Foto: Honda

Bros, torto, tutu, Yes, qual, corrente, qual, respostas e Sport

Foto: Honda

Foto: Honda

Tite, comprei uma Bros 2006 que tem o tal do motor 150 OHC com comando de v lvulas no cabe‡ote, gostaria de saber quais as vantagens e as desvantagens em rela‡Æo ao 125 velho de guerra com comando de v lvulas no bloco, quanto a durabilidade, manuten‡Æo, economia, desempenho, etc.
Eduardo – SÆo Paulo
As vantagens sÆo muitas: mais potˆncia e torque, mais for‡a em regime de alta rota‡Æo, mais econ“mico em termos de consumo (se comparado nas mesmas condi‡äes de velocidade e pilotagem que um 125), maior desempenho. A desvantagem ‚ a necessidade de um tensor de corrente de comando que, ao que parece, ‚ o calcanhar de Aquiles do motor 150. Quanto … durabilidade, nÆo existe “motor mais dur vel”, o que existe ‚ motociclista mais cauteloso e cuidadoso. Nas mÆos de um man¡aco psicopata que s¢ anda em alta rota‡Æo, nem um motor de Fusca dura muito.

Torto
Se a garupa sempre subir pelo lado esquerdo da moto, apoiando todo o peso na pedaleira esquerda, pode entortar ou desalinhar?
Victor – Fpolis, SC
Vic, se a pessoa pesar menos de 200 kg acho que nÆo tem perigo nenhum. Falando s‚rio, a regra ‚ sempre subir e descer pelo lado esquerdo da moto, mas sem apoiar na pedaleira.

Tutu
Pessoa, minha tutu 2003, 6000km, t  fazendo 16,5 na cidade e nÆo chega a 20 na estrada, e p/ encostar no cenzinho, sofre mesmo a 7000 rpm. Gentileza informar nro da revista onde ‚ feito o teste completo numa dessas troco.
Carlos – Curitiba p PR
Antes de se desesperar, procure uma concession ria, fa‡a uma regulagem na carbura‡Æo, troque a vela, limpe ou troque o filtro de ar e depois veja o que rola. Para adquirir o teste da Twister escreva para editor@motonline.com.br.

Yes
Comprei uma Suzuki yes 125 zerada de uma revendedora Suzuki, e na hora da compra foi a maior alegria, depois de 2 dias notei pontos de ferrugem no quadro, escapamento, amortecedor, at‚ no estribo do passageiro! vocˆs sabem o que eu possa fazer para acabar com a ferrugem? j  estou achando que a marca suzuki ‚ pior que a yamaha. espero resposta, grato!
Jeferson – joinville
Acabar com a ferrugem ‚ dif¡cil, melhor mesmo ‚ evit -la, mantendo a moto em local coberto, limpa e lubrificada. Depois que a ferrugem ataca as solu‡äes vÆo desde a simples limpeza at‚ a raspagem e repintura. Depende de quais partes foram atacadas. Nas partes cromadas vocˆ pode usar ceras polidora de prata, com estopa ou flanela. Ae usar palha de a‡o, limpe bem a  rea antes de esfregar para nÆo riscar ainda mais.

Qual
Gostaria de Parabenizar pelo site de vocˆs, ele ‚ muito informativo e muito did tico. A parte de Carta ao leitor ‚ muito interessante ‚ de muito auxilio … n¢s motoqueiros. Tire uma d£vida: estou afim de comprar uma moto, estou visando a XT 225 ou a XR 200R ambas 2002, ou‡o por a¡ que a XT 225 ‚ muito boa, mas a manuten‡Æo $$$$$ (cara demais). J  tive uma XR 200R ano 2000 adorava a moto mas as vezes sentia falta um pouco do motor em velocidade final?
Fabricio – Niteroi – RJ
A velocidade m xima ‚ ligeiramente maior na XT 225: 126 km/h contra 118 km/h da XR 200. Por outro lado, a XR ‚ mais econ“mica: a XR supera a marca dos 40 km/litro enquanto a XT 225 faz m‚dia de 32 km/litro (para motos novas). O motor da XT 225 desenvolve 19,2 cv a 9.000 rpm e o da XR tem 18 cv a 8.000 rpm. Se quiser aquirir a revista com o teste completo escreva para editor@motonline.com.br. Na minha opiniÆo vc deveria esquecer estas duas e investir numa Tornado.

