Publicidade

O International Six Days Enduro- ISDE, uma das maiores provas do motociclismo off road mundial, ser  disputado pela primeira vez no Brasil, de 3 a 8 de novembro de 2003, em Fortaleza.

Durante seis dias cerca de 500 pilotos de mais de 30 pa¡ses enfrentarÆo as areias e trilhas na regiÆo de Porto das Dunas, na capital do Cear . O ISDE acontece h  78 anos e ‚ considerado a “olimp¡ada das motos” devido ao grande n£mero de pa¡ses envolvidos.

O Six Days ‚ disputado em quatro categorias: a Trof‚u, com seis pilotos de ponta, a Trof‚u Junior, para equipes de no m¡nimo trˆs competidores de at‚ 23 anos de idade, com os nomes escolhidos por seletivas organizadas pelas confedera‡äes dos pa¡ses; a Clube com inscri‡äes de grupos compostos por trˆs pilotos associados a um clube ou federa‡Æo, e a categoria Individual. O Six Days premia as melhores sele‡äes mundiais, como numa olimp¡ada. A equipe da Finlƒndia, uma das favoritas ao t¡tulo, venceu em 2002 na cidade de Jabl•nec Nad Nisou, na Rep£blica Checa.

Apesar de ser sede do evento, o Brasil nÆo ‚ considerado favorito porque ainda est  longe do n¡vel t‚cnico das grandes potˆncias do esporte. A expectativa ‚ que tanto a equipe principal quanto a Junior terminem a competi‡Æo entre as 10 melhores, o que pode ser considerado um ¢timo resultado.

Publicidade

Para trazer o ISDE ao pa¡s, a Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo, entidade m xima que rege as regras das competi‡äes em duas rodas no pa¡s, investiu cerca de US$ 1,5 milhÆo nos £ltimos quatro anos, j  que para tentar ser sede do evento o pa¡s precisou participar com uma sele‡Æo principal por trˆs edi‡äes seguidas. O Brasil marcou presen‡a na Espanha, Fran‡a e Rep£blica Checa, os trˆs £ltimos pa¡ses-sede. Antes, em 94, j  havia corrido nos Estados Unidos.

A vinda do Six Days para a Am‚rica Latina ‚ um marco no motociclismo mundial, j  que a prova foi realizada apenas trˆs vezes fora da Europa- uma nos EUA e duas na Austr lia. “NÆo tem mais lugar na Europa para a pr tica do off road. Hoje existem duas boas op‡äes no mundo: µfrica e Am‚rica do Sul. Mas aqui o nosso poder de consumo ‚ bem maior que o dos africanos”, afirmou Lincoln Duarte, presidente da CBM e vice-presidente da FIM Federa‡Æo Internacional de Motociclismo. “Mais cedo ou mais tarde as f bricas de moto e equipamentos terÆo que investir no Brasil. E espero que o Six Days contibrua para isso”, acredita.

O International Six Days Enduro ‚ organizado e produzido pela Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo, Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisÆo ‚ da Federa‡Æo Internacional de Motociclismo. O patroc¡nio ‚ da Acerbis e co-patroc¡nio de TAM Viagens, Ypi¢ca e Museu da Cacha‡a. Apoio ‚ da KTM.