Publicidade

Est  escrito na B¡blia: se algu‚m lhe agredir, ofere‡a a outra face, mas ser  que devemos nos calar diante da campanha dos meios de comunica‡Æo contra os motociclistas em SÆo Paulo? Acho, sinceramente, que nÆo! Esta campanha ‚ fruto de preconceito e da sanha arrecadadora das concession rias das auto-estradas, que como o pr¢prio nome diz, sÆo feitas para autos e nÆo motos. Nenhum burocrata especialista em trƒnsito ‚ capaz de responder a pergunta mais simples: “por que os motociclistas se envolvem em tantos acidentes?”.

Eles nÆo respondem porque nÆo sabem. Limitam-se a apresentar n£meros: “a cada trˆs dias morrem dois motociclistas em SÆo Paulo”. Sim, mas morrem por quˆ? Pelas leis brasileiras, sempre que um acidente de trƒnsito resulta em v¡tima fatal ‚ obrigat¢ria a realiza‡Æo de uma per¡cia t‚cnica. Portanto, quero que me apresentem os dados destas per¡cias, respondendo …s seguintes questäes:

1) Que tipo de ferimento vitimou o motociclista?
2) A v¡tima trajava equipamentos de seguran‡a com selo de aprova‡Æo de agente fiscalizador?
3) A v¡tima tinha licen‡a para operar como Motorete?
4) Qual o estado de conserva‡Æo da motocicleta? (Pneus, freios, luzes, amortecedores, etc).
5) Os pneus eram originais, ou remoldados?
6) Havia outros ve¡culos envolvidos no acidente?
7) Qual o estado de conserva‡Æo dos outros ve¡culos envolvidos?
8) Qual o resultado do exame toxicol¢gico da v¡tima e dos outros envolvidos no acidente?
9) H  quanto tempo a v¡tima era habilitada e em qual CFC ele foi habilitado?
10) A moto passou pela vistoria obrigat¢ria de algum ¢rgÆo de trƒnsito?
11) Qual a condi‡Æo de conserva‡Æo da estrada no local do acidente (havia ilumina‡Æo, buracos, faixas reflexivas)?
12) Quais as condi‡äes clim ticas? (chuva)
13) e muitas outras d£vidas…

Enquanto nÆo me mostrarem o resultado de uma per¡cia s‚ria feita com base nestes acidentes, qualquer palpite de “especialistas” nÆo passar  de exerc¡cio de achologia, sem qualquer crit‚rio t‚cnico, apenas com base no preconceito.

Publicidade

Este tipo de manipula‡Æo da opiniÆo p£blica j  contaminou a r dio CBN, a TV Cultura, a rede Globo e deve se espalhar que nem catapora em jardim da infƒncia. Minha primeira sugestÆo ‚ boicotar estes meios. Eu j  passei a siontonizar a R dio Eldorado. Lamento pela TV Cultura, porque eu at‚ gostava, mas a Globo nÆo vai fazer falta, j  que nÆo sou noveleiro.

Se estes meios de comunica‡Æo quisessem ser isentos, procuraria os £ltimos 4 prefeitos de SÆo Paulo para fazer uma pergunta bem simples: O que o sr(a) fez para melhorar a seguran‡a dos motociclistas em sua administra‡Æo? E esperaria para ouvir as respostas. Parece que s¢ descobriram este “problema” nos £ltimos 3 anos e agora querem resolver da forma mais lucrativa poss¡vel que ‚ a cobran‡a de ped gio. Amigos, vivemos numa µfrica, e na pior parte dela. J  quiseram nos proibir de levar garupa; depois tentaram proibir de passar entre os carros, agora s¢ falta proibir a circula‡Æo de motos em SÆo Paulo.