Publicidade

O caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, apoiada pela NovaDutra (Empresa do Grupo CCR), está acelerando fundo nesta fase final do Rally Dakar 2009. O resultado é que, em duas etapas, o trio André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec, avançou da 8ª para a 4ª colocação na classificação geral da categoria caminhões.

Este “salto” se deu após o 2º lugar alcançado na etapa de ontem (12/01), com o percurso de 537 km entre as cidades de La Serena e Copiapo, no Chile. André comenta a performance nesta etapa: “Foi uma etapa bem dura. Nos primeiros 250 quilômetros o trecho era bem travado e com um piso bem liso, inclusive teve caminhão que até tombou. Depois víamos que os veículos paravam com furos nos pneus, o que não aconteceu com a gente. Já na área de dunas percebi que eram bem diferentes das do Deserto do Saara, mas que estas também possuem suas próprias armadilhas”.

Na categoria Carros, a dupla Jean Azevedo e Youssef Haddad fizeram uma corrida de recuperação. Como eles tiveram problemas com o veículo e não completaram a etapa anterior, largaram da 107ª posição e, ainda assim, conquistaram o 20º melhor tempo. Na classificação geral, a dupla está na 35ª colocação. Já Rodolpho Mattheis, que compete na categoria Motos, continua na 2ª posição na categoria Marathon até 450cc e em 39º no geral.

A etapa de hoje (13/01), ainda em Copiapo, Chile, é considerada a maior e mais difícil do Rally Dakar 2009. Como no dia anterior, os competidores enfrentarão uma série de dunas. As dunas chilenas são verdadeiras montanhas de areia e os pilotos deverão aprender a subir e descer por mais de um quilômetro. Os pilotos serão submetidos ainda ao forte calor característico da região.

Publicidade

Etapa 10 (hoje, 13 de janeiro) – Copiapo (Chile) / Copiapo
Deslocamento: 20 km
Especial: 666 km
Total: 686 km

Etapa 11 (quarta-feira, 14 de janeiro) – Copiapo (Chile)/ Fiambala (Argentina)
Deslocamento: 20 km
Especial: 215 km
Deslocamento: 445 km
Total do dia: 680 km

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, CCR/NovaDutra, Renov, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Motorola e TIM.