Publicidade

Nos dias 14 e 15 de março, a cidade de Ibiraci (MG), localizada a 425 km de Belo Horizonte, recebe a abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro, válida também pela 2ª e 3ª etapas do Campeonato Mineiro. Em sua quarta edição, o Enduro Master Racing já se destaca como uma das etapas mais técnicas e exigentes do calendário, com deslocamentos por trilhas e especiais duras. Para a edição desse ano os organizadores prometem manter essas características e utilizar tudo que a geografia da região oferece.

BrasEnd_2_24_02Ibiraci fica na bela região da Serra da Canastra e possui no seu entorno inúmeras trilhas, com graus de dificuldade variados e diferentes tipos de piso e relevo, ou seja, o cenário ideal para a prática do Enduro. Somadas a esses atributos naturais, os organizadores prepararam trechos com obstáculos artificiais e elaboraram especiais como o inédito Super Test, que é uma mistura de um Enduro Test com um Cross Test, formando um trecho bastante variado.

O percurso da prova têm 50 quilômetros de extensão e foi dividido em três especiais, um Cross Test, um Super Test e um Extreme Test, com tempo estimado em 02h10 por volta. No sábado, os pilotos terão que fazer 3 voltas completas, sendo que na primeira somente o Extreme Test será para reconhecimento e as outras especiais já serão cronometradas. No domingo, mais duas voltas valendo todas as especiais. O forte calor, característico dessa época do ano, representa mais um obstáculo e vai exigir dos competidores um bom preparo físico e boa hidratação. Além disso, existe a possibilidade de pancadas de chuva, que pode alterar o desempenho nas especiais.

De acordo com Maurício Brandão, presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e diretor de Enduro da Confederação Brasileira de Motociclismo, a modalidade vem se desenvolvendo tecnicamente dentro e fora das trilhas e hoje temos pilotos profissionais e equipes fortes. “Buscamos a profissionalização do esporte em todos os aspectos que envolvem a competição, desde as trilha,s até infraestrutura para receber pilotos e equipes, passando pela apuração, segurança, parte promocional, premiação e divulgação do evento. Criamos um padrão que vem se mostrando adequado para o Enduro e que pode ser adaptado para outras modalidades”, afirmou o dirigente.

Publicidade

Separador_motos