Publicidade

Breve história de Brno

Uma viagem no tempo até alguns dos mais notáveis marcos conseguidos em Brno, incluindo estatística e números das corridas disputadas no traçado de estrada original da pista da República Checa.

O actual circuito de Brno foi usado pela primeira vez para ser palco de Grandes Prémios em 1987, construído para substituir o original traçado de estrado que se tinha tornado demasiado perigoso para as corridas do Campeonato do Mundo. Seguem-se alguns factos e números dos 38 Grandes Prémios já disputados em Brno:

– Este ano será o 39º Grande Prémio de Brno, originalmente como Grande Prémio da Checoslováquia e, dede 1993, como GP da República Checa.

Publicidade

– O primeiro Grande Prémio realizado em Brno teve lugar em 1965 na pista de estrada de 13,94 km. Foram três as Lendas de MotoGP a ganhar nesse ano: o nove vezes Campeão do Mundo Mike Hailwood ganhou a corrida de 500cc com uma MV-Agusta, o seis vezes Capeão Jim Redman triunfou nas 350cc com uma Honda e o sete vezes Campeão do Mundo Phil Read foi o primeiro a cruzar a linha nas 250cc com uma Yamaha.

– Em 1966 Hailwood ganhou três Grandes Prémios num dia: as corridas de 500cc, 350cc e 250cc foram todas ganhas pelo britânico em maquinaria Honda. A distância combinada das três corridas foi de 460 km, o que efectuou num tempo total de 2 horas, 55 minutos e 53 segundos.

– Outra Lenda de MotoGP, Giacomo Agostini, foi o piloto mais bem sucedido no antigo circuito de estrada de Brno com um total de sete vitórias, incluindo quatro na categoria rainha.

-Johnny Cecotto, aos comandos de uma Yamaha, venceu a última corrida da categoria rainha disputada no circuito de estrada de Brno, em 1977. O circuito, que tinha sido encurtado para 10,92 km, foi depois considerado demasiado perigoso para as máquinas de maior cilindrada.

Publicidade

– As categorias mais baixas continuaram a competir em Grandes Prémios no circuito de estrada de Brno até 1982, antes de ser totalmente retirado do calendário do Campeonato do Mundo por questões de segurança.

– O actual circuito foi usado pela primeira vez no Grande Prémio de 1987 e tem recebido o Mundial todos os anos desde essa data, com excepção feita a 1992. Esta será a 21ª vez que o actual circuito é palco de um Grande Prémio.

– Max Biaggi é o piloto mais bem sucedido no actual traçado de Brno, somando quatro vitórias nas 250cc e três na categoria rainha. Valentino Rossi é o segundo mais bem sucedido no traçado, com 1 vitória nas 125cc, outra nas 250cc e três na categoria rainha.

– Os pilotos Honda já conquistaram dez triunfos na categoria rainha no actual circuito de Brno. A Yamaha é a segunda marca mais bem sucedida, com sete vitórias e a Suzuki conta apenas com um triunfo, com Kevin Schwantz em 1989. Os pilotos Ducati venceram nos dois últimos anos.

Publicidade

– O segundo posto de John Hopkins no ano passado na República Checa foi a primeira vez que um piloto terminou no pódio em Brno com uma Suzuki 4 tempos de MotoGP.