Wilton Gondinho, veio da China para participar do Piocerá-Cerapió

Brasileiro apaixonado por enduro descobre boas trilhas na China

Ele mora na China, mas em janeiro ele não assume compromisso algum, pois sua maior paixão está aqui no Brasil, mais especificamente no Rally Piocerá. Wilton Gondinho, o mineiro que adotou Recife como seu pouso seguro, está confirmado no Rally Piocerá 2013. E olha que a paixão pela competição é grande mesmo, afinal já são 12 edições que ele não perde e essa será sua 13ª disputa nas motos.

Gondinho, que mora há alguns anos em Shanghai, ama tanto o rally que mesmo na China tratou de descobrir amigos que gostam de enduro e no mês passado curtiu uma aventura incrível de sete dias, percorrendo províncias chinesas, como Zhejiang (ao sul de Shanghai) com destino à Tiantai, um dos berços do Budismo naquele país.

“Viajamos para o leste para a área da cidade de Lin’An, na fronteira das províncias de Zhejiang & Ahui, a poucos quilômetros da famosa Huangshan ou Montanha Amarela (um dos mais famosos pontos turísticos da China). Nós fizemos trilhas durante dois dias na área de Lin’An e voltamos para Shanghai”, disse Gondinho, relatando um pouco de sua incrível aventura.

Wilton Gondinho, vem da China para participar do Piocerá-Cerapió

Wilton Gondinho, vem da China para participar do Piocerá-Cerapió

No grupo, além do brasileiro, mais dez trilheiros: seis chineses, um de Hong Kong, um de Taiwan, um do Japão e um colombiano. Gondinho disse que foi a primeira vez que pilotou uma Shineray 250. “Ela funcionou bem apesar de alguns componentes que precisam ser trocados, adicionados ou eliminados; pode ser comparada com a velha Honda Tornado com algumas vantagens: motor refrigerado à água com ventoinha automática, freio traseiro à disco e suspensão ajustável. A maior semelhança com a Tornado é o peso, muito peso (aprox. 130 Kg). Seu custo é de U$ 2,700”, especificou.

Gondinho possui alguns troféus no Rally Piocerá – Cerapió em categorias diferentes, como Executivo e Over-40. Sua primeira participação foi no Cerapió de 1992. Em 1994, foi campeão na categoria Sênior. O piloto é mesmo um aventureiro. Fez muitas trilhas na Indonésia e Nova Zelândia, além dos Estados Unidos e, claro, na China.

O Rally Piocerá 2013 começa dia 20 de janeiro, em Teresina-PI, passando por Pedro II, Ubajara-CE, Guaramiranga-CE e chegando na capital cearense, Fortaleza. As inscrições estão abertas para as modalidades Moto, Carro 4×4, Quadriciclos, UTVs e Bikes no site oficial do evento: www.cerapio.com.br/piocera2013. Patrocínio: Governo do Estado do Piauí e Governo do Estado do Ceará.