Camera de expansão no escape de 2 tempos - Bitenca

Camera de expansão no escapamento – Pastilhas que servem ou não – Tornado turbinada

Camera de expansão no escape de 2 tempos - Bitenca

Camera de expansão no escape de 2 tempos - Bitenca

Para que serve aquela dilatação no início do cano de escapamento de motos dois tempos? Rafael, 28, Venda Nova, ES.

R: Rafael,
Para dimensionar um escapamento de dois tempos os engenheiros levam em conta as necessidades de variação de pressão no momento de saida dos gases. Ao se abrir a janela de escape, no momento em que o pistão desce após a explosão é preciso que haja pressão baixa para que a evacuação da câmera de combustão se faça rapidamente. Nesse momento o bojo daquela dilatação que você comenta está vazia e portanto executa bem essa função. No momento seguinte, o pistão continua descendo e as janelas de transferência se abrem de forma que a pressão acumulada junto ao virabrequim se expande para o lado de cima do pistão. Portanto não se deseja mais que os gases escapem pela janela do escapamento que ainda está aberta. O que ocorre é que nessa hora o bojo se encontra com pressão alta por causa dos gases expandidos da explosão recente e assim essa nova carga transferida do carter não prossegue ao escapamento, permanecendo na câmera de combustão aumentando a sua carga.
No instante que se segue, com o pistão subindo novamente todas as janelas se fecham e enquanto o pistão comprime os gases e recebe a faisca para um novo ciclo de força, o bojo do escapamento se esvazia novamente. Assim a nova carga será expelida com mais força pela janela de escape que ao abrir, encontra o bojo com baixa pressão, vazio novamente.
Para esse ciclo se repetir as dimensões são minunciosamente calculadas para que as velocidades dos gases e as variações de pressão ocorram no momento certo. Então há em teoria, uma única rotação em que essa dinâmica ocorre e para contornar essa situação os projetistas passaram a colocar válvulas nas janelas de escape (YPVS, Power Valve, etc.) para que os ângulos de abertura e fechamento delas pudessem mudar e o escapamento passasse a funcionar em uma faixa de rotação mais ampla.
Nas quatro tempos mais recentes há também a aplicação dessa técnica, mas como as válvulas se abrem e fecham para controlar mecanicamente a entrada e saída dos gases, o momento em que o efeito da câmera de expansão atua fica restrito ao rápido instante em que a válvula de escape está se fechando e a de admissão se abrindo. Abraços


Gostaria de saber quais são as pastilhas de freio da cobreq e da fischer que servem na minha xt 66or? pois estava na internet e tem varios modelos e algumas com preço exageradamente baixos. Davi, 30, Guaxupé, MG

Pastilhas de freio - O material também é importante - Bitenca

Pastilhas de freio - O material também é importante - Bitenca

R: Olá Davi,
Cuidado pois algumas pastilhas tem o mesmo formato mas tem a altura diferente ou ainda, mesmo cabendo na sua moto podem não ter as especificações corretas para um bom funcionamento. Consulte o fabricante ou a própria Yamaha. Abraços


Amigos,gostaria de saber se vocês sabem onde posso instalar uma turbina especial pra motos,e fabricar todas as adptações? Osmar, 26, PR.

R: Osmar,
Não há turbinas fabricadas especialmente para motos, o que você pode fazer é procurar uma pequena, que possa ser colocada na sua moto e que traga as características essenciais desejadas. É um projeto arrojado que deve ser feito por especialista. Procure no Forum do Motonline se há algum na sua área que pode lhe ajudar.
Boa sorte.