Bridgestone preparada para tempo instável em França(GP)

Bridgestone preparada para tempo instável em França(GP)

Bridgestone preparada para tempo instável em França(GP)

Após o glorioso sol do fim-de-semana passado em Jerez, o único fornecedor de pneus de MotoGP espera condições mistas em Le Mans.

Dois fins-de-semana complicados pela chuva no Qatar e Japão deram à Bridgestone muita experiência no que toca a lidar com tempo imprevisível enquanto fornecedores únicos de pneus ao MotoGP e depois de uma ronda mais fácil em Espanha a companhia nipónica vai estar pronta para as eventualidades este fim-de-semana no Grande Prémio de França.

Esperando condições de pista mais frescas e tempo mais inclemente que em Jerez, a Bridgestone optou assim por compostos macios e médios para os slicks frontais, como os usados em Motegi e no Circuito Internacional de Losail.

Em termos de opções para as borrachas traseiras a Bridgestone também vai fornecer escolhas macias e médias, como tem sido o caso em todos os Grandes Prémios até ao momento. Em caso de chuva os pilotos terão disponíveis compostos macios – o mesmo que foi usado na tarde de sexta-feira em Motegi e nos treinos livres da manhã de sábado.

O Grande Prémio de França tem lugar no mesmo fim-de-semana que no ano passado, pelo que a Bridgestone antecipa temperaturas na casa dos 15 aos 25ºC e aponta valores de 20 a 35ºC no que toca às temperaturas da pista, muito menos que os 49ºC verificados no asfalto de Jerez.

Tohru Ubukata, responsável do departamento de desenvolvimento de pneus de corrida para as duas rodas, diz: “O clima mais frio de França faz com que possamos usar compostos mais macios, especialmente nos pneus frontais. Le Mans tem uma natureza de acelerações e travagens fortes e várias curvas lentas, pelo que as cargas colocadas nos pneus em curva são menores, mas a estabilidade em travagem e a tracção são áreas fundamentais para a prestação dos pneus.”

Ele continuou: “A saída da curva nove é um pouco diferente porque os pilotos aceleram forte durante a longa direita, exigindo boa tracção do lado direito do pneu. Nas duas últimas épocas tivemos chuva em Le Mans, pelo que podemos esperar mais tempo molhado durante o fim-de-semana, o que, em conjunto com as temperaturas baixas, faz com que tenhamos optado pelo composto macio de chuva da Bridgestone.”