Publicidade

A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade de 2015, o GP Campo Grande apresentou ao público do Moto 1000 GP mais uma disputa histórica pela vitória. A liderança da corrida deste domingo (26) no Autódromo Internacional de Campo Grande foi definida a duas curvas da bandeirada final. A vitória, pela terceira vez no ano, foi conquistada pelo atual campeão Matthieu Lussiana, piloto francês da BMW Motorrad Petronas Racing.

Largada do GP Campo Grande para os pilotos da GP 1000, principal categoria do Brasileiro de Motovelocidade

Largada da GP 1000 no GP Campo Grande, a principal categoria do Brasileiro de Motovelocidade – foto: Rodrigo Ruiz

Lussiana, que somou também os pontos de bonificação pela volta mais rápida da corrida e pela conquista da pole position, cruzou a linha de chegada, depois de 16 voltas de disputa, com vantagem de 37 milésimos de segundo sobre o argentino Diego Pierluigi, piloto da Kawasaki da JC Racing Team. A terceira posição coube ao também argentino Luciano Ribodino, que voltou ao Moto 1000 GP defendendo também a BMW Motorrad Petronas Racing.

Já cumpridas quatro das oito etapas da quinta temporada do Moto 1000 GP, Lussiana tem 28 pontos de vantagem sobre o vice-líder Pierluigi na tabela do campeonato. O terceiro na pontuação é o português Miguel Praia, que teve de fazer corrida de recuperação depois de cair de segundo para sétimo na largada e levou a Honda da Center Moto Racing Team ao quarto lugar no resultado final da etapa.

Publicidade

Lussiana teve desempenho eficiente na largada e manteve-se à frente. Seu companheiro de equipe Luciano Ribodino ultrapassou Miguel Praia e já era segundo colocado na primeira curva da corrida. Sua pretensão de pressionar o líder francês, contudo, esbarrou no bom início de corrida de Wesley Gutierrez, que largou em sexto e completou a primeira volta em segundo. Diego Pierluigi superou Ribodino na segunda volta.

Gutierrez, na primeira fase da prova, tinha um ritmo ligeiramente mais forte que o de Lussiana. Descontando um décimo de segundo por volta, esteve a 1s310 da liderança. O francês reagiu na quinta volta e ampliou sua margem a 1s759, passando a 1s943 na sexta. A essa altura, a principal preocupação de Gutierrez era a pressão que ele recebia de Pierluigi. Preocupação pertinente: o argentino ultrapassou o brasileiro na nona volta.

Enfrentando problemas de equilíbrio com a moto número 47, Gutierrez acabou saindo da pista ao fim da reta dos boxes na abertura da 11ª volta. Seu infortúnio devolveu Ribodino à terceira posição e permitiu a Praia assumir o quarto lugar. Lussiana perdeu tempo na negociação com o tráfego e, com isso, Pierluigi aproximou-se para disputar diretamente a liderança – no complemento da 12ª volta, a diferença entre os dois era de 0s588.

Lussiana enfrentava dificuldades com seu equipamento. Teve reações adversas da moto em duas curvas consecutivas na 13ª volta. Pierluigi assumiu a liderança e fechou a volta 13 com vantagem de 0s368, diferença que evoluiu a 0s562 na volta 14 e a 0s290 na 15. Os dois abriram a última volta juntos. Lussiana conseguiu a ultrapassagem sobre Pierluigi retardando uma frenagem a duas curvas do fim da corrida. Venceu com margem de 0s037.

Publicidade

Na classe GP 1000 Evo, destinada aos pilotos que têm suas carreiras em fase de ascensão, Diego Pretel colocou a Ducati da DRT na liderança logo após a largada, para mantê-la até o fim. O pole Nick Iatauro, do Team Suzuki-PRT, caiu para terceiro no início, recuperou uma posição na segunda volta e a diferença entre os dois passou a oscilar em cerca de dois segundos, com o desempenho alternado dos dois pilotos ao longo das 16 voltas.

Pretel chegou à segunda vitória no ano – ele havia vencido na abertura da temporada, em Curitiba. O resultado o fez chegar a 70 pontos, agora a nove do líder Iatauro, vencedor das etapas de Cascavel e Goiânia. O paranaense Victor Moura terminou em terceiro com a BMW da M2B Racing e mantém essa mesma colocação no campeonato, com 56 pontos. A quinta etapa, no dia 30 de agosto, será disputada no Autódromo Internacional de Curitiba.

