A meta não é nada modesta, mas tem sido levada muito à sério pela alemã Bosch. A empresa está desenvolvendo tecnologias que promovem mais segurança para motociclistas, o que inclui, até mesmo, modos de condução autônoma. Um dos fatores que tem motivado a companhia foi o aumento de 9% nos acidentes fatais na Alemanha em 2017 e o fato de que, segundo a própria empresa, o risco de um pessoa perder a vida em um acidente de moto é até 20 vezes maior do que em uma fatalidade com carros.
Desta forma, a Bosch divulgou seu novo pacote de ‘segurança para motociclistas’. Ele inclui o Piloto Automático Adaptivo (ACC), alerta de colisão frontal e detecção de ponto cego – tecnologias que também estarão presentes em veículos autônomos. Segundo a Bosch, KTM e Ducati irão incluir o pacote em modelos de seu lineup até 2020. “A Bosch está levando a segurança do motociclista a um novo patamar”, diz o Dr. Dirk Hoheisel, membro do Conselho de Administração da Robert Bosch mundial.
Como são as tecnologias Bosch, incluindo o Piloto Automático Adaptivo (AAC)
Para a Bosch, ‘conduzir a moto no tráfego intenso e manter a distância correta do veículo à frente requer muita concentração’. Por isso, o ACC ajusta a velocidade da moto ao fluxo do tráfego, mantendo a distância necessária e segura do veículo à frente. Além disso, o sistema de piloto automático permite que o condutor se concentre mais na estrada, principalmente em situações de tráfego intenso, e também tenha mais conforto
Alerta de colisão frontal
O objetivo deste sistema é reduzir o risco de uma colisão traseira. “O sistema é ativado assim que o veículo entra em movimento e dá suporte ao condutor em todas as faixas de velocidade. Se o sistema detecta que outro veículo está se aproximando perigosamente e o condutor não reage à situação, ele avisa o motorista através de um sinal acústico ou óptico”, explica a marca.
Detecção de ponto cego
Neste tópico, o intuito foi promover mais segurança no momento em que o motociclista possa mudar de faixa. “O sensor de radar serve como o olho eletrônico do sistema de reconhecimento de ponto cego, identificando objetos em áreas de difícil visibilidade. Sempre que há um veículo no ponto cego do condutor, a tecnologia avisa por meio de um sinal óptico, por exemplo, no espelho retrovisor da motocicleta”, esclarece a alemã.
A Bosch garante que ‘os sistemas de assistência ao motociclista são mais um passo para tornar a mobilidade livre de emissões, acidentes e estresse uma realidade’. No ano passado, a marca apresentou o sistema protótipo que estabelecia uma comunicação em tempo real entre carros e motos, trocando informações sobre posicionamento, rota e velocidade. Na mesma época, a empresa também divulgou mais tecnologias, como o novo sistema de freios ABS (de décima geração) e o Controle de Estabilidade para Motos (MSC).