Publicidade
Foto: Freio no lado direito

Foto: Freio no lado direito

Tite gostaria de fazer uma pergunta: pq nas motos Trail e custom o disco do freio dianteiro ‚ do lado esquerdo, enquanto das urbanas e streets ‚ do lado direito?.
Thiago – hortolandia-sp
Por causa do comprimento das bengalas e curso da suspensÆo. No caso das trail ‚ uma soma dos dois. O cabo tem de ser flex¡vel para percorrer todo curso da suspensÆo, que pode chegar a 30 cm. EntÆo a forma de o cabo nÆo ficar enorme ‚ fazendo o caminho mais comprido. Por isso a manete ‚ do lado direito e o freio do lado esquerdo. Mesmo assim tem gente que reclama do cabo de freio passando por cima do painel. J  nas urbanas, o curso da suspensÆo ‚ pequeno (13 cm), entÆo pode-se usar um flex¡vel pequeno intercalado por tubos de metal.

CB 1300
Tite, gostaria que saber se vc j  andou na CB 1300 que a Honda vai trazer ano que vem. E vantagem trocar minha Hornet pela CB 1300?
Antonio – Vila Velha
Pilotei uma versÆo bem v‚ia, acho que nem era 1300! Mas pode ter certeza que vale a pena a troca, apesar de um pre‡o projetado entre R$ 45 a R$ 50 mil!

Freio
Tite:NÆo entendo de mecanica, por esse motivo se possivel tire esta minha duvida, ‚ possivel adaptar o freio traseiro da XT Lander na Fazer? Vc acredita que vale a pena, ou ‚ dinheiro jogado fora?
Rafael – Chapec¢-S.C
estava visitando seu site e vi que tem uma honda twister tunada e com freio a disco na traseira. gostaria de saber se tornaria viavel fazer isso em minha honda twister, e sendo gostaria que vc me indicassem onde posso comprar ou se vcs j  fariam o kit pra eu comprar.
wellington – brasilia/ DF
Tudo ‚ poss¡vel, mas o custo nÆo justifica o benef¡cio, principalmente se usar pe‡as originais compradas na concession ria. Entrem em nosso f¢rum Motonline e pesquise com os leitores.

Publicidade

Cabo, CB 1300, freio, roubadas, rodas, Socorro etcRoubadas
Tite, gostaria mais uma vez fazer uma pergunta para vocˆ, pois sei que vocˆ sempre responde sem meias palavras e com sinceridade. Eu estava lendo sua coluna sobre o roubo de motos em SÆo Paulo, digo por mim mesmo, pois perdi uma V-Max sonho de consumo, sei bem como ‚ esse sentimento, pois nÆo passa somente de uma moto, e sim de um prazer, um sonho realizado e perdido de repente! Minha pergunta que me fa‡o e nÆo consigo resposta ‚ a seguinte, ja vi em uma reportagem que 90% das motos roubadas em SP vÆo para Av. General Os¢rio, e todo mundo sabe disso, desmontam motos no meio da rua, um tapa na cara no motociclismo, e a policia nÆo faz nada, sei que tem muitas lojas la pagam impostos e sÆo sinceras por la, mas por causa de uma ma‡Æ podre acaba apodrecendo as outras! qual sua opniÆo?
David – Osasco – SP
Minha opiniÆo ‚ a mesma de sempre: a administra‡Æo p£blica neste circo chamado Brasil funciona …s avessas, ou seja, primeiro ‚ preciso se instalar o caos absoluto para depois tentar implantar um controle. Desde que existe moto acontecem os roubos, mas nunca agiram antes, entÆo degringolou de tal forma que nÆo d  mais pra controlar. Al‚m disso, a Lei ‚ cega, surda, muda e anda com a velocidade de um jaboti cansado.

Rodas
Tite, eu vim lhe fazer uma pergunta que imagino ser simples para vocˆ, tenho uma tintan 150 (nÆo ‚ sport) e estou com vontade de trocar as rodas por umas de liga leve e pneus sem camara da strada, e pergunto: H  algum ben¡ficio ou algum preju¡zo que essa troca possa me trazer? Ou isso vai apenas mudar o visual da moto?
Obmor – Valpara¡so de Goi s – GO
J  vi muita CG com rodas de Strada, mas vem c : vc vai comprar essas rodas onde? Na loja ou em desmanche?

