Publicidade

A segunda prova seletiva que vai definir a equipe de triatlo do Brasil para os Jogos Ol¡mpicos de Atenas acontece neste domingo, na cidade de Mazatl n, no M‚xico.

Com o feminino j  garantido com trˆs atletas, Sandra Soldan (RJ), Carla Moreno (SP) e Mariana Ohata (DF), as aten‡äes na ITU Mazatl n World Cup estarÆo voltadas para o masculino, na qual quatro triatletas brigam por duas vagas: Leandro Macedo (RS), Juraci Moreira (PR), Paulo Miyasiro (SP) e Virg¡lio de Castilho (RJ). A disputa ter  as distƒncias ol¡mpicas, ou seja, 1,5 km de nata‡Æo, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, e tem in¡cio …s 8 horas (10h em Bras¡lia) com o feminino, enquanto o masculino come‡a …s 10h15 (12h15).

Ap¢s a primeira seletiva, realizada em Ishigaki (JapÆo), o ga£cho Leandro Macedo (PÆo de A‡£car) e o paranaense Juraci Moreira (PÆo de A‡£car/Brasil Telecom) lideram a briga pelas duas vagas. Leandro foi nono colocado e subiu para a 22§ posi‡Æo no ranking, garantindo o posto de melhor atleta no ranking mundial e com vaga assegurada. J  Juraci, 11§ no JapÆo, ganhou v rias posi‡äes e abriu boa vantagem para os advers rios diretos, Paulo Miyasiro (PÆo de A‡£car/Unimonte), 60§ do mundo, e Virg¡lio de Castilho (PÆo de A‡£car/Brasil Telecom), 80§.

Vale lembrar que estarÆo garantidos em Atenas o melhor brasileiro no ranking e o triatleta com melhor desempenho nas seletivas, descartando-se o pior dos trˆs resultados. A defini‡Æo de vagas acontecer  no dia 8 de maio, durante o Mundial da Ilha da Madeira, Portugal, £ltima seletiva, e os pa¡ses com maior n£mero de atletas entre os melhores poderÆo levar trˆs representantes, o n£mero m ximo de triatletas para a Gr‚cia. A prova feminina nos Jogos ser  no dia 25 de agosto, enquanto a masculina est  marcada para o dia 26.

Publicidade

Para o carioca Virg¡lio de Castilho, prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, nÆo h  mais chance para erros. “Temos o direito de um descarte e o meu j  aconteceu em Ishigaki. NÆo posso mais errar vou fazer o m ximo para conseguir melhorar nas duas provas restantes, pois meu sonho ‚ estar em Atenas”, destaca o triatleta.

Para as garotas, a disputa no M‚xico servir  para melhorar a posi‡Æo no ranking mundial. Elas estÆo entre as melhores do mundo: Sandra Soldan (PÆo de A‡£car/Brasil Telecom/Reebok) est  em 10§, seguida de Mariana Ohata (PÆo de A‡£car/Brasil Telecom), 11¦, e Carla Moreno (PÆo de A‡£car/Nike), 12¦, e estarÆo na Gr‚cia na condi‡Æo de favoritas ao p¢dio. A disputa entre elas, que tamb‚m representaram o pa¡s em Sydney/2000, agora ‚ para decidir quem vai levar o t‚cnico ao evento. “Quero ficar em primeiro e assim poder levar o Nen‚m, meu treinador, que poder  me ajudar muito na prepara‡Æo antes da prova”, afirma Sandra.