Publicidade
Foto: divulgação

Foto: divulgação

A edição 2009 do Campeonato Brasileiro de Motocross começa nos dias 28 e 29 de março, em Indaiatuba, SP. A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) divulgou ontem uma série de novidades para a edição deste ano.

A principal delas é o aumento da premiação da competição. Em parceria com a Honda, patrocinadora da competição, a Confederação anunciou que serão distribuídos R$ 50 mil aos vencedores. Isto representa um aumento de mais de 30%, já que, em 2008 a premiação foi de R$ 37 mil.

“Em tempos de crise, ficamos muito orgulhosos de anunciar que vamos aumentar a premiação para os pilotos. A Honda tem sido um grande parceiro nosso ao longo dos anos e, mais uma vez, está com a gente nesta iniciativa.”, comentou Alexandre Guelman, presidente da CBM.

Publicidade

Os 25 primeiros colocados de todas as categorias serão premiados. A CBM passa a premiar ao todo 200 pilotos. Ano passado eram 130. A tabela de premiação pode ser encontrada no link na seção regulamentos, dentro da modalidade motocross, no site da CBM (www.cbm.esp.br).

Outra novidade é a inserção da categoria 50cc dentro da competição. Agora, as crianças que dão os seus primeiros passos no esporte, poderão competir junto com os seus grandes ídolos. “Optamos em colocar a 50cc junto do Brasileiro de Motocross porque agora as crianças poderão assistir de perto as provas dos principais pilotos do Brasil e assim evoluirão mais rápido no esporte”, ressaltou Alexandre.

Com isso, o campeonato passa a contar com oito categorias (50cc, 65cc, 85cc, CRF 230, MXJr, MX3, MX2 e MX1). A CBM decidiu voltar a utilizar o sistema utilizado na abertura de 2008, com provas aos sábados e aos domingos. No primeiro dia, irão competir as categorias amadoras e, no segundo, as categorias profissionais. “Este formato é muito mais interessante para o público, pois assim, os dois dias ficam emocionantes. No formato anterior, o sábado fica só pra treinos e não agrada a platéia”, comparou o presidente.

O sistema de pontuação também será alterado, para deixar a competição ainda mais emocionante. Em 2009, a CBM muda o critério de pontuação e os vinte primeiros colocados somarão pontos. A expectativa é que a disputa pelo título fique ainda mais acirrada.

Publicidade

O Brasileiro de Motocross 2009 será composto por oito etapas. Conheça o calendário completo:

28.03 – Indaiatuba, SP
18.04 – SC
16.05 – RS
13.06 – PR
11.07 – Sorriso, MT
18.07 – Sonora, MS
15.08 – ES
29.08 – RJ

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross tem o patrocínio de Honda e Móbil. Apoio de Concessionária Pró Link, Prefeitura de Indaiatuba e Funsol. A realização é da Federação Paulista de Motociclismo. Supervisão Confederação Brasileira de Motociclismo.