Publicidade

Após disputa emocionante, o argentino Diego Pierluigi, da JC Racing Team, quebrou a sequência de vitórias do francês Matthieu Lussiana, da BMW Motorrad Petronas Racing, assumindo a primeira colocação no pódio da GP 1000, principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade (Moto 1000 GP), neste domingo (28), no Autódromo Ayrton Sena, em Goiânia.

Largada da GP 1000 para a terceira etapa do Moto 1000 GP - foto:  William Inácio

Largada da GP 1000 para a terceira etapa do Moto 1000 GP – foto: William Inácio

Em briga apertada, Pierluigi que havia pressionado o francês em outros momentos da competição, voltou a atacar nas duas últimas voltas e na abertura da última volta “roubou” o primeiro lugar. “Foi uma boa corrida, tanto a do Matthieu quanto a minha. Nós dois erramos em um algum momento da corrida, primeiro eu atrás dele e depois, ele errou na abertura da última volta. A corrida poderia ter sido vencida por qualquer um dos dois”, afirmou o vencedor do GP Michelin, na categoria GP 1000. Ele também afirmou estar feliz pela vitória, “Nunca havia passado tanto tempo sem ganhar uma corrida no campeonato, mas segui trabalhando duro junto com a equipe”.

Na segunda volta o argentino bateu o recorde na pista em 1min24s161. Esse mesmo recorde foi quebrado por Matthieu Lussiana na última volta quando tentava recuperar, em vão, a primeira posição. O francês fez o menor tempo em 1min23s968.

Publicidade

Vencedor da etapa goiana disputada em 2014 e das duas primeiras provas deste ano, Lussiana afirmou não estar muito bem com a moto, mas feliz por ter terminado a corrida. “O importante é o campeonato. Infelizmente não me senti muito bem com a moto, não estava com um bom sentimento. Errei na abertura da última volta e quase consegui passar de novo”.

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade foi marcada também por forte disputa pelo terceiro lugar que ficou com o português Miguel Praia, da Center Moto Racing Team. Durante a prova, a posição foi disputada também pelos brasileiros Wesley Gutierrez, da Motonil Motors – PDV Brasil e Danilo Lewis, da Tecfil Racing Team. Miguel Praia afirmou que considerou a corrida muito difícil fisicamente. “Não sabíamos muito bem qual seria o comportamento da nossa moto na segunda metade da corrida e não foi muito bom”, lamentou o português. O piloto conta também que perdeu muito grip depois da sexta volta e não conseguiu virar em 1min24s e então passou a fazer tempos em 1min25s. “A partir daí apareceu o Gutierrez e depois o Lewis, mas conseguimos defender bem a posição. Fiquei um pouco desapontado porque não consegui manter o ritmo do Lussiana e o Pierluigi”, finalizou Praia.

GP 1000 Evo
Na classe Evo, o paulista Nick Iatauro, do Team Suzuki PRT, comemorou o primeiro lugar no pódio ao lado de Diego Pretel, da DRT e Alessandro Andrade, da Rupper’s Extra Power, que ficaram com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Satisfeito com seu desempenho, Iatauro afirmou que largou bem. “Mantive o mesmo ritmo de treino nas dez primeiras voltas”. O segundo no pódio da Evo, Diego Pretel disse estar completamente sem referência e sem preparo físico. “Estou com o ombro contundido e por isso perdi um pouco de parâmetro para correr”. Já Alessandro Andrade que corre em Goiânia pelo Campeonato Goiano falou que estranhou a pista porque usa outra marca de pneu. “Isso muda o acerto da moto e eu jamais tinha corrido com pneu slick”, destacou o goiano ao garantir que está muito feliz e contente com o resultado.

Resultado da etapa – GP 1000
1º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000, com 25min34s959
2º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, a 0s055
3º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, GP 1000, a 15s400
4º) Danilo Lewis (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 15s625
5º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 23s363
6º) Sebastiano Zerbo (ITA/Target Race Superbike Team), Kawasaki, GP 1000, a 25s596
7º) Nick Iatauro (SP/Team Suzuki PRT), Suzuki, GP 1000 Evo, a 57s277
8º) Philippe Thiriet (MG/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 1min09s183
9º) Diego Pretel (SP/DRT), Ducati, GP 1000 Evo, a 1min15s085
10º) Alessandro Andrade (GO/Rupper’s Extra Power), Kawasaki, GP 1000 Evo, a 1 volta
Melhor Volta: Lussiana, na 18ª, 1min23s968, média de 163,777

Publicidade

Após três etapas, a classificação na categoria GP 1000 é a seguinte:
1º) Lussiana, 74;
2º) Pierluigi, 53;
3º) Praia, 47;
4º) Gutierrez, 40;
5º) Lewis, 32;

Após três etapas, a classificação na categoria GP 1000 Evo é a seguinte:
1º) Iatauro, 59;
2º) Pretel, 45;
3º) Moura, 40;
4º) Salles, 23;
5º) Testa e Andrade, 16.

▬  ♦  ▬ ♦  ▬

GRANADO VENCE O GP MICHELIN DE PONTA A PONTA NA GP 600
Piloto dominou a corrida, venceu a terceira consecutiva e fez a volta mais rápida da prova

Publicidade

Eric Granado, da GST Honda Mobil Super Moto, comemorou mais uma vez o primeiro lugar no pódio do Moto 1000 GP, na categoria GP 600. Em prova disputada neste domingo (28) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, Joelsu Silva, piloto da Paulinho Superbikes e Matheus Oliveira, da Tecfil Racing Team, ocuparam o segundo e terceiro lugar respectivamente.

