Publicidade

Setenta e quatro anos de idade, advogado e administrador de empresas como profissão e uma paixão inquieta que não o permite se afastar do acelerador. Este é Augusto Lins e Silva, famoso motociclista brasileiro que está se preparando para conquistar seu terceiro recorde mundial. Depois de fazer uma viagem Rio-Alasca-Rio – aos 70 anos, e após desbravar 49 países pela Europa, Ásia e África, nos próximos meses o conhecido Augustinho BR vai percorrer perto de 50 mil quilômetros no projeto Estados Unidos Total (USA Total). A viagem também marca seus 60 anos de motociclismo estradeiro.

Augusto BR com sua parceira para rodar 50 mil km: uma Honda NC 750X

Augusto BR com sua parceira para rodar 50 mil km: uma Honda NC 750X

Para complementar matérias que fizemos recentemente aqui no Motonline, falando que é possível ser feliz em curtas viagens de moto, nada como noticiar mais esta grande aventura de um senhor de 74 anos. “As únicas coisas que os idosos não devem fazer é ficar em casa assistindo novela na TV e viver sem praticar atividade física”, aconselha – e cutuca – Augustinho, que prefere se manter a centenas – ou milhares – de quilômetros do sofá de casa. A expedição USA Total iniciará no dia 11 de março em Nova Friburgo (RJ), onde o motociclista reside, e vai cruzar o Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Pero, Equador, Colômbia e Venezuela. Depois, Augustinho atravessa o mar do Caribe, de Cartagena para o Panamá, e corta a Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatelama. Ele entrará nos EUA pelo Texas, onde começa a viagem pelos 48 estados americanos.

“A previsão é percorrer 800 quilômetros por dia na viagem que vai durar pouco mais de 90 dias. Vou comemorar meus 75 anos fazendo o que mais gosto: pilotar motocicletas. Espero rodar de 45 a 50 mil quilômetros” – prevê Augusto BR, que conta com o apoio de parceiros que ajudam a financiam a aventura, como a banda Faixa Etária. Para encarar o desafio, o motociclista usará a motocicleta que comprara e amaciara há pouco, uma Honda NC750X

Publicidade

Augusto BR e seus recordes em viagens de moto

Desde jovem, Augusto coleciona aventuras. Pernambucano, ele foi o prefeito mais jovem de Recife na década de 50 e, mais tarde, o deputado federal mais jovem eleito pelos pernambucanos. De uma família de juristas, meio para o Rio, mas, ao aposentar-se, optou pela tranqüilidade da Região Serrana.  A aposentadoria não foi motivo para o sedentarismo.

Segredo para uma vida longa é manter-se longe do sofá, e muito perto da sua moto!

Segredo para uma vida longa é manter-se longe do sofá, e muito perto da sua moto!

“Com 70 anos, conquistei o primeiro recorde mundial, fazendo de moto o percurso Rio-Alasca-Rio. Rodei 39,8 mil quilômetros em 103 dias no projeto Três Américas. Fui o único brasileiro a conquistar o troféu de participante mais rodado no encontro de Sturgis, na Dakota do Sul, que é o maior encontro de motociclistas do mundo, com participação de cerca de 70 mil apaixonados pelas duas rodas. O segundo recorde foi no Projeto Eurásia, no qual rodei 49 países nos continentes europeu, asiático e africano, rodando 29 mil quilômetros em 87 dias. Tudo isso monitorado por satélite a pedido do Guinness Book”,  contou Augusto BR.

Augusto BR, sempre presente em encontros de motociclistas, já foi homenageado por rodar mais de um milhão de quilômetros de moto

Augusto BR, sempre presente em encontros de motociclistas, já foi homenageado por rodar mais de um milhão de quilômetros de moto

Publicidade

Em tantas viagens e aventuras, rodando por locais tão distantes da própria casa, também há perigos e momentos de tensão. “No projeto Eurásia, fui o único motociclista brasileiro a chegar a Cap Nord, considerada o Ushuaia europeu por estar situado no final da Noruega. Ganhei uma pneumonia, fiquei internato e quase morri”, lembrou. Contudo, é engraçado que seu acidente mais sério aconteceu há alguns quilômetros de casa. “Por incrível que possa parecer, me acidentei quando minha moto era rebocada em Santo Antônio de Pádua, muito perto da minha Nova Friburgo. Por causa do acidente, fiquei internado vários dias e ganhei um joelho de titânio”, contou Augusto, personagem de reportagem no Globo Repórter, seriados e alvo de entrevistas em órgãos de imprensa no Brasil e no exterior.

Atualmente, o motociclista dá palestras para jovens pilotos, estudantes e não deixa de aparecer na academia de ginástica pelo menos três vezes por semana, além das caminhadas pela Fazenda Bela Vista, no distrito friburguense de Vargem Alta. Constantemente, também participa de encontros de motos, sem vergonha de voltar para casa ao descobrir que, por ventura, os motociclistas precisam pagar ingresso para entrar no evento. “A atração do evento é o motociclista. Que se cobre dos visitantes, dos moradores das cidades, porque os organizadores precisam de dinheiro para pagar as bandas, a estrutura, os serviços. O evento não tem graça se não tiver motociclista lá”, conclui o motociclista veterano.

Separador_motos