Brasil é bicampeão mundial de aviões de papel na Áustria

Brasil é bicampeão mundial de aviões de papel na Áustria

Brasil é bicampeão mundial de aviões de papel na Áustria

Paulistano Leonard Ang tornou-se o melhor “piloto” do mundo no Red Bull Paper Wings 2009. Defensor do título da categoria tempo de voo, o brasileiro Diniz Nunes também chegou à final, mas foi superado pelo compatriota.

Pela segunda vez consecutiva, um brasileiro subiu ao lugar mais alto do pódio no Red Bull Paper Wings, o Campeonato Mundial de Aviões de Papel, em Salzburgo, na Áustria. Neste sábado (02/05), o estudante engenharia Leonard Ang, de 27 anos, foi coroado campeão da categoria “tempo de voo”, com a marca de 11,66 segundos na grande final entre os 10 melhores da modalidade em todo o planeta. Em 2006, na primeira edição do torneio, o brasileiro Diniz Nunes tivera o mesmo privilégio, mas desta vez teve que se contentar com o quinto lugar. O título de melhor do mundo permanece com o Brasil, mas tem um novo dono.

“Antes mesmo de conseguir a classificação para o mundial, pesquisei bastante e trabalhei muito no meu avião. Chegando aqui, eu continuei treinando e fazendo diversos exercícios físicos específicos para garantir o melhor lançamento. Felizmente venci e agora estou muito feliz”, declarou Leonard Ang, que voará a bordo de um helicóptero militar modelo Cobra como prêmio pela conquista.

O engenheiro Diniz Nunes, que tentava defender o título mundial, chegou a se classificar para a final da mesma categoria de Ang, mas terminou na quinta posição com o tempo de 9,53 segundos. Everton Batista e Daniel Freitas, representantes brasileiros respectivamente nas modalidades “distância” e “acrobacias”, não se classificaram para as finais, mas não deixaram de participar da festa brasileira na Áustria.

Quem marcou o voo mais distante foi o croata Jovica Kozlica, bicampeão mundial com 54,43 metros alcançados. O destaque nas apresentações acrobáticas foi o japonês Takeshige Kishii, eleito melhor do mundo pelos jurados, com 56 pontos na final. Ao todo foram 203 competidores, vindos de 83 países, presentes em Salzburgo, na Áustria, para o Red Bull Paper Wings 2009.

O campeão Leonard aproveitará a viagem à Áustria para visitar outros países da Europa nos próximos dias. Ele chegará a São Paulo na próxima sexta-feira, dia 8 de maio, com uma considerável mudança em seu visual. Cumprindo a promessa que fizera antes da disputa, o paulistano garante que irá raspar totalmente a cabeça. “Já está todo mundo me perguntando se vou cumprir o que tinha prometido, então não vai ter jeito”, disse o estudante de engenharia da USP.

Resultados do Red Bull Paper Wings World Finals 2009

Tempo de voo:
1- Leonard Ang (Brasil) – 11,66 segundos
2- Michael Kummer (Suíça) – 10,50 segundos
3- Gil Dotan (Israel) – 9,95 segundos

Distância:
1- Jovica Kozlica (Croácia) – 54,43 metros
2- Mike Opland (EUA) – 54,30 metros
3- Dylan Parker (Austrália) – 40,78m metros

Voo acrobático:
1- Takeshige Kishii (Japão) – 56 pontos
2- Tomasz Chodyra (Polônia) – 52 pontos
3- Norbert Sotcker (Hungria) – 42 pontos

Melhor equipe: Polônia