Corrente
Ol , Tite, sou o pai da Tha¡s, aquela garota esperta de 8 anos que s¢ manda pergunta inteligente, embora vc nÆo acredite, lembra? Pois ‚, ela manda mais uma: Tio Tite, a partir de quantos km rodados se lubrifica a corrente de uma Yes 125? Caso o calor seja intenso reduz-se o prazo ou ‚ indiferente? Viu, Tite, como ela ‚ danada?
Osmar – Rio de Janeiro, RJ
Osmar, eu acredito mais na Tha¡s do que no Lula! NÆo existe uma quilometragem indicada para esta manuten‡Æo, depende de v rios fatores como o tipo de piso. Se pegar muita poeira (estrada de terra) a corrente seca mais r pido. Se for uma ‚poca de chuvas tamb‚m ‚ preciso lubrificar mais vezes. O ideal ‚ a inspe‡Æo visual; A corrente deve estar escura, com aspecto £mido e nÆo esbranqui‡ada e seca como um sapo atropelado. Sim, o calor exige lubrifica‡Æo em per¡odos menores. Aqui na minha terra, na minha moto, eu lubrifico, em m‚dia, uma vez a cada bimestre. No caso da Yes, acho que uma vez por mˆs t  bom. Mas nÆo deixe a Tha¡s chegar perto da corrente porque ‚ muito perigoso.

Qual
Tenho 18 anos, tirei minha carta e agora quero comprar uma moto, por‚m meu pai tamb‚m vai pegar experiˆncia nela pois ele nÆo sabe andar. Queria saber qual ‚ a melhor moto para pegar experiˆncia, nova ou usada, street ou dual purpose, 200 pra cima ‚ uma cilindrada muito forte para come‡ar ou nÆo, visadas, etc. E queria saber tamb‚m da DT 200 R, gosto muito dessa moto por‚m falam que ‚ muito visada e ‚ muito forte para come‡ar, mas queria mesmo a opiniÆo de quem entende melhor.
Wanderlei – Santo Andr‚, SP
Fora o fato de vc me chamar de “entendido”, esta pergunta ‚ dif¡cil de responder, ali s, imposs¡vel. A DT 200 ‚ uma boa moto, mas realmente ‚ muito visada (j  me levaram uma!) e nÆo recomendo para quem est  come‡ando por causa do motor 2 tempos, mais manhoso para manter. Sobram a XT 225 e a XR 200, que vc lˆ os detalhes na carta do Fabr¡cio, de Niter¢i.

Respostas
Bom regresso bambino, ‚ bom tˆ-lo de volta c/as velhas manjadas ¢timas hil rias elucidativas respostas sobre o dia-a-dia das nossas tÆo queridas motocas. Parab‚ns … Dunlop por fazer parte da nossa comunidade; existe vida inteligente l , seja bem-vinda
Henrique – Salvador, Ba
Falae, meu rei, obrigado pela mensagem! Cansei!

Sport
1- posso colocar “luz de xenon” no farol da moto? ‚ uma cg150 sport! para ficar com luz “branca ou azul” t  ligado? vai derreter os fios? queima tudo ou ta liberado? 2-como fa‡o pra levantar a traseira da minha moto? j  regulei a suspensÆo no mais alto, mas queria um pouco mais “esportiva”, vou perder estabilidade? se for s¢ em alta nÆo da nada, pq parei de correr agora s¢ ando no m ximo a 80, picos de 90 par ultrapassar, mas raramente.
MARK – PORTO ALEGRE, RS
1) NÆo sei. 2) nÆo mexa na suspensÆo porque a Sport tem uma suspensÆo bem equilibrada.