Publicidade

A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross Pró foi realizada neste fim de semana, 17 e 18, em São José (SC), na grande Florianópolis, durante a Copa Brasil de MX. Cerca de 15 mil pessoas assistiram as disputas neste domingo (18), no Motódromo Marronzinho.

Carlos Campano e Jean Ramos travaram um duelo particular para a equipe Yamaha Grupo Geração na decisão do título da categoria MX1 da Copa Brasil de Motocross disputada neste fim de semana, 17 e 18 de outubro. Para colocar ainda mais tempero, o octacampeão mundial Antonio Cairoli, da Red Bull KTM, fez uma participação especial no evento e deu show para os expectadores.

São José (SC) sediou a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross Pró - foto: Thyago Lorentz

São José (SC) sediou a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross Pró – foto: Thyago Lorentz

Cairoli venceu as duas baterias e conquistou a etapa de São José. Mas, a expectativa gerada desde o comunicado da participação do italiano era a de como se sairiam os pilotos que estão no Brasil. Na primeira bateria, Ramos e Campano deixaram claro que a vida do italiano não seria fácil. A dupla largou na frente e só aos 18 minutos, dos 30 de prova, é que Cairoli conseguiu assumir a liderança e cruzar a linha de chegada com 13 segundos de vantagem.

Publicidade

Carlos Campano largou na frente na segunda bateria, com Jean Ramos em segundo e Antonio Cairoli em terceiro. O italiano assumiu primeira posição na primeira volta, e a corrida parecia se encaminhar para uma disputa entre os pilotos da Yamaha pelo título da Copa Brasil. Mas, Cairoli errou e caiu, voltando à corrida na terceira posição. De volta à liderança, Campano tratou de abrir vantagem. Jean Ramos resistiu aos ataques do italiano por cerca de cinco voltas, mas acabou perdendo a segunda posição.

Cairoli ultrapassou Campano já passando dos 25 minutos de corrida. Começou, então, o duelo entre Campano e Jean pelo título. O brasileiro pressionou o espanhol até a última volta e ambos se aproximaram de Cairoli, que cruzou a linha de chegada com uma diferença de cerca de 2 segundos para os pilotos da Yamaha.

Antonio Cairoli“A corrida foi boa. O evento foi bem legal, com bastante público e uma pista bem técnica. Eu estava bem, mas na segunda bateria, um pouco cansado, acabei caindo, Mas, sabia que se mantivesse a velocidade e a consistência, voltaria ao primeiro lugar. Tenho que reconhecer que os dois pilotos (Carlos Campano e Jean Ramos) são muito bons, andaram melhor do que quando foram aos GPs. Acho que eles elevaram o nível do Brasil no motocross”.

Com o resultado, Carlos Campano ampliou a vantagem na liderança do Brasileiro, que agora é de 15 pontos a mais que Jean Ramos. “Na segunda bateria a pista já estava mais seca e estávamos andando mais rápido. Quase fui para o chão várias vezes, mas consegui me manter, dar meu máximo e conseguir bons resultados. Consegui melhorar no Brasileiro, mas a briga será até a última bateria”, declara o espanhol.

Publicidade

A disputa entre os dois pilotos levantou o público na segunda bateria, já que a briga durou até a última curva. “Aqui é a casa do Campano, então sabia que teria dificuldade. Dei o meu máximo até a última curva e queria conseguir a ultrapassagem para retribuir o apoio do público. Agora é continuar trabalhando. Quem cometer menos erro nas próximas provas fica com o título”, ressalta Jean Ramos.

Antonio Balbi Junior (Pro Tork 2B Kawasaki Racing) fez uma boa corrida e terminou na quarta posição, seguido por Jetro Salazar (Escuderia X), em quinto.

Na MX2, Hector Assunção garantiu o favoritismo e venceu na somatória das baterias. O piloto agora está com 23 pontos de vantagem do segundo colocado no Brasileiro, Dudu. Lima. “Foi um bom fim de semana. Já no sábado eu fiz o melhor tempo. Na primeira bateria fiquei sem freio dianteiro, mas consegui terminar em segundo. Na segunda bateria fiz uma boa disputa com o Fábio. Quem me preocupava mais era Dudu, e consegui vencer”, destaca Hector.

Outro piloto convidado levou a melhor na MX3; quem venceu a prova foi o piloto da Eslovênia, Roman Jelen. Como o piloto não pontua pelo Brasileiro, as atenções se voltaram para os pilotos Douglas Parise e Milton Chumbinho Becker. Parise terminou a prova na segunda colocação e conquistou a primeira posição pelo campeonato com Chumbinho na segunda colocação. Já na categoria Junior, Leonardo Cassarotti, que teve alguns problemas nas etapas anteriores, largou bem e administrou a prova até o fim, cruzando o arco de chegada em primeiro.

Publicidade

Separador_motos