Publicidade
Bridgestone analisa descobertas de Sepang

Bridgestone analisa descobertas de Sepang

O fornecedor oficial de pneus de MotoGP deu o seu ponto de vista sobre os três dias de Testes na Malásia.

O segundo Teste de pré-época no Circuito Internacional de Sepang terminou na quinta-feira após três quentes e secos dias de trabalho, isto apesar da ameaça de chuva nos últimos 45 minutos de quinta-feira.

A temperatura chegou a um pico de 57ºC e os melhores tempos de cada um dos dias foram assinados com temperaturas mais frescas durante a manhã ou ao final da tarde. O terceiro e último dia do teste foi o mais rápido de todos, com Casey Stoner e Dani Pedrosa, da Repsol Honda, a serem os mais lestos e os únicos abaixo dos dois minutos. Os três primeiros também rodaram abaixo do recorde oficial do circuito, de 2m00,518s, assinado por Valentino Rossi em 2009.

Publicidade

As melhores voltas foram conseguidas com a opção mais dura dos pneus frontais devido à sua melhorada estabilidade em travagem, especialmente tendo em conta a elevada temperatura da pista e os fortes pontos de travagem de Sepang, em conjunto com uma borracha traseira mais macia por oferecer mais tracção e aderência. Contudo, alguns pilotos, incluindo Valentino Rossi, optaram pelo frontal macio.

A Bridgestone tirou partido da oportunidade de desenvolver mais os pneus, fornecendo a todos os pilotos um slick frontal e traseiro de especificação de testes, além da distribuição normal de dois compostos frontais e traseiros.

Durante o teste o Circuito Internacional de Sepang também angariou dinheiro para a sua campanha “RM2 or More” para apoio ao Fundo de Apoio às Cheias da Malásia. As equipas foram convidadas a fazer uma doação por cada um dos seus membros presentes, mas a Bridgestone optou por doar 1RM por cada pneu levado para o teste, ou seja 1000RM.

Hirohide Hamashima – Director de Desenvolvimento de Pneus de Competição da Bridgestone: “Estou contente com a prestação dos pneus neste teste porque a temperatura da pista esteve alta, mas devido ao desenvolvimento das motos durante o Inverno os tempos na frente são incrivelmente rápidos. Recolhemos muitos dados deste teste e conseguimos confirmar a performance da especificação 2011 dos slicks frontais e traseiros, o que me deixa contente. Foram também vários os pilotos que completaram tiradas longas e a durabilidade e consistência foram satisfatórias, mesmo sob condições tão exigentes, e estou de novo confiante na prestação dos pneus este ano.”

Publicidade

“Este teste foi também fundamental para o trabalho de desenvolvimento de pneus e recolhemos muitos dados e respostas boas dos pilotos em relação aos nossos pneus de testes frontal e traseiro, pelo que tenho de agradecer o apoio de todos eles. Estamos sempre a trabalhar arduamente para melhorar a tecnologia de pneus e este trabalho vai ajudar-nos a garantir que estamos na direcção certa em termos de desenvolvimento de pneus para o futuro, tanto para o MotoGP, como para os nossos consumidores de pneus de estrada Battlax.”