Ricardo Pscheidt, que compete pela equipe Jamis/Sram

Caconde (SP) recebe brasileiro de Mountain Bike Xico neste fim de semana

Ricardo Pscheidt, que compete pela equipe Jamis/Sram

Ricardo Pscheidt, que compete pela equipe Jamis/Sram

A cidade de Caconde, no interior de São Paulo, recebe neste fim de semana o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO. A competição é a última das três etapas da seletiva que define os representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos, no México, em outubro. Serão duas vagas para o masculino e uma vaga para o feminino.

Ricardo Pscheidt, que compete pela equipe Jamis/Sram, defende o título entre os homens, embalado pelo tetracampeonato da Volta Santa Catarina de MTB, do mês passado.

“Este Brasileiro terá uma motivação a mais, já que vale vaga para o Pan. Nas últimas competições percebi que o nível entre os principais atletas está muito parecido e a diferença é mínima. O mountain bike brasileiro está evoluindo muito e esta competição promete uma disputa bem acirrada”. “Nos últimos meses, fiz uma preparação voltada especificamente para defender meu título e conquistar o bicampeonato”, concluiu.

Entre as mulheres, a atual campeã brasileira é a mineira Erika Gramiscelli, da equipe Circuit/Jamis. “Após o reconhecimento do percurso percebi que será uma prova bastante competitiva e várias atletas terão a oportunidade de brigar pela vitória. Acredito que o grande diferencial será no psicológico de cada atleta. Quem souber administrar melhor suas emoções, vai se sobressair. Estou muito bem preparada e pretendo brigar muito para conquistar o tetracampeonato e a vaga para o Pan”, afirmou Erika.

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO, organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo, é a única competição reconhecida pela União Ciclística Internacional (UCI) para definir o campeão nacional de cada categoria.

Serão 17 categorias reunindo atletas de todas as idades para proporcionar maior disputa. Os classificados do primeiro ao terceiro lugares serão premiados com medalhas. Além disso, os campeões de todas as categorias receberão uma camisa confeccionada pela Barbedo.

Para participar do Campeonato Brasileiro o atleta tem de estar federado e devidamente em dia com a federação de seu estado.

MTB no Pan – As competições de Mountain Bike XCO no Pan serão realizadas no dia 15 de outubro. O Brasil terá direito a duas vagas no Masculino, sendo a primeira decidida através da somatória do total de pontos nas três etapas da seletiva e a segunda vaga será do campeão brasileiro.

Caso o mesmo atleta venha a acumular a vaga por somatória de pontos e o título brasileiro, a vaga será destinada ao segundo atleta mais pontuado na soma das três classificatórias. No Feminino, o Brasil terá uma vaga disponível, que será decidida pela somatória dos pontos nas três etapas da seletiva.

Depois de duas etapas da seletiva, Edivando Cruz e Roberta Stopa lideram a corrida pelas vagas para os Jogos Pan-Americanos.

Ranking das seletivas para o Pan
Masculino
1 – Edivando Souza Cruz – 80 pontos
2 – Thiago Aroeira – 72
3 – Rubens Donizete – 60
4 – Ricardo Pscheidt – 60
5 – Daniel Carneiro – 58

Feminino
1 – Roberta Stopa – 100
2 – Erika Grasmicelli – 100
3 – Julyana Machado – 55
4 – Raiza Goulão – 50
5 – Luana Machado – 33