Publicidade

A fabricante de antiv¡rus Sophos mapeou os pa¡ses que mais geram spams no mundo e apresentou a lista com os doze mais ativos; o campeÆo ‚ os Estados Unidos e o Brasil ocupa o sexto lugar.

Chris Belthoff, analista de seguran‡a da empresa, comenta que mesmo com a legisla‡Æo anti-spam norte-americana, os Estados Unidos sÆo os mais agressivos, sendo respons veis por cerca de 60% dos spams gerados em todo o mundo.

“O spam ‚ um problema global e os pa¡ses estÆo finalmente iniciando uma s‚rie de a‡äes para minimizar este problema de forma mais s‚ria. O fato ‚ que nenhuma legisla‡Æo resolver  este problema de forma isolada”, ele diz.

A pesquisa da Sophos revela tamb‚m que embora um grande n£mero de spams seja originado de computadores norte-americanos, muitos sÆo enviados sem o conhecimento de seus donos. “Nossa an lise indica que um grande n£mero de spams vˆm da R£ssia, mesmo que este pa¡s apare‡a em 28ø lugar na lista. Tudo indica que os hackers estÆo entrando nos computadores de outros pa¡ses e enviando os spams via PCs infectados”, afirma Belfhoff.

Publicidade

O analista da Sophos esclarece ainda que alguns v¡rus permitem que os spammers se utilizem de computadores de terceiros para mandar os spams. Estes sequer sabem que estÆo sendo utilizados. “Mais de 30% dos spams sÆo enviados atrav‚s de computadores infectados, mostrando mais uma vez que ‚ necess rio trabalhar de forma coordenada para impedir este tipo de a‡Æo”, avisa Belhoff.

Veja a lista completa dos 12 mais do spam no link abaixo.