Publicidade

Brno: As grandes corridas

Este ano ser  a 38¦ vez que um Grande Pr‚mio visita o circuito de Brno onde primeiro GP que teve lugar no tra‡ado checo remonta a 1965, no antigo circuito citadino de 13,94 km.

O circuito manteve-se essencialmente o mesmo at‚ 1975, altura em que foi encurtado para 10,92 km, sendo utilizado at‚ 1982, altura em que deixou de ser considerado seguro para Grandes Pr‚mios. O actual tra‡ado foi utilizado para Grandes Pr‚mios pela primeira vez em 1987 e tem sido paragem obrigat¢ria do Mundial de MotoGP todos os anos, excep‡Æo feita ao ano de 1992. Dos circuitos que fazem actualmente parte do calend rio do Campeonato do Mundo, apenas Assen conta com mais Grandes Pr‚mios que Brno. Originalmente, e at‚ 1991, era denominado Grande Pr‚mio da Checoslov quia, s¢ depois da separa‡Æo dos dois pa¡ses e da cria‡Æo da Rep£blica Checa ‚ que a prova mudou de nome. Seguem-se alguns momentos altos do prestigiado Grande Pr‚mio de Brno:

1965 Trˆs grandes nomes de todos os tempos do motocidismo ganharam as corridas no primeiro ano da prova; o nove vezes CampeÆo do Mundo Mike Hailwood ganhou as 500cc numa MV- Agusta, o seis vezes CampeÆo do Mundo Jim Redman ganhou a prova das 350cc numa Honda e o sete vezes CampeÆo do Mundo Phil Read ganhou a corrida das 250cc numa Yamaha.

Publicidade

1966 – Mike Hailwood conseguiu o incr¡vel feito de ganhar trˆs corridas de Grande Pr‚mio num s¢ dia, as 500cc, as 350cc e as 250cc, todas elas em Honda. A combina‡Æo da distƒncia das trˆs corridas perfez um total de 460 km efectuados ao longo de 2h55m53s.

1967 – Um Grande dia para os pilotos britƒnicos que ganharam quatro corridas; Mika Hailwood triunfos nas 500cc e nas 350cc, Phil Read nas 250cc e Bill Ivy nas 125cc. Esta foi a £ltima vez (num Grande Pr‚mio que nÆo tenha sido alvo de boicote por parte dos principais pilotos) que uma na‡Æo triunfou nas quatro classes dos Grandes Pr‚mios num mesmo evento.

1968 – Giacomo Agostini saboreou a vit¢ria nas 500cc e 350cc na suas MV Agusta de f brica. Agostini ganhou um total de sete GPs em Brno – o mais bem sucedido piloto no circuito citadino original.

1971 – Barry Sheene, na sua primeira temporada completa de Grandes Pr‚mios, vendeu a corrida das 500cc numa Kreidier. Sheene ‚ o £nico piloto na hist¢ria dos Grandes Pr‚mios a vencer nas classes de 50cc e 500cc.

Publicidade

1974 – Phil Read, aos comandos de uma MV Agusta, ganhou a corrida das 500cc batendo o companheiro de equipa Franco Bonera. Esta foi a £ltima vez que as m quinas de 4 tempos conseguiram a dobradinha nas 500cc.

1976 – O britƒnico John Newblod tornou-se no primeiro piloto a ganhar as 500cc em Brno aos comandos de uma 2 tempos.

1977 – Johnny Cecotto, aos comandos de uma Yamaha, ganhou a £ltima corrida da categoria rainha no circuito citadino de Brno. O circuito foi depois considerado demasiado perigoso para receber m quinas da categoria rainha, apesar das categorias mais pequenas terem continuado a fazer uso da pista durante mais cinco anos.

1982 – O £ltimo ano de corridas no circuito citadino. Depois deste evento houve um interregno de cinco anos antes dos Grandes Pr‚mios voltarem a Brno para correrem no rec‚m constru¡do tra‡ado.

Publicidade

1987 – A primeira corrida de 500cc a ser disputada no novo circuito de Brno foi ganha por Wayne Gardner, que bateu o rival Eddie Lawson.

1988 – Jorge Martinez ganhou as corridas de 125cc e 80cc a caminho da conquista dos ceptros em ambas as classes. Esta foi a £ltima vez que um piloto ganhou duas corridas de Grande Pr‚mio num s¢ dia.

1994 – Max Biaggi ganhou as 250cc em Brno aos comandos de uma Aprilia. “O Imperador Romano” somou mais trˆs triunfos nas quarto de litro em Brno e depois averbou mais trˆs na categoria rainha, tornando-se assim, de entre os actuais militantes do Mundial, no mais bem sucedido piloto no tra‡ado.

1996 – Valentino Rossi ganhou as 125cc aos comandos de uma Aprilia – a sua primeira vit¢ria de sempre. A corrida de 500cc foi ganha por Alex Crivill‚, que bateu o companheiro de equipa Mick Doohan por apenas 0,002s naquele que foi um dos finais mais renhidos de sempre. Apenas o GP de Portugal de 2006 assistiu a igual diferen‡a com Toni Elias a bater Valentino Rossi em cima da linha de meta.

2004 – Sebastian Porto ganhou nas 250cc, garantindo assim a 100a vit¢ria da Aprilia nas quarto de litro.

2006 – A vit¢ria de Loris Capirossi no MotoGP no ano passado foi a primeira da Ducati e da Bridgestone no circuito de Brno. Os 15 primeiros pilotos cruzaram a linha no ano passado separados por 29,296s, o Top 15 mais renhido de todos os tempos na categoria rainha.