Brasileiro conquista segundo lugar no Concurso de Design Peugeot

Selecionado dentre mais de quatro mil projetos elaborados por concorrentes de 113 pa¡ses, o projeto N Jooy, do paranaense Wesley Saikama, ficou em segundo lugar na classifica‡Æo final.

A Peugeot divulgou no £ltimo dia 13, atrav‚s do site www.peugeot-concours-design.com, a classifica‡Æo final da quarta edi‡Æo do Concurso de Design Peugeot. O destaque desta edi‡Æo do concurso ficou por conta do projeto N Jooy, criado pelo brasileiro Wesley Saikama, estudante de Design da Universidade Federal do Paran  (UFPR), que conquistou a segunda coloca‡Æo.

Inspirado em antigos ve¡culos de F¢rmula 1, o projeto – que possui esferas ao inv‚s de rodas, controladas por motores el‚tricos independentes – ‚ o respons vel por elevar, pela primeira vez, um concorrente brasileiro a esse resultado. Ap¢s conseguir a classifica‡Æo entre os dez finalistas, resultado obtido atrav‚s da vota‡Æo de mais de 116 mil internautas e divulgado na £ltima semana, o projeto brasileiro foi um dos escolhidos pelo j£ri criado por Fr‚d‚ric Saint-Geours, Diretor Geral da Peugeot, com base em crit‚rios como originalidade do projeto, qualidade da apresenta‡Æo final (visuais, explica‡Æo do conceito) e coerˆncia com o tema.

“Foi um resultado inesperado”, declara Wesley Saikama, que pela primeira vez participou de um concurso dessa dimensÆo, em n¡vel mundial, com concorrentes de mais de 100 pa¡ses. “Tive conhecimento do concurso durante a terceira edi‡Æo, mas nÆo teria tempo h bil para criar o projeto”, afirma. Visando uma futura participa‡Æo, Saikama passou a realizar pesquisas focadas nos ve¡culos de s‚rie e concept-cars Peugeot, buscando referˆncias tamb‚m nos projetos vencedores das edi‡äes anteriores e em pesquisas pela Internet, inclusive atrav‚s do game X Box 360.

O esfor‡o valeu a pena. A partir da divulga‡Æo do tema, o estudante precisou de dois meses para desenvolver seu projeto, e mais duas semanas para adapt -lo ao computador. “Esse reconhecimento ser  muito importante profissionalmente, pois creio que poder  me abrir portas no mercado de trabalho”, conclui Saikama, que pretende ainda investir em outros cursos para obter ˆxito nesta  rea de trabalho.

Jovem romeno conquista o primeiro lugar
O grande vencedor do concurso foi o Flux, projeto elaborado pelo romeno Mihai Painatescu, de 20 anos, que estuda no Instituto Europeu de Design, em Turim. Este projeto foi criado sob um conceito de versatilidade, com a finalidade de possibilitar o uso em diferentes condi‡äes de piso, proporcionando uma condu‡Æo divertida e em total contato com o ambiente externo – por isso a ausˆncia da capota.

O ve¡culo traz em seu design uma mistura harmoniosa de linhas retas e curvas, visual caracter¡stico da marca Peugeot, e apresenta medidas relativamente pequenas, com 3,5m de comprimento por 1,65m de largura. O Flux ‚ movido por meio de uma esta‡Æo de energia de hidrogˆnio compacta localizada na parte traseira do ve¡culo, em conjunto com um tanque instalado sob o cap“ dianteiro. O pl stico ‚ o material utilizado na composi‡Æo do cap“ e dos pain‚is laterais, trazendo ainda poliuretano nos assentos e alum¡nio para as pe‡as mecƒnicas. Componentes como os protetores que envolvem o cockpit e o chassi sÆo feitos em metal.

J  o terceiro lugar foi conquistado pelo venezuelano Gustavo Ferrero, com o projeto Allscape. Trata-se de um ve¡culo h¡brido – pode ser movido a g s natural ou atrav‚s de quatro motores el‚tricos, localizados na rodas -, que traz suspensÆo esportiva r¡gida e um sistema de transmissÆo seqencial de sete velocidades, com trˆs modos de utiliza‡Æo: autom tica, manual e F1 – destinada para o uso em competi‡äes.

Criado sob um novo conceito de design, destinado a uma gera‡Æo de amantes de carros esportivos que buscam alta potˆncia, o Allscape ‚ dotado tamb‚m de diversos acess¢rios e detalhes, tais como computador de bordo no console, monitores internos com diversas fun‡äes, console geogr fico – com b£ssola anal¢gica, alt¡metro e horizonte artificial, que auxiliam na navega‡Æo -, al‚m de CD, DVD, MP3, apresenta‡Æo de informa‡äes de GPS e conexäes m£ltiplas USB.

Um projeto, um conceito-O prˆmio maior, destinado ao primeiro colocado, ser  a produ‡Æo de um prot¢tipo do seu projeto em tamanho natural, que ser  apresentado em setembro, no SalÆo de Frankfurt. O trof‚u “La Griffe”, juntamente com o cheque no valor de 6 mil euros, ser  entregue ao vencedor por Saint-Geours no SalÆo de Genebra, que acontece em mar‡o.

O tema desta edi‡Æo, “Reinvente o autom¢vel Peugeot como fonte de prazer”, resumido atrav‚s da sigla P.LE.A.S.E, foi revelado ao p£blico em setembro de 2006 por meio do site, que tamb‚m hospedou todos os projetos enviados entre 6 de outubro e 4 de dezembro. Dentre os mais de quatro mil projetos concorrentes, trinta foram selecionados em meados de dezembro e, posteriormente, disponibilizados para vota‡Æo dos internautas, para sele‡Æo dos dez finalistas.

O Concurso de Design Peugeot ‚ realizado desde 2000 com o objetivo de proporcionar aos designers amadores uma oportunidade de expressarem seu esp¡rito criativo a partir do tema “Autom¢vel”. Os concept-cars ilustram de forma brilhante a importƒncia da est‚tica … Peugeot, alinhada a valores como inova‡Æo, tecnologia e preocupa‡Æo com o meio ambiente, para que o autom¢vel seja sempre um prazer.

Confira os vencedores das edi‡äes anteriores:

2000 / 2001 – Tema “Desenhe o seu Peugeot de 2020″
Projeto: Moonster
Criador: Marko Lukovic (22 anos) – S‚rvia

2002 / 2003 – Tema “Desenhe o seu Peugeot de estilo retr“-futurista”
Projeto: 4002
Criador: Stefan Schulze (32 anos) – Alemanha

2004 / 2005 – Tema “Desenhe o Peugeot com que sonha para um futuro pr¢ximo”
Projeto: Moovie
Criador: Andr‚ Costa (22 anos) – Portugal