Publicidade

Gostaria de saber, o porque e se tem alguma forma de diminuir o tanto que esquenta minha Harley Ultra 2008, quando estou no trânsito, pois chega a queimar a perna, e falam que isso e normal, minha Fat Boy 2008, não esquenta assim. Grato Portella

H-D 2011 Ultra com proteção no cabeçote traseiro, menos calor para o piloto no trânsito

H-D 2011 Ultra com proteção no cabeçote traseiro, menos calor para o piloto no trânsito

R: De fato Portella, Alguns modelos das Harleys não tem muito favorecida a ventilação do cabeçote traseiro fazendo com que o calor na região fique insuportável às vezes no trânsito. Há um acessório que protege a área e pode ser encontrado nas concessionárias. Veja a peça logo acima do coletor do escape traseiro no modelo 2011.

Agradeço a resposta tão rápida, já conheço esse acessório, meu medo e estragar o motor pela alta temperatura, pois quando esta muito quente, ate o barulho aumenta e fica quase sem fricção no manete.

Publicidade

Abraço, Portella

R: É verdade, esse calor intenso não é bom para o motor mas como a própria Harley vende o acessório, isso comprova que passou por testes e é aprovado para uso. De fato, a sua observação é procedente no sentido de que o calor gerado não dissipa satisfatoriamente (no ponto de vista do usuário) e outras consequências podem ocorrer. Primeiro é a embreagem que sofre com o óleo super-aquecido e os discos que se dilatam mudando a forma de atuação de seu controle (manete). Segundo, o próprio óleo se degrada pelo excesso de temperatura e pode perder suas características essenciais prematuramente, assim a sua qualidade e período de troca se torna de extrema relevância. De novo, até porque o lubrificante indicado é vendido apenas pelo fabricante espera-se que a sua qualidade seja compatível com as condições de uso da motocicleta. Nos EUA como no Brasil as temperaturas máximas podem superar os 40 graus Celsius. O cuidado do proprietário pode ser superior à recomendação do fabricante para sua própria segurança e garantia de que seu motor tenha a durabilidade esperada, ou acima. Portanto, evitar essas condições por muito tempo é recomendável e desligar o motor nas paradas maiores no trânsito pode ser uma boa idéia.