Publicidade
Equipamento é voltado para os fabricantes e não para o "after market"

Equipamento é voltado para os fabricantes e não para o "after market"

Se você achava que ABS é coisa só para motos grandes, pode começar a rever seus conceitos. A Bosch está em fase final de desenvolvimento de um sistema antibloqueio de frenagem (ABS) especialmente para uso em motos pequenas e scooters. Esta nova versão se baseia na geração 9 do ABS para motos, mas com o diferencial de ter apenas um canal hidráulico para frenagem, que visa controlar eletronicamente a roda dianteira da moto.

Em agosto de 2012 a empresa deu indicações durante uma apresentação em sua fábrica, em Campinas (SP) de que já estava bem próxima de conseguir tornar o equipamento mais popular. “Essa nova geração do ABS oferece mais segurança a um baixo custo”, diz Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch. “O ABS pode reduzir o número de acidentes com lesões e mortes por quarto”, conclui.

Conhecido como versão “light” do ABS 9 para motos, este sistema está em desenvolvimento no centro de segurança para motocicletas da Bosch, no Japão, em parceria com um fabricante de motos da Índia. A produção em série começará em 2013.

Publicidade

Bosch está desenvolvendo o equipamento no Japão em conjunto com um fabricante da India

Bosch está desenvolvendo o equipamento no Japão em conjunto com um fabricante da India

Publicidade

Como Funciona?

Quando a roda traseira da motocicleta trava, o que invariavelmente resulta em uma situação crítica para o piloto, ela pode muitas vezes ser desbloqueada se o motociclista colocar menos pressão no freio. O mesmo não ocorre com a roda dianteira, já que o piloto se desloca para frente durante a frenagem e a desaceleração acaba ocorrendo principalmente através da roda da frente.

Publicidade

Isso explica porque, em muitos países, inclusive no Brasil, até mesmo as motos com motores igual ou maior que 250 cilindradas, o sistema de freio da roda traseira é acionado por freio mecânico. “Regular a pressão da frenagem da roda dianteira por meio do freio hidráulico evita o bloqueio, aumenta a desaceleração e a estabilidade da moto”, diz Wolfgang Hiller, presidente regional da divisão de Chassis System Control da Bosch no Japão.

A unidade hidráulica da versão light do ABS 9 inclui somente duas válvulas de controle, uma câmara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de referência é calculada pelo sistema com base na informação transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Para um controle de frenagem mais preciso, também é possível instalar um segundo sensor na roda traseira.

Com esta configuração, as taxas de desaceleração correspondem como um sistema de dois canais e, com isso, é possível neutralizar qualquer levantamento da roda traseira. As fabricantes de motos podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga a este sistema.

O software para essa nova geração do ABS foi otimizado especialmente para atender o segmento de motos de baixa cilindrada. Para motos maiores e mais potentes, a Bosch oferece um sistema ABS mais completo, que controla ambas as rodas e oferece funções adicionais como, por exemplo, eletronic Central Braking System (eCBs) integrados que funcionam nas rodas dianteira e traseira, mesmo quando o condutor aciona apenas um dos freios.