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Desde 16 de agosto último os CHIPs (Califórnia Highway Patrol) não podem mais multar os motociclistas que circulam pelas ruas e estradas do estado norte-americano da Califórnia utilizando o espaço entre as pistas de rolamento, o chamado “corredor”, ou a mesma pista, lado a lado com outra moto ou carro, desde que a largura da pista permita. Por enquanto é só a Califórnia, mas há expectativa que outros estados venham a aderir à iniciativa e fazer leis semelhantes.

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Estado norte-americano da Califórnia legaliza o uso do corredor – foto: Sidney Levy

Diferentemente daqui do Brasil, onde vereadores e deputados com mentalidade retrógrada tentam proibir essa prática, as autoridades de trânsito californianas entenderam inteligentemente que as motos são diferentes dos carros – são mais manobráveis e seu menor tamanho permite manobras impossíveis para veículos maiores – e por isso requerem leis diferentes das que regem a circulação do carros.

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A série CHIPs da TV tornou a polícia californiana conhecida mundialmente – divulgação

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O principal argumento para a aprovação da nova lei californiana do corredor foi baseada no aspecto segurança: entenderam que podendo transitar entre os carros, na mesma pista ou sobre a faixa divisória, esse procedimento irá diminuir em muito o índice de motociclistas presos entre carros nos constantes engavetamentos e também para dar aos motociclistas maior liberdade de movimento, economia de tempo e oportunidade de escapar dos grandes engarrafamentos, comuns nas estradas californianas.

Outro embasamento para a nova lei foi o resultado de pesquisa feita pela Universidade da Califórnia do Sul que prova que um motociclista entre os carros inala quantidades muito menores de gases de escape tóxicos do que estando atrás dos carros.

Tá certo que as estradas norte-americanas possuem especificações de pistas de rolamento mais largas que as brasileiras – são projetadas para criar facilidade de circulação da Patrulha Rodoviária e serviços de socorro médico a cenas de crime e emergências mais rapidamente -, o corredor de lá é mais seguro que o nosso.

O Departamento de Veículos Automotores da Califórnia, apesar de desencorajar os motociclistas dizendo que não é seguro transitar no corredor pelo fato do motociclista estar em clara situação de vulnerabilidade, não agirá para tornar esse direito dos motociclistas uma ilegalidade. Que esse exemplo norte-americano sirva para nossos políticos e legisladores de trânsito.

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Quer ler mais sobre a série CHIPs da TV, então  clique aqui

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Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.