Largada da GP 600 para a terceira etapa do Brasileiro de Motovelocidade - foto: William Inácio

Largada da GP 600 para a terceira etapa do Brasileiro de Motovelocidade – foto: William Inácio

Granado, que venceu as duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, fez também a volta mais rápida da corrida em 1min27s739. “Quero agradecer minha equipe. Em relação à prova, tive um problema com a tração na parte traseira da moto e não conseguir baixar de 1min27 alto”, afirmou o paulista. Cautela e ampla vantagem em relação aos demais pilotos marcaram a prova de Eric Granado. Após manter um forte ritmo no início da prova, ele decidiu ser cauteloso para terminar a prova em segurança. “Tive que diminuir o ritmo no final para ultrapassar os retardatários com segurança e não atrapalhar também a disputa deles”.

O paranaense Joelsu Silva, que mostrou boa evolução durante a prova, acredita que fez uma corrida de estratégias. “O Eric imprimiu um ritmo muito forte e a pista estava muito quente. Nós tivemos muito trabalho no fim de semana por causa do estrago no meu motor durante os treinos”, contou.

A corrida terminou com bandeira vermelha devida a queda de Márcio Bortolini (City Service BSB Motor Racing), que compete pela GP 600 Evo, na última volta. A moto ficou em posição delicada, mas o piloto passa bem e não precisou ser encaminhado para uma unidade hospitalar.

GP 600 EVO, SANTIN VENCE E LIDERA ISOLADO

Na classe Evo, Marciano Santin, da Santin Racing, confirmou favoritismo apresentado nos treinos e ocupou o primeiro lugar no pódio na categoria dos pilotos em estágio de evolução, que compartilham o grid com a GP 600. “Estou Satisfeito com o resultado, cheguei em quinto lugar na classificação geral competindo com esses pilotos de primeira linha”, afirmou ao garantir que já começa a pensar em administrar o campeonato a partir da próxima etapa. Em segundo lugar na Evo, ficou Douglas Pecoraro e o terceiro a compor o pódio foi Flávio Pavanelli (SP/Motonil Motors-PDV Brasil).

Resultado da etapa – GP 600
1º) Eric Granado (SP/GST Honda Mobil Super Moto), Honda, GP 600, com 20min46s137
2º) Joelsu da Silva (PR/Paulinho Superbikes), Kawasaki, GP 600, a 17s943
3º) Matheus Oliveira (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, GP 600, a 25s192
4º) Ian Testa (DF/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 600, a 31s463
5º) Marciano Santin (RS/Santin Racing), Honda, GP 600 Evo, a 1min02s415
Melhor Volta Granado, na 3ª, 1min27s739, média de 156,738 km/h

Classificação do campeonato – GP 600:
1º) Granado, 80;
2º) Solorza, 40;
Logo_Moto1000GP_150x1133º) Da silva, 37;
4º) Pires, 36;
5º) Santin, 29.

Classificação do campeonato – GP 600 Evo:
1º) Santin, 70;
2º) Pavanelli, 41;
3º) Dias, 38;
4º) Pecoraro, 35;
5º) Luciano, 30.

▬  ♦  ▬ ♦  ▬

 

GP Light: Rafael Nunes vence de ponta a ponta em Goiânia

Com ampla vantagem sobre os demais pilotos, o pole position Rafael Nunes, da Team Suzuki PRT, foi vencedor de ponta a ponta. “Deu tudo certo, fiz uma boa largada e consegui manter o ritmo da corrida”, disse o piloto. Nunes que continua líder do campeonato com 67 pontos atribuiu à vitória, em boa parte, ao trabalho de sua equipe. O brasiliense Henrique Castro, da City Service BSB Motor Racing, não conseguiu acompanhar o ritmo de Nunes e terminou a corrida em segundo O terceiro lugar no pódio ficou para Marcelo Dahmer, piloto da K Racing que havia largado da nona posição. A queda de Marcos Prata, piloto da Target Race Superbike Team, causou a interrupção da corrida. O piloto foi conduzido ao Hospital de Urgência de Goiás. Ele estava clinicamente estável e consciente, com suspeitas de fratura de bacia.

▬  ♦  ▬ ♦  ▬

GPR 250: Ton Kawakami vence disputa apertada no GP Michelin

Disputa intensa e inédita na GPR 250 fechou o domingo (28) de competições do GP Michelin, terceira etapa do Brasileiro de Motovelocidade, em Goiânia (GO). O líder Ton Kawakami, da Playstation-PRT, protagonizou uma disputa acirrada com a piloto Indy Munoz, da City Service BSB Motor Racing, estreante. Ela ficou em segundo e Guilherme Brito, da Team Estrella Galicia 0,0 Alex Barros, em terceiro.. “Os pilotos estavam caindo, o piso estava escorregando. Usei a cabeça e deixei tudo pra última volta”, contou Kawakami. Já Guilherme Brito, da Team Estrella Galícia Racing, foi terceiro. O pole Brian David, pela Team Estrella Galícia Racing, caiu após se chocar com Meikon Kawakami, da Playstation-PRT que também caiu e saiu da prova.

Separador_motos