Publicidade

O Brasil vai sediar pela primeira vez a “copa do mundo” do motociclismo, o International Six Days Enduro (ISDE), uma das maiores provas do planeta.

A competi‡Æo ser  realizada em Fortaleza de 3 a 8 de novembro de 2003. Durante seis dias cerca de 400 pilotos de 33 pa¡ses enfrentarÆo as areias e trilhas na regiÆo de Porto das Dunas, na capital do Cear , num total de 1.386 quil“metros em seis dias de prova. O ISDE acontece h  78 anos e pela primeira vez ‚ realizado em um pa¡s da Am‚rica Latina. A prova s¢ saiu trˆs vezes da Europa (foi duas vezes para a Austr lia e uma para os Estados Unidos).

Para trazer o ISDE ao pa¡s, a Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo, entidade m xima que rege as regras das competi‡äes em duas rodas no pa¡s, investiu cerca de US$ 500 mil nos £ltimos quatro anos, j  que, para tentar ser sede do evento o pa¡s precisou participar com uma sele‡Æo principal por trˆs edi‡äes seguidas. O Brasil marcou presen‡a na Espanha, Fran‡a e Rep£blica Checa, os trˆs £ltimos pa¡ses-sede. Antes, em 94, j  havia corrido nos Estados Unidos.

O Six Days ser  disputado em quatro categorias: a Trof‚u, que conta com seis pilotos de ponta selecionados pelos pr¢prios pa¡ses; a Trof‚u J£nior para pilotos de at‚ 23 anos de idade; a Clube, categoria que aceita inscri‡äes de grupos compostos por trˆs pilotos associados a um clube ou federa‡Æo, e a categoria individual. O Six Days premia as melhores sele‡äes mundiais, como numa olimp¡ada. A equipe da Finlƒndia, uma das favoritas ao t¡tulo, venceu em 2002 na cidade de Jabl•nec Nad Nisou, na Rep£blica Checa.

Publicidade

Durante o Six Days sÆo esperados dois mil turistas do exterior em Fortaleza. A TAM Viagens, umas das patrocinadoras do evento, colocou dois mil pacotes … venda. A maior delega‡Æo ‚ a dos Estados Unidos, com 120 pessoas. 2.500 leitos estÆo reservados em 20 hot‚is da cidade, al‚m de 10 casas na regiÆo de Porto das Dunas, local onde vai funcionar a infra-estrutura do evento durante os seis dias de competi‡Æo.

Os nomes dos pilotos brasileiros que irÆo participar do Six Days j  foram selecionados pela Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo (CBM).

Trof‚u Junior
Jorge Balbi Junior (Honda 450 4 Tempos), MG
Felipe Zanol (Husqvarna 250 2 Tempos), MG
S‚rgio Klaumann (KTM 250 2 Tempos), SC
Diego Moraes (Gas Gas 125 2 Tempos), DF

Trof‚u Mundial
Bernardo MagalhÆes (KTM 250 2 Tempos), MG
Lu¡s Felipe Braga (KTM 250 2 Tempos), MG
Nielsen Bueno (KTM 450 4 Tempos), SP
M rcio Rog‚rio Nascimento (KTM 450 4 Tempos), SP
Stˆnio Pe‡anha (KTM 450 4 Tempos), SP
Alexandre Fernandes (KTM 250 4 Tempos), SP.

Publicidade

O International Six Days Enduro ‚ organizado e produzido pela Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo, Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisÆo ‚ da Federa‡Æo Internacional de Motociclismo (FIM). O patroc¡nio ‚ da Acerbis, Pirelli e Governo do Cear  e co-patroc¡nio de TAM Viagens, Ypi¢ca e Museu da Cacha‡a. Apoio ‚ da KTM, Honda e Husqvarna.