Publicidade

Após uma prova dura, sob um sol escaldante, Halysson Henrique Ferreira, da cidade de Patrocínio (MG) é o grande campeão do Campeonato Brasileiro de Moutain Bike Marathon 2015 que aconteceu no último domingo, 30, cidade de Picos, Sul do Piauí.

MTB - foto: Márcia Cristina

Halysson Henrique Ferreira, campeão do Brasileiro de Moutain Bike Marathon 2015 – foto: Márcia Cristina

Com o tempo de três horas, 36 minutos e 49 segundos, o mineiro de 27 anos levou o título mais cobiçado do Brasil na categoria. Halysson comemora seu primeiro título nacional com o melhor tempo de todos os competidores. “Foram quase 100 Km de prova. Foi mais um sonho realizado. Comecei a atacar cedo a trilha e logo nos primeiros quilômetros entrei para o pelotão. O vento estava contra e deixou a prova difícil”, disse o atleta que é da equipe Focus.

O vice-campeão é o catarinense de Blumenau Marcelo Moser que considera este um ótimo resultado, tendo em vista a qualidade dos atletas que disputaram a prova. “Pelo menos dez estavam com boas chances de ganhar. Estava entre os melhores e é difícil garantir o pódio. Na primeira subida pelo menos seis estavam na frente. A parte mais difícil foi a descida que teve muita pedra e o calor estava forte. Foi uma prova bem organizada e todos estão de parabéns. Não deixa a desejar em nenhum aspecto, tudo 100%. Tudo muito bom”, disse Moser.

Publicidade

A terceira colocação ficou com Wolfgang Soares Olsen, da cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. O atleta de 22 anos pela primeira vez disputa uma prova nacional e ficou muito bem colocado. “Foi um sonho realizado. Há dois meses estou treinando focado para a prova. Vim pensando nisso, ter uma boa colocação. O início da prova foi duro, foi um desafio principalmente psicológico. O clima me deixou abalado, mas segui firme. Na primeira parte da prova, consegui acompanhar os líderes e os últimos 10 Km finais, passei os atletas e consegui cruzar a linha de chegada”, afirma o competidor.

Na quarta colocação, Orlando Alves, de São Paulo, campeão brasileiro MTB de 2014, comemorou depois de muito treino para a prova. Em quinto ficou o carioca Robson Ferreira Silva, campeão do Picos Pro Race 2014.

O Campeonato Brasileiro de MTB Marathon é evento oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, com organização da Federação de Ciclismo do Piauí. Mais de 400 ciclistas de 18 estados brasileiro participaram.

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

Publicidade

Mulheres são presenças marcantes no MTB 2015

 - foto: Márcia Cristina

A paulista Viviane Favery foi a campeã feminina- foto: Márcia Cristina

A primeira colocada entre as mulheres foi Viviane Favery. Atleta de São Paulo, ela está no início de sua carreira profissional e vem de treinamento forte de outras provas que disputou este ano nos Estados Unidos e onde também conseguiu bons resultados. A segunda colocação ficou com a catarinense Ana Clair.

“Este foi um resultado importante para mim. É o quinto campeonato brasileiro que participo e o meu quinto pódio”, disse Viviane, atleta de 29 anos que se preparou psicologicamente para enfrentar as altas temperaturas em Picos, além dos treinos focados em maratona e prova longa.

Publicidade

O organizador geral do campeonato MTB 2015, Daniel Freitas disse que a prova teve um saldo positivo, com poucas reclamações por parte dos atletas que são o verdadeiro termômetro da qualidade da competição. “Mas temos que aprender muito ainda”, afirma Daniel.

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

Lista dos campeões do Brasileiro de MTB Marathon 2015

Masculino  – Elite
1º – Halysson Henrique Ferreira – MG – 3h36min49s
2º – Marcelo Moser – SC
3º – Wolfgang Soares Olsen – RJ
4º – Orlando Alves Silva – SP
5º – Robson Ferreira da Silva – RJ

Feminino – Elite
1º – Viviane Favery Costa –SP – 4h32min06s
2º – Tania Clair Pickler Negherbon – SC – 4h38min31s
3º – Ana Luísa Korc Panini – SC – 4h50min37s
4º – Lais Mendes Soares Saes – SP – 5h04min59s
5º – Julyana Machado Rodrigues – DF – 5h14min22s

Campeões Brasileiros Maratona por categoria:
Elite Masculino: Halysson Henrique Ferreira
Elite Feminino: Viviane Favery Avulso
Sub 30: Leonardo Índio do Brasil
Master A-1: José Alberto Nunes Feitosa Avulso
Master A-2: William Antônio da Silva Avulso
Master B-1: Sílvio Otávio Neves de Amorim
Master B-2: Wagner Commodoro
Master C-1: Dorivaldo Correia de Abreu Avulso
Master C-2: Larry Pereira Martins
Feminino Master: Nara Faria da Silva
Veterano: Helio Vilela de Carvalho

Separador_motos