Publicidade

Qual Bros
Tite, resolvi comprar uma Bros 125 ES 2003 com 2.800 km rodados. Acho que o negocio ta bem feito, mas o que mais me preocupa ‚ o freio a tambor. Vou andar praticamente na cidade, e ‚ a minha primeira moto. Acha que isso pode chegar a me prejudicar? Devo procurar uma de freio a disco?
Bruno – Niteroi-RJ
Bruno, em caso de d£vida, prefira sempre o freio a disco, ‚ mais seguro, moderno e bonito do que o tamborzÆo.

Twister
Caro Tite, sobre a moqueca quando estiver passando por aqui, vc pode comer moqueca sim, mas nÆo em restaurante, na minha casa (minha mÆe faz uma pra vc), venha de preferencia no carnaval que ‚ muito bom aqui, tem um jeito de parar com as “balan‡adas” da dire‡Æo da Twister, estou com receio, acho que vou trocar por uma Fazer!
Mayke – Concei‡Æo da Barra, ES
Cuidado, Mike, eu como mais do que lima nova! Vc pode optar ou por um amortecedor de dire‡Æo, ou aumentando o torque na porca da caixa de dire‡Æo, passando para 2,5 kg.

Habilita‡Æo
Gostaria de saber at‚ q cilindrada ‚ permitido pilotar sem carteira de habilita‡Æo? E at‚ q cilindrada nÆo ‚ necess rio o emplacamento de um ciclomotor?
JOSE – RIO DE JANEIRO-RJ.
J  respondi sua carta: todo e qualquer ve¡culo a motor no Brasil requer habilita‡Æo e licenciamento, independentemente de cilindrada, tamanho, cor, modelo, etc.  a tal lei burra e antiquada. Em algumas cidades do interior os ju¡zes e autoridades fazem vista grossa aos jovens de 15 a 18 anos pilotando scooters e ciclomotores 50cc. Sem querer denunci -los, ‚ uma atitude sensata pois o C¢dito de Trƒnsito Brasileiro nÆo leva em conta o tamanho das cidades.

XTZ 160
Fiquei sabendo dos rumores da XT 160 no Motonline. Essas informa‡äes sÆo de fonte segura? Ter¡amos tamb‚m uma YBR 160? O que aconteceria com a XTZ 125? Sairia de linha? E o valor das usadas? Cairia muito (tenho uma novinha)? A potˆncia dela ficaria em torno de quanto, mais ou menos? E quanto a XT 250 – ela teria os mesmos 21 cv anunciados para a Fazer 250?
JoÆo – Curitiba, Pr
JoÆo, por enquanto ‚ s¢ boatos, enviados pelos leitores, principalmente os mais fofoqueiros. NÆo existe nada de concreto. Certamente a XT 250 ter  a mesma potˆncia da Fazer.

Publicidade

Alarme
Ol , gostaria de saber se ‚ ruim colocar alarme em moto, pois vou vomprar uma Suzuki 125 Yes e o vendendor disse que alarme ‚ ruim para moto, isso ‚ verdade ? Se for bom colocar alarme, qual marca vcs sugerem ? Existe uma loja confi vel aqui em Porto Alegre /RS ?
Marcelo – Porto Alegre, RS
Minhas experiˆncias pessoais com alarmes foram retumbantes fracassos, inclusive quase fui atropelado quando meu alarme desligou a moto em plena avenida. NÆo recomendo nenhum alarme, seja qual for a marca, tipoo de instala‡Æo, m‚todos, etc. At‚ hoje nÆo conheci um sistema confi vel.

Agoniado
E a¡, Tio Tite? Kd as fotos do salÆo? Muito legal a atitude do pessoal do Twisteronline. A harmonia entre os apaixonados por 2 rodas ‚ sempre louv vel. Como mencionou o Wagner, somos apaixonados por moto, e nÆo pela cilindrada, marca ou modelo. E j  que existe essa polˆmica de retomada e velocidade final da Tornado e da Twister, fa‡a um comparativo das duas, na presen‡a de seus defensores. A¡ nÆo vai mais ter choror“. Se nÆo mandar as fotos do salÆo nÆo te pago patinhas de caranguˆjo!!!
Gerson – SÆo Lu¡s – MA
Ce bem lokÆo, G‚rson? Como vou postar as fotos do salÆo se ele s¢ rola em outubro? , eu tb amo os brothers da TwisterOnline.

Mottoca
Essa ‚ pro Paulo do Rio de Janeiro. O Telefone da fabrica da mottoca ‚ (85)3276-6540 Fax (85)3476-1274 No Rio de janeiro existem mais de 15 revendas da mottoca. Basta acessar o site www.mottus.com.br.
Sergio – Santo Andre – SP
Por isso eu adoro meus sobrinhos! Obrigado.

Crian‡a
Gostaria de saber com quantos anos uma crian‡a pode andar na garupa na estrada. tenho um filho de 10 anos que adora andar de moto e eu gostaria e ir com ele at‚ ubatuba
Ronaldo – Sao Paulo
A lei recomenda s¢ crian‡as acima de 7 anos. Pode levar seu filho, mas com alguns cuidados: escolha um capacete que fique justo. Verifique se os p‚s do garoto alcan‡am as pedaleiras. Respeite os per¡odos de descanso, parando a cada uma hora.

Publicidade

Adesivos
Estou a procura das caracteristicas t‚cnicas da tenere 92/93 Preta, Cor, Adesivos, cor de Banco, preciso de tudo original pois estou restaurando toda original, agrade‡o se vcs puderem me ajudar, me mandando fotos e especifica‡äes!
Renan Feltrin Pezzim – Santo Andr‚ SP
[email protected]
Renan, procure seu parente, Santo Feltrin no www.pecasyamaha.com.br que ele pode te ajudar. Publiquei seu endere‡o caso algum leitor tenha a informa‡Æo.

Farol
Tio Tite , nesta mensagem mando mais uma pequenina duvida. Como fazer para melhorar o farol da Tornado forta manda-la para a prancheta novamente ? Existe algum paleativo que possa funcionar ?
Philipe – Belo Horizonte /MG
Realmente o farol da Tornado ‚ de chorar! Existem marcas boas de lƒmpadas, como Philips, Osram e Sadokin que podem melhorar, mas evite as chinesas de R$ 5 porque nÆo duram nada.