Publicidade

Brilhante 99º triunfo de Rossi na última curva

Uma impressionante batalha entre os companheiros de equipa da Fiat Yamaha Valentino Rossi e Jorge Lorenzo viu o italiano garantir o 99º triunfo em Grandes Prémios com uma margem de apenas 0,095s na Catalunha.
Catalunya 2009 – MotoGP Corrida Resumos

Perante quase 90.000 espectadores em Barcelona o Campeão do Mundo Valentino Rossi garantiu soberba vitória depois de ter lutado com o companheiro de equipa na Fiat Yamaha Jorge Lorenzo ao longo das 25 voltas da corrida de MotoGP. De tal forma que o vencedor só foi conhecido na última curva.

Apesar da existência de algumas nuvens na costa mediterrânica, as temperaturas de 40ºC fizeram com que a prova fosse muito desgastante para os pilotos da categoria rainha, mas Rossi e Lorenzo deram tudo na sua luta, com The Doctor a executar soberba manobra ao cair do pano para somar o máximo de pontos.

Publicidade

Casey Stoner (Ducati Marlboro) voltou a subir ao pódio, dando continuidade à corrida ao ceptro do Campeonato do Mundo, com o resultado final a deixar Rossi, Lorenzo e o australiano empatados com 106 pontos na frente da classificação – o italiano está no topo já que conta com a vitória mais recente.

Stoner estava claramente exausta após a corrida, já que teve de se esforçar muito para se defender dos fortes ataques de Andrea Dovizioso. O piloto da Repsol Honda levou a cabo mais uma forte e consistente prestação para terminar em quarto pela terceira vez consecutiva, desta feita ficando fora do pódio por 0,052s depois de ter partido de quarto da grelha.

Enquanto isso, uma excelente luta entre Loris Capirossi (Rizla Suzuki) e o bravo Dani Pedrosa (Repsol Honda) pela quinta posição terminou com o italiano de novo à frente do espanhol; Capirossi cruzou a linha de meta com pouco mais de dois segundos de margem.

Com lutas a dois a verificarem-se ao longo de toda a tabela, Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) fez uso da sua experiência para levar a melhor sobre Randy de Puniet (LCR Honda) na corrida pela sétima posição.

Publicidade

Os pilotos Ducati Mika Kallio (Pramac Racing) e Nicky Hayden cruzaram a meta juntos em nono e décimo, respectivamente, o que representou o melhor resultado até ao momento do norte-americano nesta sua primeira temporada com a Ducati oficial.

O mais recente piloto do MotoGP Gabor Talmacsi teve melhor sorte na estreia na categoria rainha que o companheiro de equipa na Scot Racing Team Yuki Takahashi – que caiu na primeira volta – enquanto o húngaro ganhou experiência ao terminar em último. O azarado Toni Elías voltou a não terminar na Catalunha.