Socorro
Sou um admirador do site Motonline j  faz um bom tempo e sempre acompanhei todas as mat‚rias, not¡cias e testes. Apesar de ter 17 anos, j  sou motociclista h  um bom tempo e sempre me preocupei em entender oq estou dirigindo. Hoje me deparei com a mat‚ria sobre Socorro/SP, cidade que moro desde quando nasci e gostei muito. Escrevo para parabenizar pela mat‚ria, ‚ bom q tenha gostado da cidade e obrigado por divulgar a nossa “Socorro”. Vocˆs, da motonline sÆo bem vindos aki.
Allan – Socorro/SP
Eu vou direto pra Socorro na Pedra Bela Vista e sempre encontro com o seu tio, Edmurzinho, figura, grande piloto de para-glider! Pergunte a ele sobre um certo rapel!

Engasgos
Bem, tenho uma Tornado 2005, e ela d  umas engasgadas, somente quando aquecida, quando fria at‚ uns 15 minutos ligada, funciona sem nenhum engasgo. Essas engasgadas acontecem nas mudan‡as de marcha. Suspeito de 2 itens: carburador ou vela, mas qual dos dois tem a ver com a temperatura.
Del – SÆo Paulo
Pode ser um monte de coisas, inclusive sistema el‚trico, respiro do tanque, carbura‡Æo, menos vela! Tem de eliminar as mais ¢bvias, tipo respiro: quando vc abre a tampa do tanque faz barulho de pressÆo? Os respiros do carburador nÆo estÆo entupidos?

Publicidade

Luz
TITE, Estou prestes a entrar num cons¢rcio de uma cg150 esd ou bros 150 esd. Estou querendo optar pela titan por ser mais em conta, mas j  ouvi e li boatos, coment rios e fofocas de que essa moto teria a frente um pouco leve e que derrapa a dianteira em curvas um pouquinho mais ousadas, tudo isso por causa do novo guidÆo e suspensÆo, sei l . Estou preocupado Tite, pois se esta moto tiver essa tendˆncia, mas se nÆo for grave, tudo bem pra mim. o problema ‚ que minha noiva tamb‚m ir  pilot -la e nÆo est  com muuuita intimidade ainda nÆo com o mundo motocicl¡stico (j  caiu diversas vezes com a minha cg atual, mas gra‡as a Deus nÆo se machucou).
PAULO – TEàFILO OTONI, MG
A pessoa que te falou isso tamb‚m acredita em cruz invertida? Eu j  pilotei a CG 150 em v rias pistas de tudo que ‚ jeito e nunca derrapei com ela!

Compadre
Tite, tudo belesmas? Ser  que a Yamaha tem planos de trazer a XT 660X, ou isso ‚ s¢ pra galera da Gringolƒndia?  que estou para trocar minha Fazer 250 num meio termo, algo como uma Falcon, mas ‚ aquela hist¢ria, a Honda parece que nÆo “give a shit” pra esse segmento (ali s, idem pros outros de menor cilindrada) e nicas de melhorar a Falcon. Sabe, acho que t  faltando um outro fabricante vir pro Brasil pra apimentar essa briga, porque pra mim, Honda X Yamaha X Toledo j  virou briga de compadre faz ‚ tempo.
Sandres – Bras¡lia-DF
Infelizmente minha bola de cristal anda meio emba‡ada, mas eu nÆo acredito em uma XT 660X, mas a XT 660R ‚ muitcho boa! Vai fundo!

Mentira
Tenho uma titan ano 98, levei na oficina p/ trocar as bengalas porque o ¢leo tinha vazado e tinha ranhado as bengalas e o pneu estava comendo s¢ de um lado, at‚ ai tudo bem. Voltei depois l  na oficina p/ tirar uma d£vida minha , perguntei para o mecƒnico se agora pararia de comer o pneu s¢ de um lado , ele me disse que toda moto come o pneu s¢ de um lado, isto acontece de acordo com o trajeto que a pessoa faz com a moto, queria saber de vocˆs o porque que o pneu gasta s¢ de um lado, e se o que o mecƒnico me disse ‚ verdade.
Deibson – Uberaba- MG
Òita mecƒnico pescador, s“! Pode mandar esse cara pro Procon porque o cara t  te enrolano! Se t  gastando pneu mais de um lado ‚ roda desalinhada, sem balanceamento ou coisas piores como quadro torto, bengalas tortas, etc.