Publicidade

Calibrtagem adequada de pneus é essencial para segurança e economia

Para quem s¢ lembra de cuidar dos pneus antes de fazer uma viagem, segue um alerta: a pressÆo de ar – ou calibragem – inadequada pode provocar aumento no consumo de combust¡vel, tornar a banda mais suscet¡vel a cortes e reduzir a vida £til do pneu. Estes problemas surgem mesmo quando o carro circula somente nas cidades, em percursos curtos.

Garantir a durabilidade do pneu ‚ simples. “Basta que os motoristas tenham como rotina verificar a pressÆo do ar semanalmente, ou no m ximo a cada 15 dias”, afirma Eliel Bartels, supervisor t‚cnico da DPaschoal. “Pneus com a calibragem errada provocam desgaste irregular na banda de rodagem e, consequentemente, mais gastos”, alerta ele.

 f cil identificar quando a pressÆo nÆo est  adequada ao tipo do pneu: desgaste excessivo nos ombros da banda de rodagem indica baixa pressÆo, o que implica em maior consumo de combust¡vel e superaquecimento da carca‡a. J  quando h  excesso de pressÆo, o desgaste se d  no centro da banda, deixando o pneu mais propenso a sofrer cortes.

Publicidade

Al‚m da calibragem freqente, os motoristas podem evitar dores de cabe‡a ao seguir procedimentos simples: verificar a pressÆo sempre com os pneus frios e usar a pressÆo indicada no manual do ve¡culo. Al‚m do ar, os motoristas tˆm a op‡Æo de usar nitrogˆnio, que mant‚m a pressÆo mais constante, mesmo com a mudan‡a de temperatura dos pneus, e diminui a umidade no interior dos pneus, aumentando a sua vida £til.

A DPaschoal realiza a revisÆo dos pneus gratuitamente em todas as suas lojas. Para informa‡äes sobre a unidade mais pr¢xima, os interessados podem consultar o site www.dpaschoal.com.br ou entrar em contato com a Central de Atendimento DPaschoal: 0800 55 66 07.