz“nia Legal, que vÆo de produtos de madeira certificada, borracha, artesanato ind¡gena, produtos gastron“micos e ecoturismo.

O projeto ‚ do Minist‚rio do Meio Ambiente e conta com apoio financeiro e t‚cnico do WWF-Brasil e do Programa Piloto para Prote‡Æo das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7), al‚m da Amigos da Terra – Programa Amaz“nia e Instituto de Pesquisas Jardim Botƒnico do Rio de Janeiro. Segundo Beatriz, durante os seis meses da exposi‡Æo, foram vendidos cerca de R$ 250 mil em produtos e gerada uma lista de 40 lojistas, do Brasil e do exterior, interessados nos produtos no atacado.

Publicidade

O couro vegetal Treetap, feito com borracha natural e utilizado nas bolsas das bicicletas, ‚ resultado de uma parceria de 12 anos entre a empresa carioca Amazon Life e comunidades e associa‡äes de produtores amaz“nicos, que desenvolveram a tecnologia e o design do produto e detˆm sua patente. Al‚m das 10 mil bolsas j  entregues … Giant, o Treetap j  foi exportado, em lƒminas de couro vegetal, para a empresa francesa Herm‚s Sellier e est  presente em grifes brasileiras como CantÆo, Ser  o Benedito e Osklen.

A produ‡Æo do couro vegetal agrega cerca de mil pessoas (200 fam¡lias), da Associa‡Æo dos Seringueiros Kaxinaw  do Rio JordÆo (Acre), da Associa‡Æo dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Juru  (Acre) e Associa‡Æo de Produtores de Artesanato e Seringa (Amazonas). Segundo a presidente da Amazon Life, o projeto ‚ respons vel por uma significativa melhoria na qualidade de vida dessas comunidades.

Annelies Diederik, gerente de marketing da Giant Europa, acredita que o sucesso do produto ‚ garantido porque seus clientes sÆo pessoas sens¡veis …s questäes ambientais. “A bicicleta ‚ um dos meios de transporte mais ambientalmente corretos que existem. Ao comprar um bicicleta equipada com uma bolsa de couro vegetal, o consumidor estar  tamb‚m dando sua contribui‡Æo para manter a Florestal Amaz“nica”.