MOTO 1000 GP – GP Campo Grande – GP 1000
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW), BMW Motorrad Petronas Racing, 23min10s806
2º) Diego Pierluigi (ARG/Kawasaki), JC Racing Team, a 0s037
3º) Luciano Ribodino (ARG/BMW), BMW Motorrad Petronas Racing, a 2s686
4º) Miguel Praia (POR/Honda), Center Moto Racing Team, a 5s254
5º) Wesley Gutierrez (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 14s097
Melhor volta: Lussiana, na 5ª, 1min26s056, média de 146,960 km/h

Logo_Moto1000GP_150x113Classificação do campeonato após 4 etapas:
1º) Matthieu Lussiana, 101 pontos;
2º) Diego Pierluigi, 73;
3º) Miguel Praia, 60;
4º) Wesley Gutierrez, 51;
5º) Sebastiano Zerbo, 37.

Publicidade

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

DEMAIS CATEGORIAS

GP Light – Na categoria GP Light, a vitória no GP Campo Grande coube a Marcelo Dahmer, que largou da pole position e liderou de ponta a ponta. O pódio teve pilotos de três marcas de motocicletas. Além de Dahmer, que pilota a Honda da K Racing, a premiação acolheu o paranaense Rafael Nunes, do Team Suzuki-PRT, e o brasiliense Henrique Castro, inscrito com a Kawasaki da City Service BSB Motor Racing, que foram segundo e terceiro.

William Inácio/Grelak Comunicação): A vitória conquistada no GP Campo Grande foi a quarta de Eric Granado no Moto 1000 GP em 2015

A vitória em Campo Grande foi a quarta de Eric Granado no Brasileiro de Motovelocidade 2015 – foto: William Inácio

GP 600 A GP 600 manteve o domínio de Eric Granado na temporada de 2015. O piloto paulista da GST Honda Mobil Super Moto largou da pole e venceu pela quarta vez, tornando-se o terceiro maior vencedor da história da categoria. Em segundo terminou o paranaense Joelsu Mitiko, com a Kawasaki da Paulinho Superbikes. O terceiro colocado foi o brasiliense Ian Testa, com a Kawasaki da equipe Motonil Motors-PDV Brasil

GPR 250 – A Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros comemorou no GP Campo Grande a primeira dobradinha de 2015 da categoria de formação de pilotos GPR 250. A vitória coube ao goiano Brian David, neste ano representando Mato Grosso do Sul. O cearense José Duarte, seu companheiro de equipe, foi o segundo. Em terceiro ficou o paulista Ton Kawakami, da Playstation-PRT, que se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

Campo Grande reúne 21.000 torcedores e garante etapa do Moto 1000 GP para 2016
Adesão do público na 4ª etapa supera expectativas da organização

Quarta das oito etapas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade de 2015, o GP Campo Grande superou as expectativas da organização do Moto 1000 GP. As corridas das categorias GP 1000, GP 600, GP Light e GPR 250 e as ações promocionais desenvolvidas pela direção do evento e pelas marcas parceiras reuniram no Autódromo Internacional de Campo Grande no último domingo (26), público superior a 21.000 torcedores.

BR_Motov_publico_27_07

21 mil pessoas lotaram as arquibancadas do GP Campo Grande – foto: Rodrigo Ruiz

A primeira ação voltada à torcida aconteceu no sábado (25), quando um motopasseio preparado no centro da cidade chegou ao autódromo logo após a sequência de treinos classificatórios do GP Campo Grande. A atividade reuniu mais de 320 motociclistas, que puderam percorrer algumas voltas pela pista de corridas e participaram de sorteio de credenciais de paddock e vários outros brindes oferecidos pelos patrocinadores do Moto 1000 GP.

A adesão do público sul-mato-grossense à proposta do Moto 1000 GP na quarta etapa da temporada de 2015 foi suficiente para que se confirmasse, ainda no domingo, a inclusão de Campo Grande no calendário do Brasileiro de Motovelocidade do próximo ano.

Separador_motos