Brasília capital das duas rodas

 imposs¡vel nÆo falarmos dos £ltimos acontecimentos ocorridos na Capital Federal, sei que quando digo isso, automaticamente muitos podem pensar “l  vai falar de pol¡tica”, mas, definitivamente nÆo ‚ esse o nosso assunto, me refiro … Semana Nacional do Trƒnsito e o Semin rio de Educa‡Æo e Seguran‡a no Trƒnsito, ocorrido em Bras¡lia nos dias 25 e 26 de setembro, por iniciativa do (DENATRAN) Departamento Nacional do Trƒnsito.

Pela primeira vez na hist¢ria do motociclismo nacional, o principal ¢rgÆo de trƒnsito do pa¡s, chama para si … responsabilidade, tornando p£blico o seu comprometimento com as questäes ligadas ao motociclista; O fato ‚ que o setor cresceu, hoje j  somos mais de 8 milhäes de motociclistas usu rios, profissionais, militares, esportistas e estradeiros cruzando as estradas brasileiras, e nÆo h  mais como ignorar isso.

Entretanto, eu chamo a aten‡Æo para o seguinte fato: H  uma mudan‡a de postura por parte do poder p£blico em rela‡Æo aos motociclistas, talvez porque finalmente tenham percebido que estavam agindo como algu‚m que inutilmente tenta barrar a chegada de uma onda gigante, ao inv‚s de se preparar para minimizar os seus impactos, ou seja, o caminho nÆo ‚ tentar barrar o aumento do n£mero de motocicletas, visto que ‚ uma tendˆncia irrevers¡vel, ainda mais que um dos fatores que tem contribu¡do para isso ‚ a precariedade dos transportes p£blicos, apesar de todo o empenho do pessoal da engenharia de trƒnsito, prova disso ‚ que cerca de 60% das pessoas que estÆo comprando motos, declaram que ‚ para substituir o carro e o “nibus no ir e vir do trabalho, assim sendo, parece que definitivamente est  havendo um consenso de que em rela‡Æo … motocicleta ‚ preciso agir com modera‡Æo, e o melhor a fazer ‚ trabalhar para que haja uma acomoda‡Æo desde ve¡culo que nas malhas vi rias e estabelecer regras claras para que seus condutores tenham seguran‡a, pois assim a motocicleta pode ser sim uma grande aliada para a diminui‡Æo do congestionamento, e a viabiliza‡Æo de importantes atividades econ“micas como delivery e presta‡Æo de servi‡os. Nesse sentido e com essa compreensÆo, destacamos:
1. A Semana Nacional do Trƒnsito teve como tema este ano “Motociclista, vocˆ e o trƒnsito uma uniÆo feliz”.
2. O DENATRAN autorizou a CET – Companhia de Engenharia de Trafego de SÆo Paulo, realizar em car ter experimental a implanta‡Æo da Faixa CidadÆ (faixa preferencial para motos) no corredor Consola‡Æo Rebou‡as, e a faixa exclusiva para moto na Av. Sumar‚.
3. O DENATRAN realizou em Bras¡lia o Semin rio Educa‡Æo e Seguran‡a no Trƒnsito, convidando autoridades, ¢rgÆos p£blicos, empresas ligadas ao trƒnsito, bem como importantes entidades do setor de duas rodas, que durante dois dias debateram o assunto em um clima muito agrad vel.
4. O DENATRAN informou que publicar  nos pr¢ximos dias, uma portaria alterando o processo de habilita‡Æo, visando a devida prepara‡Æo dos novos habilitados nas categorias A e B, focando a seguran‡a do trƒnsito e tamb‚m os instrutores de C.F.C (Centro de Forma‡Æo de Condutores) deverÆo passar por reciclagem.
5. Por decisÆo de STF – Supremo Tribunal Federal, a regulamenta‡Æo de atividade profissional ‚ atribui‡Æo da UniÆo, assim sendo, o DENATRAN publicar  nos pr¢ximos dias, uma portaria estabelecendo para todo o pa¡s as regras b sicas para o servi‡o de entregas r pidas por motocicletas, ou seja, a tÆo esperada regulamenta‡Æo, denominada de Motofrete em SÆo Paulo, ter  que ser implantada pelas prefeituras do Brasil.

Por tudo isso, eu acredito realmente que estamos num momento muito especial para o motociclismo brasileiro, ‚ claro que nem tudo sÆo rosas, mas sem d£vida estamos avan‡ando a cada dia. Valeu! At‚ a pr¢xima.

“Juntos certamente construiremos um motociclismo melhor”