Publicidade
Belo Horizonte sediará etapa do Mundial de Superenduro

Belo Horizonte sediará etapa do Mundial de Super Enduro

Está confirmado no dia 18 de janeiro, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), o Maxxis FIM Superenduro World Championship, a modalidade mundial mais radical do Enduro Indoor.

Uma das atrações será a escolha da Miss Super Enduro Brasil

Uma das atrações será a escolha da Miss Super Enduro Brasil

A etapa brasileira será a quarta da temporada, que começou dia 17/11 em Liverpool, no Reino Unido. A etapa de abertura foi vencida pelo polonês Taddy Blazusiak, que ganhou as três corridas realizadas durante o dia. Antes de vir ao Brasil, a maior competição de enduro indoor do mundo ainda passa pela Polônia. Depois, o circuito mundial vai ao México e termina a temporada na França.

Publicidade

O Super Enduro geralmente é montado em arenas cobertas. Ele consiste em um circuito fechado, contra o relógio e com obstáculos criados para simular as mesmas dificuldades encontradas na prática do enduro outdoor.

No Brasil é cada vez maior o número de praticantes desta modalidade. A grande quantidade de pilotos brasileiros interessados em competir fez com que os organizadores solicitassem à Federação Internacional de Motociclismo (FIM) a inserção de uma série especial de baterias classificatórias, exclusiva para os pilotos nacionais. “Realmente ficamos surpresos com a quantidade de pilotos interessados em participar. Solicitamos aos promotores internacionais e, de fato, vamos dar oportunidades aos atletas nacionais”, disse Sebastião Lago Junior, um dos organizadores do evento e diretor da Quanta Sports.

Outra grata surpresa para os organizadores foi à venda antecipada de ingressos. Antes mesmo das campanhas publicitárias começarem a circular, já foi vendido um terço das entradas, que agora se encontram no segundo lote. Os ingressos custam de R$ 80,00 para arquibancada anel superior, até R$ 450,00 o Camarote Premium e podem ser adquiridas exclusivamente através do site do evento.

Uma das presenças brasileiras confirmadas na competição é Ramon Sacilotti, piloto, acostumado a triunfar nas provas de rali cross country e baja, encara agora os obstáculos do enduro. Serão pneus, pedras, trocos, água e toras pondo à prova a capacidade técnica de pilotos e motos.

Publicidade
Ramon Sacilotti vai acelerar na etapa brasileira do Mundial de Super Enduro

Ramon Sacilotti vai acelerar na etapa brasileira do Mundial de Super Enduro

“Vai ser minha primeira experiência na modalidade, mas assisti muitas corridas por video e em cima disso construí uma pista nos moldes do mundial para treinar. Desde quando foi confirmada minha participação, em novembro do ano passado, estou me dedicando bastante aos treinos e estou cada vez me sentindo melhor nos obstáculos. Participarei da categoria para pilotos brasileiros e quero aproveitar a oportunidade para aprender com os gringos. Sei que posso fazer um bom trabalho, mas não tenho nenhuma pressão por resultados, por isso o foco principal no evento é evoluir minha técnica e com isso melhorar meus resultados nas provas de Enduro FIM”, analisou o atleta de São José dos Campos (SP).

A categoria Super Enduro ou Enduro Extreme é nova. O primeiro campeão foi o Inglês David Knight, que teve o título reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) em 2008. Foi criada atendendo a demanda dos praticantes que no forte inverno europeu sentiam a necessidade de praticar o esporte em locais fechados.
A última vez que o Mineirinho recebeu um grande evento internacional similar, foi há 16 anos, quando sediou uma etapa do Campeonato Mundial de Supercross IndoorAo todo serão sete corridas oficiais, divididas nas categorias Prestige, Júnior e a Nacional, que foi criada exclusivamente para pilotos brasileiros que praticam a modalidade. A classe principal é a única que terá três corridas.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Mundial de Super Enduro – 18 Janeiro – Sábado

09h00 – Abertura portões externos
09h30 – Trial
10h00 às 12h20 – Treinos livres, classificatórios e repescagens
14h00 – Abertura portões internos
14h30 – Sessão Autógrafos
14h45 – Miss Super Enduro Brasil – Parte 1
15h00 – Apresentação dos Pilotos com Gabi Mello
15h15 – Treino Cronometrado cat. Prestige – 6 minutos
15h30 – 1ª corrida cat. Nacional 6min + 1 volta
15h45 – Super Pole cat. Prestige (6 pilotos)
15h55 – 1ª corrida cat. Juniors 6min + 1 volta
16h10 – 1ª corrida cat. Prestige 6min + 1 volta
16h25 – Show Musical com Gabi Mello 15min
16h40 – 2ª corrida cat. Nacional 6min + 1 volta + Pódio
17h00 – 2ª corrida cat. Prestige 6min + 1 volta
17h15 – 2ª corrida cat. Juniors 6min + 1 volta + Pódio
17h30 – Show de Gabi Mello e Miss Super Enduro Brasil – Parte final 25min
18h00 – 3ª corrida cat. Prestige 6min + 1 volta + Pódio
18h20 – Coletiva imprensa cat. Prestige

Publicidade